A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
Psicologia socialq

Pré-visualização | Página 9 de 14

logo após, há o arrependimento, com pensamentos negativos sobre o produto adquirido. Assim, qual das alternativas abaixo expressa este fato:
		
	
	Na cabeça das pessoas, as razões para consumirem ou não podem ser sempre as mesmas e numerosas
	 
	As incoerências e,ou contradições entre a maneira que agimos da maneira com que pensamos caracteriza a dissonância cognitiva
	
	É comum que as pessoas busquem por informações, pois muitas delas são utilizadas para a tomada ou reforço de decisões
	
	É através da percepção seletiva que surgem parâmetros seletivos, inclusive, para a absorção de novos estímulos a serem recebidos para a formação cognitiva destes mesmos parâmetros.
	
	Trata de filtros e estímulos adquiridos por este mesmo indivíduo cujos valores irão avaliar se a escolha é ou não errada
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A grande dificuldade para tomar decisões acontece frequentemente em qualquer situação, seja ela no ambiente profissional ou pessoal. Uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta. As consequências virão, cedo ou tarde, positivas ou negativas. Por isso a decisão exige um compromisso efetivo com a escolha feita e suas consequências e devemos pensar que não existe decisão perfeita. Assim, após a decisão pode surgir:
		
	
	A Teoria da Probabilidade
	
	A consonância cognitiva
	
	O erro de percepção e principalmente a causa
	 
	A dissonância cognitiva
	
	A atribuição de causalidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Todos os dias precisamos tomar várias decisões. Algumas são mais importantes do que outras, mas todas envolvem escolher entre pelo menos duas alternativas. Esse é um conceito conhecido na Psicologia Social chamado de dissonância cognitiva. Sobre este conceito analise as afirmativas abaixo marcando a alternativa correta. I - Na dissonância cognitiva temos a tendência de procurar justificar esta incongruência e sempre assumimos a responsabilidade sobre nossos erros. II - Na dissonância cognitiva o sujeito só toma atitudes em que ele acredita totalmente. III - A dissonância cognitiva é um estado de tensão que ocorre quando uma pessoa tem duas cognições que são psicologicamente inconsistentes.
		
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	Somente a alternativa III está correta.
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	As afirmativas I, II e III estão incorretas.
	
Explicação:
A alternativa III é a correta. O termo dissonância cognitiva é usado para descrever as sensações de desconforto que resultam de duas crenças contraditórias. Quando há uma discrepância entre as crenças e comportamentos, algo tem de mudar, a fim de eliminar ou reduzir a dissonância.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando somos persuadidos a mentir e carecemos de uma justificativa clara e concreta que nos permita justificar o nosso ato, a maioria de nós tem a tendência de se autoconvencer que tal mentira não é tão falsa. Este é um conceito muito conhecido na Psicologia Social intitulado:
		
	
	Pensamento grupal
	 
	Dissonância Cognitiva
	
	Estereótipo
	
	Conformidade
	
	Preconceito
	
Explicação:
A teoria da dissonância cognitiva afirma que cognições contraditórias entre si servem como estímulos para que a mente obtenha ou produza novos pensamentos ou crenças, ou modifique crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de dissonância (conflito) entre as cognições.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Imagine uma pessoa que fica em estado de tensão psicológica porque possui duas cognições que são psicologicamente inconsistentes. De qual conceito da Psicologia Social estamos nos referindo?
		
	
	Pensamento Grupal
	
	Facilitação Social
	
	Indolência Social
	 
	Dissonância Cognitiva
	
	Dilema Social
	
Explicação:
O termo dissonância cognitiva é usado para descrever as sensações de desconforto que resultam de duas crenças contraditórias. Quando há uma discrepância entre as crenças e comportamentos, algo tem de mudar, a fim de eliminar ou reduzir a dissonância.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na administração, o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros (baseados em variados cenários, ambientes, análises e fatores) para uma situação-problema e que produz uma escolha final caracteriza-se como:
		
	
	viés de disponibilidade.
	
	conhecimento e a capacidade de prognosticar.
	
	processo de análise.
	 
	tomada de decisão.
	
	viés de sobrevivência.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O estado psíquico que consiste em um sentimento de desconforto como consequência da discrepância entre o conteúdo que a pessoa acredita ser verdadeiro e aquilo que a pessoa sabe de fato que é verdade, é chamado de:
		
	
	Tendenciosidade
	
	Referência
	
	Ambivalência
	
	Atribuição
	 
	Dissonância cognitiva
	
Explicação:
A teoria da dissonância cognitiva baseia-se na premissa de que a pessoa se esforça para manter a coerência entre suas cognições (convicções e opiniões). Quando a uma pessoa tem uma crença sobre algo e age diferente do que acredita, ocorre uma situação de dissonância. A dissonância é a contradição e uma das principais fontes de inconsistência no comportamento. 
	
	A Teoria da Equidade defende a perspectiva de que as pessoas também se preocupam com a equidade nos relacionamentos; então, disto resulta que as pessoas não pensam apenas em obter mais benefícios ao menor custo possível como valoriza a teoria da Troca Social. Analise as afirmativas quanto a Teoria da Equidade.
 
I- Os estudiosos defensores da teoria afirmam que os relacionamentos equitativos são mais infelizes e apresentam menor estabilidade.
 
II- Em contraposição, nos relacionamentos desiguais, quando uma pessoa sente-se superbeneficiada a outra é sub-beneficiada;
 
III- Enquanto uma recebe vários benefícios e poucos custos e pouco tempo dedicado ao relacionamento, a outra obtém pouquíssimas recompensas, tem muitos custos e dedica-se muito ao relacionamento.
		
	
	Somente a afirmativa II está correta
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	 
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
Explicação:
A Teoria da Equidade é a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos, demonstrando harmonia e equilíbrio. Por isso, nos relacionamentos desiguais, quando uma pessoa sente-se superbeneficiada a outra é sub-beneficiada; e enquanto uma recebe vários benefícios e poucos custos e pouco tempo dedicado ao relacionamento, a outra obtém pouquíssimas recompensas, tem muitos custos e dedica-se muito ao relacionamento.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo a psicóloga Elaine Hatfield e suas colegas existem duas formas de amor. Analise as afirmativas abaixo quanto ao Amor Paixão e Amor Companheiro:
 
I- O Amor Paixão se caracteriza por emoções intensas, atração sexual, e grande idealização ¿ admiração pelo outro.
 
II- O Amor Companheiro se caracteriza pelo respeito mutuo, apego, afeição e confiança.
 
III- As culturas variam segundo a importância que elas atribuem ao amor. Mas na verdade, o amor mais valorizado culturalmente é o amor Paixão
		
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente a afirmativa II está correta
	 
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	somente a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.