projeto
4 pág.

projeto


DisciplinaProjetos e Práticas de Ação Pedagógica E.f.94 materiais78 seguidores
Pré-visualização1 página
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA-ENINO FUNDAMETAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DIDÁTICO COMPLETO
LUZIÂNIA
2017.
1. Tema: Bullying Título: Bullying? O que é isso?
2. Justificativa
Bullying são situações onde se caracteriza atitudes agressivas intencionais e repetitivas por uma ou mais pessoas com a intenção de ofender e agredir o outro. Essas atitudes vão muito além de uma agressão física pois gestos, atos e palavras com a intenção de intimidar e oprimir também são consideradas bullying.
A escola é um dos principais lugares de formação e socialização da criança, com isso é de suma importância que a instituição ajude na formação de seres críticos, responsáveis e respeitosos. 
Esse projeto tem por objetivo explicar para as crianças o que é o bullying, como ele acontece, como evitar e, caso necessário, se defender.
3. Público-alvo: crianças do 2º ano do ensino fundamental
4. Tempo Estimado: 2 semanas
5. Expectativa de aprendizagem: 
Ao termino do projeto, espera-se que a criança tenha desenvolvido a habilidade de:
- conhecer o que significa o bullying;
- como evitar esse tipo de atitude;
- o que fazer quando sofrer bullying;
- respeitar o próximo;
- respeitar as diferenças;
6. Material Escolhido:
- Livro: Apelido não tem cola- o lúdico no conhecimento do ser, de Regina Otero e Regina Rennó.
- Cartolina, papel cartão, tesoura, cola, canetas, canetas hidrográficas, entre outros matérias necessários para o desenvolvimento do projeto.
- Filmadora
7. Etapas Previstas
Etapa 1
Será realizada uma roda de discursão com as crianças para explicar o que é o projeto, qual a sua finalidade e principalmente ouvir dos alunos qual o conceito formado que eles tem sobre o tema.
Nessa etapa é de suma importância que o professor preste bastante atenção nas opiniões dos alunos, pois servirá como indicador do conhecimento que cada um tem sobre o tema.
Etapa 2
Leitura do livro: Apelido não tem cola \u2013 o lúdico no conhecimento do ser (Regina Otero e Regina Rennó. Editora do Brasil, 1994, SP). O livro é direcionado para crianças onde trabalha com uma abordagem direta em cima dos apelidos geralmente utilizados por colegas.
Após a leitura do livro trabalharemos com interpretação textual onde será debatido a intenção da autora, a mensagem que o livro passa e o que podemos levar para o nosso dia a dia.
Jogo dos sentimentos. Será confeccionado pelos alunos um dado de 50cm em que cada lado irá ter uma expressão ( triste, envergonhado, magoado, zangado, irritado). Após a confecção do dado será feita uma roda onde cada aluno lançará o dado e a expressão que sair irá comentar uma situação que esteve com aquele determinado sentimento. O objetivo do jogo é que as crianças obtenham consciências sobre as atitudes que podem levar a esses sentimentos e assim evitá-las.
Etapa 3
Organização e ensaio da turma para apresentação teatral. Será montada uma peça teatral de criação autoral da turma com base no que aprenderam. 
Criação dos convites para distribuir aos familiares. Ocorrerá um momento de integração ativa entre escola e família onde os familiares poderão apreciar o desenvolvimento do aluno.
8. Produto Final:
Apresentação teatral para a família e filmagem da mesma.
9. Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante o desenvolver do projeto, observando sempre a participação, interação e entendimento dos alunos com o tema proposto. Será uma avaliação processual e sem fins promocionais.
10. Referências:
Escola da inteligência- Educação Socioemocional. Disponível em <https://escoladainteligencia.com.br/ >. Acesso em 20 de outubro de 2017 às 10 horas
Estante Mágica. Disponível em <https://estantemagica.com.br/bsi/blog/5-jogos-educativos-para-combater-o-bullying-em-sua-escola/>. Acesso em 20 de outubro de 2017 às 11 horas.
Iasea\u2013Promovendo a Aprendizagem Socioemocional. Disponível em <https://www.iasea.org.br/9-maneiras-de-combater-o-bullying>. Acesso em 25 de setembro de 2017 às 17 horas.
Manual de Orientação das Atividades da Disciplina Projetos e Prática de Ação Pedagógica: Ensino Fundamental. Disponível em< https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1752103-dt-content-rid-25956428_1/orgs/PD/ME_PED_PPAP%20%28RF%29%20%28CI%29%20%28fm%29.pdf%281%29.pdf.> Acesso em 25 de setembro de 2017 às 15 horas.