Buscar

Formação P. Nutri. 01

Prévia do material em texto

Formação Profissional em Nutrição
O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre as principais atividades do profissional formado em Nutrição, podemos destacar:
Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes.
Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde.
Fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios.
Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.
Parceiros e resultados 
A relação do CFN com importantes segmentos da sociedade constrói parceiras que contribuem para promoção da saúde da população, qualificam profissionais e divulgam os benefícios da alimentação saudável. 
Alimentação Coletiva 
Além de elaborar cardápios saudáveis e equilibrados, o nutricionista que atua na área de alimentação coletiva desenvolve o planejamento alimentar de grupos específicos, levando em consideração características, como idade, sexo e atividade física.
Pode atuar em : restaurantes comerciais, merenda escolar, refeições congeladas, indústrias, refeições em navios e aviões, cozinhas hospitalares e de instituições de longa permanência.
Nutrição Clínica 
O nutricionista clínico presta assistência dietética e promove a saúde. Ele busca restaurar o estado nutricional de indivíduos doentes e, também, manter o bom estado dos pacientes saudáveis. Ele pode atuar em diversos níveis, como : 
Nutrição hospitalar (consiste em) atendimento ao paciente hospitalizado, banco de leite humano, lactário, EMTN (Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional).
Nutrição Ambulatorial : Atendimento nutricional a pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas, personal diet, academias, clínicas de estética.
Nutrição domiciliar : Busca orientar o paciente a elaborar rotinas mais saudáveis em sua própria residência. Também pode executar o treinamento de profissionais de saúde e familiares, para manter uma alimentação saudável para o doente.
Saúde coletiva
Trata-se da assistência e da educação nutricional a indivíduos (sadios ou enfermos) e coletividades. O nutricionista promove a saúde por meio de campanhas, programas, pesquisas e atendimento em Nutrição ou em conjunto com profissionais de outras áreas.
O setor público tem absorvido muitos desses profissionais para diversas funções:
Conselheiros de saúde: são responsáveis por elaborar políticas públicas para minimizar os grandes problemas nutricionais da população, como obesidade, desnutrição e carência de nutrientes.
Fiscais sanitários: são capazes de atuar na indústria para verificar a qualidade dos processos de produção dos alimentos.
Gestores de programas governamentais: toda a atividade do setor público para produção de alimentos deve ser coordenada por gestores com conhecimento na área de Nutrição.
Locais: Atenção básica em saúde, instituições privadas e públicas, ambulatórios de Nutrição, vigilância sanitária.
Nutrição Esportiva
Amplamente conhecida devido ao fato de a população estar procurando uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Engana-se o profissional que acha que só pode atender em consultório ou academias.
Essa área pode levar o nutricionista a atender atletas de alto nível e ser responsável por equipes de modalidades esportivas, como futebol, ginástica, vôlei, entre outros.Sua principal função na área é planejar cardápios, com o objetivo de gerar um melhor rendimento esportivo, devidamente adequado às necessidades individuais.
Locais: academias, centros estéticos, clubes esportivos, competições esportivas, home care, personal diet.
Docência
O nutricionista também pode atuar dentro da sala de aula. Quem envereda pela docência terá a chance de lecionar em cursos técnicos, de graduação e de especialização na área de nutrição e alimentação. Esse profissional também pode desenvolver pesquisas científicas.Dividindo seu tempo com as aulas em instituições de ensino ou centros de pesquisa, o nutricionista docente também assume outras atividades, como orientações e elaboração de projetos junto à população e comunidade acadêmica. Ter facilidade de transmitir conhecimentos também é indispensável para quem quer seguir carreira docente.
 Indústria Alimentícia
A indústria também é uma das áreas de atuação de um nutricionista. As empresas de suplementos alimentares e alimentos em geral são as grandes contratantes de profissionais para esse setor.Para saciar os desejos das pessoas que todos os dias procuram por novidades para sua alimentação, o nutricionista na indústria pode desenvolver produtos e estudos experimentais para um novo gênero alimentício. O profissional também pode participar do melhoramento de um produto com vistas a ser introduzido no mercado de consumo.Gostar de trabalhar em laboratórios realizando pesquisas experimentais é um requisito para quem deseja atuar nessa área. Outro ponto importante é estar por dentro das necessidades do mercado para o desenvolvimento de novos produtos.
 Marketing na área de alimentação e nutrição
O nutricionista da área de marketing participa da elaboração de materiais técnicos e educativos sobre diversos produtos.Ele pode atuar diretamente na venda de suplementos alimentares, leite artificial, dietas enterais, entre outros. Esse profissional deve orientar médicos e nutricionistas sobre as vantagens de um produto e como ele deve ser utilizado.Ter tino comercial é muito importante nessa área. Uma boa capacidade de comunicação também é indispensável. Você orientará outros profissionais em seus consultórios, tendo pouco tempo para apresentar as características do produto da sua empresa.

Continue navegando