Buscar

Uma lição de vida

Prévia do material em texto

Filme: Uma lição de vida (Justin Chadwick)
“Uma lição de vida” é baseado em fatos reais. Kimani Maruge foi o primeiro estudante com mais idade a iniciar na escola primária do Quênia. Sofreu muito preconceito e teve que superar muitos obstáculos para obter o seu direito à Educação.
O que se segue é sua luta para ser matriculado na escola primária junto com as crianças. Para isso, Maruge aceita todas as exigências, inclusive a de usar uniforme infantil. Sua motivação baseia-se no desejo de ler uma carta da Presidência que havia recebido.
Maruge, durante sua vida lutou pela liberdade de seu país, foi preso e torturado, sofreu muito, perdeu sua família pela luta e vê no aprendizado uma forma de lidar com tudo isso . Ao chegar no portão de uma pequena escola no topo de uma pequena montanha no Quênia para se matricular, deparou-se com milhares de crianças que disputavam por uma chance na educação gratuita recém prometida pelo governo. Foi difícil ser aceito, foram muitas idas a escola implorando uma vaga, em cada momento um empecilho lhe era colocado, inclusive o uso de uniforme infantil, conseguiu sapatos, uniforme, materiais até ser aceito pela professora , de início com desconfiança , mas que aos poucos percebe a pureza de suas intenções. Mas não parou por aí, foi persegui do dia a dia , pelos alunos, pais dos alunos, sofreu retaliações do governo que não queria disponibilizar recursos, já tão escassos com um idoso, mas com o apoio da professora enfrenta m a oposição. 
 O filme explora as relações extraordinárias entre os jovens alunos e o idoso com humor e vitalidade. O filme nos faz refletir, como , em muitas situações consideramos os idosos incapazes, quando na verdade eles tem muita possibilidade de desenvolver competências e aprender coisas novas. Fica aí o exemplo do idoso que quis e foi alfabetizado.

Continue navegando