Buscar

DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
PCC- PROFESSOR CHARLES CARVALHO
1
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 
INDRODUÇÃO
CARACTERISTICAS
HISTORICIDADE
os direitos fundamentais são produtos da evolução histórica, surgem das contradições existentes no seio de uma determinada sociedade. 
UNIVERSALIDADE
direitos fundamentais alcançam todas as pessoas, independente de sua condição.
INALIENABILIDADE
esses direitos, em regra, são intransferíveis e inegociáveis. Tal inalienabilidade resulta da dignidade da pessoa humana, sendo que o homem jamais poderá deixar de ser homem, tendo sempre os direitos fundamentais como alicerce para garantia de tal condição.
IMPRESCRITIBILIDADE
Tais direitos se perdem com o tempo, não prescrevem, uma vez que são sempre exercíveis e exercidos, não sendo perdidos pela falta de uso (prescrição); tal regra não é absoluta, existindo direitos que, eventualmente podem ser atingidos pela prescrição, como é o caso da propriedade, que não sendo exercida, poderá ser atingida pelo usucapião.
INRRENUNCIABILIDADE
tal característica nos apresenta a situação em que, regra geral, os direitos fundamentais não podem ser renunciados pelo seu titular, sendo esta afirmação emanada da fundamentalidade material dos referidos direitos na dignidade da pessoa humana; o titular de tais direitos não pode fazer com eles o que quiser, uma vez que os mesmos possuem uma eficácia objetiva no sentido que não importa apenas ao sujeito ativo, mas interessam a toda coletividade. Vale ressaltar que o STF vem admitindo a renúncia, ainda que excepcional, de certos direitos, como é o caso da intimidade e da privacidade. (exceção BBB).
LIMITABILIDADE - RELATIVIDADE
os direitos fundamentais não são absolutos. Podem ser limitados, sempre, que houver uma hipótese de colisão entre direitos fundamentais.
VEDAÇÃO AO RETROCESSO
a aquisição dos direitos fundamentais não pode ser objeto de um retrocesso, ou seja, uma vez estabelecidos os direitos fundamentais não se admite o retrocesso visando a sua limitação ou diminuição, existindo parte da doutrina afirmando que tais direitos constituem uma limitação metajurídica ao poder constituinte originário, atuando como critério de aferição da legitimidade do conteúdo constitucional. Vale ressaltar que tal característica impede a revogação de normas garantidoras de direitos fundamentais e impede a implementação de políticas públicas de enfraquecimento de direitos fundamentais. Podemos citar como exemplo jurídico de concretização deste comando, o art. 4º, inciso 3º da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que veda o restabelecimento da pena de morte.
INTERNACIONARIDADE
com a evolução da proteção nacional e internacional dos direitos fundamentais, após as grandes guerras e revoluções, afirma-se que hodiernamente os mecanismos para assegurar a inviolabilidade dos direitos e garantias fundamentais passaram a ter abrangência regional e mundial. Por meio de tal característica, a pessoa poderá optar por qual âmbito de proteção deseja para assegurar a inviolabilidade do seu direito fundamental, o global ou regional;
(CESPE –TJ-SE – AJAJ – 2014).
A historicidade, como característica dos direitos fundamentais, proclama que seu conteúdo se modifica e se desenvolve de acordo com o lugar e o tempo. Por isso, os direitos fundamentais podem surgir e se transformar
( ) CERTA
( ) ERRADA
(AOCP – PREF. DE PARANAVAI-PR – AG. ADMIN. - 2012).
Os Direitos e Garantias Fundamentais são direitos e garantias básicas do indivíduo e do cidadão, reconhecidos pelo direito positivo do Estado, que exige deste uma abstenção ou atuação no sentido de garanti-los. Estes possuem diversas características, dentre elas a Inalienabilidade. Nesse sentido, assinale a alternativa que representa corretamente essa característica.
(A) Não se perdem com o decurso do tempo.
(B) Não está a disposição de seu titular, abrir mão de uma existência.
(C) Não há hipótese de direito humano absoluto, eis que todos podem ser ponderados com os demais.
(D) Não é possível a transferência de direitos fundamentais, a qualquer título ou forma, mesmo que gratuitamente..
(E) São reconhecidos no mundo todo.
DAS DIMESÕES OU GERAÇÕES DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS
As gerações (ou dimensões) dos direitos fundamentais foram criadas em 1979 pelo polonês Karel Vazak e difundida pelo italiano Norberto Bobbio. No Brasil, Paulo Bonavides deu publicidade a esta classificação. 
A doutrina aponta a existência de três gerações ou dimensões (regra) de direitos fundamentais. Utilizam-se os termos gerações porque, em momentos históricos distintos, surgiu a tutela de novos direitos, sem que os anteriores deixassem de existir.
É perceptível que não existe contradição alguma entre eles. Todos são tratados como igualmente fundamentais. Como é do conhecimento de todos os ideário politico dos revolucionários franceses de 1889 era resumido em uma expressão de ordem: “liberdade, igualdade e fraternidade”. Cada geração dos direitos representa a conquista pela humanidade de um desses grandes postulados. 
