Buscar

Exercicios Revisão CO NP2

Prévia do material em texto

SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGUE 			2º2018
Disciplina: Consultoria Organizacional 
EXERCÍCIOS DE REVISÃO 
Leia atentamente o trecho a seguir de autoria de Peter Druker e responda:
"O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade - época em que cada passo fazia prever o passo seguinte - é o advento de uma nova era de descontinuidade, onde o imprevisível é o pão de cada dia para os homens, para as organizações, para a humanidade como sistema".
Segundo Peter Druker, nos dias atuais os homens precisam apenas dar continuidade ao sistema;
De acordo com Peter Druker, nos dias atuais o sistema da continuidade foi mudado, passando para o sistema financeiro;
Segundo Peter Druker, nos dias atuais a continuidade foi mudada para a descontinuidade, obrigando os homens a buscar o imprevisível todos os dias;
Peter Druker afirma que nos dias atuais os homens precisam tão somente continuar com o sistema da globalização;
De acordo com Peter Druker, o mais importante é dar um passo atrás do outro
.
Mudança organizacional pode implicar em alteração e reavaliação das práticas de uma organização em seus diferentes níveis. Uma mudança organizacional pode acarretar uma alteração de posicionamento de mercado, visão e até em alguns casos, da própria missão da empresa. Nestes termos, uma organização que opta por uma mudança de caráter tecnológico estará:
Alterando a forma como a organização executa e processa seus meios de produção de determinado produto ou mesmo modificando e tornando eficiente sua forma de prestação de determinado serviço;
Alterando a forma como a organização dimensiona seus recursos humanos e financeiros;
Modificando a forma como a organização se relaciona com seu mercado, seja interno ou externo;
Alterando a forma como a organização entende seus valores, atitudes e comportamento;
Processando de forma diferente as mudanças estruturais e culturais de seus profissionais e fornecedores.
3.	De acordo com Lacombe (2008), a qualidade de um produto está diretamente ligada à sua aparência, segurança, durabilidade e desempenho, entre outros fatores. Analise as afirmações a seguir e responda na sequência.
I. 	O cliente como prioridade absoluta é caracterizado como um dos princípios da gestão da qualidade, mas o fato é que quanto mais alta a qualidade, maior é o retrabalho e menor a produtividade;
II. A qualidade total é um processo dinâmico; existe um constante e permanente aperfeiçoamento até que se atinja o limite da perfeição produtiva;
III. O controle da qualidade dispensa mecanismos utilizados para assegurar seu nível desejado, uma vez que a meta de qualidade estabelecida pela empresa dispensa comparação dos resultados reais com os estabelecidos.
Apenas a afirmação III. é verdadeira;
Apenas a afirmação II. é verdadeira;
São verdadeiras as afirmações I. e III.;
Todas as afirmações estão incorretas;
Todas as afirmações estão corretas.
4. Deming foi um dos primeiros a pregar o conceito de que a produção deve estar voltada para o cliente e que a qualidade é o objetivo primordial da produção. Neste sentido temos três etapas fundamentais:
I. Identificar o público-alvo e suas necessidades;
II. Desenvolver produtos que sigam ao encontro destas necessidades;
III. Desenvolver processos que sejam capazes de produzir estes produtos independentemente da qualidade requerida.
De acordo com o autor:
As afirmações II. e III. estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas;
As afirmações I. e II. estão corretas;
As afirmações I. e III. estão corretas;
Todas as afirmações estão incorretas.
5. Para o profissional que deseja ser Consultor a premissa básica é ter experiência sólida na área que se vai atuar. Além do mais, Consultor é um cargo de confiança, que geralmente chega às empresas por indicação e deve passar muita credibilidade. Analise as afirmações abaixo que tratam do perfil do Consultor e em seguida responda.
I. 	Não basta ser competente tecnicamente, o Consultor tem que saber transmitir e implantar o conhecimento. O mercado valoriza primeiro a experiência profissional do executivo, depois a visão de consultor que ele tem;
 
II. O Consultor deve ter humildade para ficar na retaguarda do processo, ser flexível e saber ceder, mas ao mesmo tempo vender sua idéia com firmeza;
 
III. Capacidade para lidar com vários projetos ao mesmo tempo e facilidade para trabalhar em equipe. O Consultor deve ter visão do detalhe, mas sem perder o entendimento sobre o todo. 
Apenas a afirmação III. é verdadeira;
Apenas a afirmação II. é verdadeira;
São verdadeiras as afirmações II. e III.;
São verdadeiras as afirmações I. e III.;
São verdadeiras todas as afirmações. 
6. O Consultor Empresarial deve manifestar seu comportamento através de postura profissional e ética. Desta forma, espera-se que ele demonstre:
I. Respeito à cultura da empresa-cliente, procurando interagir com esta realidade;
 
II. Apreço pelos funcionários da empresa-cliente, contratando para si ou para outra empresa, quando for possível, qualquer funcionário da empresa-cliente que assim o desejar;
 
