Buscar

OFICINA LITERÁRIA AULA 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Sobre o LIRISMO, podemos defini-lo como:
		
	
	A expressão impessoal de uma emoção demonstrada por versos livres e brancos.
	
	A expressão pessoal de uma razão demonstrada por vias rítmicas e musicais.
	
	A expressão impessoal de uma emoção demonstrada por vias rítmicas e musicais.
	
	A expressão impessoal de uma razão demonstrada por versos livres e brancos.
	 
	A expressão pessoal de uma emoção demonstrada por vias rítmicas e musicais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia o fragmento do poema Meus oito anos do poeta Casimiro de Abreu e depois escolha a opção que completa corretamente a afirmativa abaixo. 
"Oh! que saudades que tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais! / Que amor, que sonhos, que flores, / Naquelas tardes fagueiras / À sombra das bananeiras, / Debaixo dos laranjais! / Como são belos os dias / Do despontar da existência! / - Respira a alma inocência / Como perfumes a flor; / O mar é - lago sereno, / O céu - um manto azulado, / O mundo - um sonho dourado, / A vida - um hino d'amor!"
Da leitura do fragmento do poema, depreendemos que uma das características centrais do gênero lírico é a:
		
	 
	recordação.
	
	debate.
	
	argumentação.
	
	contestação.
	
	questionamento.
	
Explicação:
A resposta correta é: recordação.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a poesia lírica, é correto afirmar que:
		
	
	A poesia lírica é um gênero literário com características bem definidas, um gênero puro que se resume em versos e rimas, portanto, muito fácil de ser identificada na literatura.
	 
	A poesia lírica pode ser encontrada em diversos gêneros literários, bem como em manifestações artísticas como a música, por exemplo.
	
	A poesia lírica se conceitua como a poesia do ¿nós¿, privilegiando percepções e valores coletivos.
	
	A poesia lírica apresenta forma fixa e não admite variações em sua estrutura. Os moldes clássicos obedecem aos princípios de que a poesia deve sempre contemplar aquilo que é belo e agradável.
	
	A poesia lírica é exclusividade da literatura e não pode ser encontrada em outras manifestações artísticas, como a música.
	
Explicação:
O lírico pode se manifestar em outros gêneros literários ou linguagens. Na narrativa, tem-se a prosa poética. No drama, na ópera, na música, igualmente pode haver a presença do lírico.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O gênero lírico, entendido como expressão do sentimento do eu, cultivou, ao longo dos séculos, várias formas que receberam classificações específicas. Não faz parte da classificação formal da lírica:
		
	
	O soneto
	
	A ode
	
	A égloga
	
	A elegia
	 
	O conto
	
Explicação:
O conto é uma das formas do gênero narrativo e não do lírico.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Partirmos do pressuposto de que, no gênero lírico, a relação entre o conteúdo e a forma é o que existe de importante, podemos concluir que
		
	 
	cada palavra é insubstituível. Cada uma delas, aliadas ao som permite o acontecimento da lírica.
	 
	forma e conteúdo estão relacionadas à musicalidade e são totalmente dependentes disso para serem usadas pelo poeta.
	
	a forma de cada poema define a palavra que será usada, já que a relação citada baseia-se no tamanho de cada vocábulo.
	
	o poeta, ao montar a sua obra, só pensa nas palavras e não se ocupa do conteúdo. O que importa é rimar.
	
	qualquer palavra pode ser usada em qualquer contexto, pois não haveria qualquer diferença em escolher essa ou aquela, contanto que ela caiba no poema.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Concentre-se na leitura do poema de Augusto dos Anjos e responda. PSICOLOGIA DE UM VENCIDO Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância... Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco. Já o verme ¿ este operário das ruínas ¿ Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra! A partir da leitura do poema oferecido percebemos que esse eu lírico é:
		
	 
	pessoal
	
	oculto
	
	impessoal
	
	indeterminado
	
	trágico
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A poesia também pode revelar uma perspectiva relacionada às posturas pessoais do poeta, como a sua ideologia e direcionamento político. É o caso do poeta africano, Agostinho Neto. Abaixo, temos alguns fragmentos da poesia de Agostinho e que podem revelar seu engajamento político-social. Tal fato pode ser constatado, EXCETO na alternativa:
		
	
	"Hoje/ somos as crianças nuas das sanzalas do mato/ os garotos sem escola a jogar a bola de trapos / nos areais ao meio-dia/ somos nós mesmos/ os contratados a queimar vidas nos cafezais/ os homens negros ignorantes/ que devem respeitar o homem branco/ e temer o rico." (de ¿Adeus à hora da largada¿)
	
	"E nas sanzalas/ nas casas / no subúrbios das cidades/ para lá das linhas / nos recantos escuros das casas ricas/ onde os negros murmuram: ainda / O meu desejo / transformado em força/ inspirando as consciências desesperadas." (de ¿Aspiração¿)
	 
	"Gostava de estar sentado/ num banco do kinaxixi/ às seis horas duma tarde muito quente/ e ficar.../ Alguém viria/ talvez sentar-se / sentar-se ao meu lado/ E veria as faces negras da gente/ a subir a calçada / vagarosamente / exprimindo ausência no kimbundu mestiço/ das conversas" (de ¿Kinaxixi¿)
	 
	"Ritmo na luz/ ritmo na cor / ritmo no movimento/ ritmo nas gretas sangrentas dos pés descalços/ ritmo nas unhas descarnadas / Mas ritmo / ritmo. / Ó vozes dolorosas de África!" (de ¿Fogo e Ritmo¿)
	
	"Medo no ar! Em cada esquina/ sentinelas vigilantes incendeiam olhares/ em cada casa/ se substituem apressadamente os fechos velhos/ das portas/ e em cada consciência/ fervilha o temor de se ouvir a si mesma" (de Consciencialização)
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Opinião
 Podem me prender Podem me bater Podem até deixar-me sem comer Que eu não mudo de opinião. Aqui do morro eu não saio não Aqui do morro eu não saio não. Se não tem água Eu furo um poço Se não tem carne Eu compro um osso e ponho na sopa E deixa andar, deixa andar... Falem de mim Quem quiser falar Aqui eu não pago aluguel Se eu morrer amanhã seu doutor, Estou pertinho do céu. (Zé Ketti.Opinião)
 Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela poesia na forma de letra de música citada, foi o de:

Outros materiais