Buscar

Avaliação Final (Discursiva) educacao e diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	As diferentes culturas trazem variações nas características e na formação de identidades sociais. Essas diferentes identidades se expressam num coletivo. Isso porque, segundo Araújo (2015), as pessoas convivem em ambientes diferentes e acabam desempenhando diversificados papéis, formando um complexo de características. Descreva como pode ser reconhecida essa identidade social, exemplificando.
FONTE: ARAÚJO, M. F. Juliane. Identidade Social. 2015. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/identidade-social/>. Acesso em: 10 out. 2017.
	Resposta Esperada:
A identidade social se refere aos diversificados papeis que desenvolvemos na sociedade. Por exemplo, podemos ser mãe, professora, estudante, vereadora, voluntária, muçulmana. Nos formamos na relação com o outro, e essas diferentes atuações no mundo nos abrem múltiplos olhares sobre os diferentes contextos que nos cercam.
	2.
	As temáticas relacionadas à desigualdade social e à diversidade, nas suas múltiplas manifestações (cultura, gênero, etnia, orientação religiosa etc.), têm tomado espaços em diferentes debates nos últimos tempos. No que concerne à diversidade cultural e à desigualdade social, poder-se-ia dizer que estas mantêm entre si uma direta relação, à medida que o aumento da diversidade cultural pode provocar uma maior desigualdade. Exemplo disso poderia ser o processo brasileiro de miscigenação, o que possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e desigualdade se imbricam, à medida que, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos estabelecem entre si relações de poder. Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, poder-se-ia dizer que estas pautam-se em tendências, a exemplo da pobreza e da diferença entre os indivíduos (raça). Explique como estas duas tendências podem contribuir para a criação da diversidade cultural e da desigualdade social.
	Resposta Esperada:
Para o estabelecimento da desigualdade social e da diversidade cultural, concorrem tendências como a pobreza e as diferenças individuais (raça). A pobreza diz respeito à marginalização do indivíduo, em virtude de carências, a exemplo da moradia, da escassa alimentação, dos recursos financeiros escassos. Isso permite a degradação do ser humano dentro da sociedade, provocando o desequilíbrio econômico e os diferentes tipos de desigualdades na sociedade. A seu turno, os aspectos raciais são responsáveis pelo estabelecimento de diferenças entre os seres humanos, tornando-se, muitas vezes, fatores de discriminação social, tendo em vista o não pertencimento aos mesmos grupos. Isto advém que, na sociedade, os indivíduos não são iguais, do que resulta a crescente discriminação social.

Outros materiais