III. Sigilo quanto a tecnologias, informações e conhecimentos adquiridos durante a realização de um trabalho, no desenvolvimento de qualquer outra atividade ou negócio em benefício próprio.
Todas as afirmações são verdadeiras;
São verdadeiras as afirmações I. e II.;
São verdadeiras as afirmações I. e III.;
Apenas a afirmação I. é verdadeira;
Todas as afirmações são falsas.
7. 	A gestão por processos (Business Process Management, ou BPM) vem sendo objeto de discussão e estudo com crescente interesse pelas empresas. Indique os principais fatores que têm contribuído para esta tendência: 
I. 	Aumento da demanda de mercado vem exigindo desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços de forma mais ágil e rápida;
II. 	Com a implantação de Sistemas Integrados de Gestão, o chamado Downsizing, existe a necessidade prévia de mapeamento dos processos;
III. 	As regras e procedimentos organizacionais se mostram cada vez mais desatualizados devido ao ambiente de constante mudança;
IV. 	Maior frequência de entrada e saída de profissionais (turnover) tem dificultado a gestão de conhecimento e a documentação das regras de negócio, gerando como resultado maior dificuldade como na integração e treinamento de novos profissionais. 
São verdadeiras as afirmações II., III. e IV.;
São verdadeiras as afirmações I., III. e IV.;
São verdadeiras as afirmações I., II. e III.;
Todas as afirmações são verdadeiras;
Apenas a afirmação II. é verdadeira.
8. Reengenharia pode ser definida como a busca por uma reestruturação radical dos processos para alcançar drasticamente melhorias em setores críticos de desempenho. Aponte os principais fatores responsáveis pela inserção da Reengenharia nas organizações:
Concorrência, necessidade de aperfeiçoar os processos e necessidade de redução dos custos;
Concorrência e a necessidade de qualidade, e principalmente, a necessidade de melhorar alguns processos internos;
Concorrência, a necessidade de qualidade, e a necessidade de redução dos custos;
Concorrência e a necessidade imperativa de crescimento, melhorando processos;
Concorrência, a necessidade de mudar, e a necessidade de redução do tempo de fabrico dos produtos e a melhoria contínua.
9. Criado pelo pedagogo e filósofo John Dewey, que afirmou que "O homem não pensa a menos que tenha um problema para resolver", "MASP" trata-se de um:
Método genérico e usual de se medir a qualidade;
Método estrutural para medir a produção e qualidade;
Método empregado para analisar problemas e direcionar soluções;
Método para analisar soluções das qualidades dos problemas;
Método empírico para medir quantidades de problemas passíveis de solução.
10. Histórico: foi aplicado pela primeira vez, no Japão, em 1953. O Prof. Ishikawa utilizou a “espinha de peixe” para sintetizar as opiniões de engenheiros de uma fábrica, quando discutiam problemas de qualidade. Hoje faz partedo JIS (Japan Industrial Standards).
Considerando a utilização da ferramenta Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixe), analise as afirmações abaixo:
I. Ferramenta utilizada para analisar criteriosamente e expor as relações entre um determinado efeito e suas causas potenciais.
II. As várias causas em potencial são organizadas em categorias principais e subcategorias, de maneira que seu formato se assemelha a um esqueleto de peixe, daí ser conhecido também como Diagrama Espinha de Peixe.
III. Ferramenta destinada a distinguir variações devidas a causas assinaláveis ou especiais de variações casuais inerentes ao processo.
IV. É uma ferramenta para mostrar uma distribuição de dados medidos, através de gráficos de barras com um certo número de unidades em cada categoria.
V. Um método alternativo para elaborar o diagrama de causa e efeito é realizar um “Brainstorming“, para identificar todas as causas possíveis e organizá-las em categorias e subcategorias, usando   um diagrama de afinidades.
É correto apenas o que se afirma em: 
I. e II.;
II. e III.;
I., II. e III.;
I., III. e IV.;
I., II. e V.
11. O assunto governança corporativa tem mostrado renovado interesse desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom. Em 2002, o governo federal norte-americano aprovou a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confiança do público em geral na governança corporativa e consequentemente nas empresas. Quando as empresas adotam os princípios da governança corporativa, elas buscam na sua forma de gestão: 
Incrementar os resultados de produção;
Atender ao sistema internacional financeiro e de capital;
Alcançar maior lucratividade possível para os acionistas;
Lançar sua ações em bolsas de valores como objetivo único;
Atender aos anseios da comunidade local.
12. Estudos comprovam que investidores profissionais se dispõem até mesmo a pagar um grande ágio para investir em empresas com altos padrões de governança. Em sua essência, a governança corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Tarefa esta difícil, pois como na vida real, a confiança uma vez abalada, demora-se para se recuperar a confiabilidade. Desta forma, identifique a alternativa que melhor represente alguns dos princípios da boa governança:
Responsabilidade, prestação de conta, participação e transparência;
Confidencialidade, confiabilidade e decisões unilaterais;
Exclusividade, confidencialidade, discrição e transparência;
Independência administrativa, auditoria interna, exclusividade e confidencialidade;
Concentração de poder, discrição, responsabilidade e prestação de conta.
O método básico referencial para qualquer Processo de Racionalização de Processos é:
Benchmarking
MASP
6 Sigma
PDCA
APE
Entre os processos do negócio de uma agência bancária, abaixo citados, aquele que poderia ser considerado como candidato prioritário para aperfeiçoamento seria: 
Abrir conta corrente, analisar e conceder empréstimos aos clientes
Efetuar reformas e manutenções nas instalações das agências
Recrutar e selecionar pessoal para as agências
Preparar e servir refeições aos funcionários das agências
Controlar os gastos com pessoal
15. Na Gestão por processos:
Tem como ponto de partida a delimitação de todos os processos da organização feita a partir da aplicação da metodologia de padronização de processos, em suas fases de mapeamento global dos processos através do macrofluxograma e decorrente identificação dos processos-chave da organização
Pode-se propor uma estrutura mais achatada que propicie uma amplitude de controle maior, com a autoridade e responsabilidade exercida em níveis bem mais baixos da organização
Apóia-se no princípio de alargamento das atividades – empowerment – dando autonomia de decisão aos empregados
Equipes de trabalho flexíveis e polivalentes devem tomar parte diretamente das decisões
Todas as afirmações estão corretas
16. 	Medir a eficiência de um processo significa:
Avaliar a extensão com que as saídas deste processo atendem às necessidades e às expectativas dos seus clientes (externos ou internos). Geralmente relacionado à qualidade ou resultado
Avaliar a extensão com que a demanda de recursos é minimizada e o desperdício é eliminado. Geralmente relacionada à produtividade
Avaliar a flexibilidade de o processo em atender às expectativas futuras de mudanças dos clientes (internos ou externo) bem como as suas solicitações especiais. Seu bom resultado é crítico para a empresa assegurar uma vantagem competitiva no mercado
Avaliar o custo das saídas deste processo. Geralmente relacionado ao aspecto financeiro
Avaliar como as pessoas atendem as necessidades do cliente. Geralmente relacionados ao grau de satisfação
É correto afirmar em Governança Corporativa..
I -	É o sistema pelo qual as sociedades empresariais são dirigidas e controladas pelo(s) acionista(s),
 
II -	É o sistema pelo qual os acionistas são controlados pelas autoridades fiscais do Governo,
 
III- Dá menos autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para reduzir o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação,
 
IV-Dá mais autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para aumentar o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação,
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas
II, apenas
IV , apenas
I e II, apenas
III e IV , apenas 
18. "Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade". Esta é uma definição do:
Michael Porter
Michael Porter  e Kramer
IBGC em 1995
IBGC após revisão de 1995 
Todas alternativas ESTÃO incorretas
19. 	Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram para a necessidade de novas regras que os protegessem dos abusos da diretoria executiva das empresas, da inércia de conselhos de administração inoperantes e das omissões das auditorias externas. Conceitualmente, a governança corporativa surgiu para superar :
A desconfiança do Mercado Financeiro para com a Empresa
A desconfiança do Mercado Financeiro para com os Acionistas
O conflito de Agência
A desconfiança dos Acionistas
Alternativa C ESTÁ incorreta
20. 	Nos últimos anos, a adoção das melhores práticas de governança corporativa tem se expandido tanto nos mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No entanto, mesmo em países de similares idioma e sistemas legais, como EUA e Reino Unido, o emprego das boas práticas de governança apresenta diferenças :
Na legislação local
No estilo, estrutura e enfoque
No estilo e na cultura
No enfoque
Alternativa A e B ESTÃO incorretas
21. 	Nos EUA e Reino Unido, onde estão as raízes da governança, os mercados de capitais atingiram grande pulverização do controle acionário das empresas. Já na Alemanha e no Japão, as instituições financeiras participam de forma importante :
No Capital Social das empresas industriais
No Conselho de Administração das empresas industriais
No Mercado Acionário
Como Advisor na estratégia de Negócios das empresas industriais
NENHUMA das alternativas ESTÃO corretas
22. 	As privatizações ensejaram as primeiras experiências de controle compartilhado no Brasil, formalizado por meio de acordo de acionistas. Nessas empresas, os investidores integrantes do bloco de controle passaram a:
concentrar o comando das empresas
concentrar as estratégias de mercado
dividir o comando das empresas
entender a função da "Empresa Pública"
participar sua gestãoao Governo
23. Como resultado da necessidade de adoção das boas práticas de governança, foi publicado em 1999  ..... 
A Carta Compromisso de transparência ao Mercado pela CVM- Comissão de Valores Mobiliários
A Carta Compromisso de transparência ao Mercado pelas empresas de Auditoria
O Primeiro Código sobre Ética Corporativa, elaborado pela CVM- Comissão de Valores Mobiliários
O Primeiro Código sobre Ética Corporativa, elaborado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa 
O Primeiro Código sobre Governança Corporativa, elaborado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
24.	Em 2001, foi reformulada a Lei das Sociedades Anônimas, e, em 2002, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) lançou sua cartilha sobre o tema governança. Tal documento  está focado nos...
Administradores
Conselheiros
Acionistas controladores e minoritários
Auditores Independentes
Todas alternativas ESTÃO corretas

Continue navegando