1ª. geraçÃO ou dimensÃO
Esta geração de direitos nasceu no século XVII e é representada pelos direitos civis e políticos ( LIBERDADE DE EXPRESSÃO, LOCOMOÇÃO, PROPRIEDADE). É oponível ao Estado e tem como titular desses direitos o próprio cidadão, baseada na ideia de Liberdade da Constituição Americana e da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na França. São direitos negativos, pois exigem do Estado um comportamento de abstenção, ou seja, não intervencionista.
1ª. geraçÃO ou dimensÃO
Foram os primeiros direitos conquistados pela humanidade. São direitos relacionados a liberdade, em todas as suas formas. Possuem um caráter negativo diante do Estado, tendo em vista ser utilizada como uma verdadeira limitação do poder estatal, ou seja, o Estado, diante dos direitos de primeira geração ou dimensão, fica impedido de agir ou interferir na sociedade. São verdadeiros direitos de defesa com caráter individual. Estão entre estes direitos as liberdades púbicas, civis e politicas.
2ª. geraçÃO ou dimensÃO
esta geração de direitos esteve presente durante o século XX. Tem por características os direitos sociais, culturais, previdenciários, econômicos e coletivos baseados na igualdade, como uma reação ao modelo liberal clássico. Teve como inspiração a Constituição Mexicana de 1917 e a Lei Fundamental de Weimar (Constituição Alemã de 1919). Diferentemente da primeira geração, essa admite um comportamento intervencionista, ou seja, um atuação positiva do Estado. 
3ª. geraçÃO ou dimensÃO
Esta geração de direitos surge diante de uma divisão do mundo atual em três blocos: os países desenvolvidos, os que buscam o desenvolvimento e os subdesenvolvidos. Surge como uma resposta às atrocidades feitas pelos nazistas nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Depara-se então com uma desigualdade entre as nações, que gera conflitos, guerras e muitas mortes. Diante disso surgem os ideais de fraternidade e solidariedade da terceira geração, que tem por características: o direito à paz, ao meio ambiente, o direito à comunicação. Tem caráter universal, e como destinatário, todo o gênero humano. Foram consolidados com a Declaração Universal dos Direitos Humanos assinada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948. 
4ª. geraçÃO ou dimensÃO
Esta geração de direitos é caracterizada pela pesquisa biológica e científica, pela defesa do patrimônio genético, pelo avanço tecnológico, pelo direito à democracia, à informação e ao pluralismo. 
5ª. geraçÃO ou dimensÃO
Está geração de direitos é caracterizada pela busca da PAZ. 
DA EFICÁCIA VERTICAL E HORIZONTAL DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Prof. Charles Carvalho
INDIVIDUO
ESTADO
INDIVIDUO
EFICÁCIA VERTICAL
EFICÁCIA HORIZONTAL
(CESPE-TRT7-AJAAD -2017).
Quanto à geração ou à dimensão dos direitos fundamentais, os direitos sociais são considerados de 
A. quarta geração ou dimensão.
B. primeira geração ou dimensão.
C. segunda geração ou dimensão.
D. terceira geração
ou dimensão.
(CESPE – PGE – PE – PROCURADOR - 2017).
Os direitos destinados a assegurar a soberania popular mediante a possibilidade de interferência direta ou indireta nas decisões políticas do Estado são direitos
A. políticos de primeira dimensão.
B. políticos de terceira dimensão.
C. políticos de segunda geração.
D. sociais de segunda geração.
E. sociais de primeira dimensão.
(IBADE – IPERON –RO – ANALISTA EM PREVIDENCIA – AUDITOR – 2017).
O direito de comunicação é um direito fundamental de:
A) quinta geração
B) quarta geração.
C) primeira geração.
D) segunda geração
E) terceira geração.
(CESPE – PGE – PE – PROCURADOR - 2017).
Considere as duas afirmações a seguir.
I Em um processo judicial, o Estado deve assegurar a observância do contraditório e da ampla defesa. 
II Nas relações entre a imprensa e os particulares, a imprensa deve observar o direito à honra, sob pena de consequências como direito de resposta e indenização por dano material ou moral. As afirmações I e II contemplam situações que exemplificam a
A. eficácia horizontal dos direitos fundamentais. 
B. eficácia externa dos direitos fundamentais. 
C. eficácia diagonal dos direitos individuais. 
D. eficácia vertical e a eficácia horizontal dos direitos individuais, respectivamente.
E. eficácia externa e a eficácia vertical dos direitos individuais, respectivamente.
(CESPE – TJ-CE – JUIZ – 2018).
A exclusão de sócio de associação privada sem fins lucrativos independe do contraditório e da ampla defesa, desde que haja previsão estatutária. 
( ) CERTA
( ) ERRADA
ESPÉCIES DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
TITULO II
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 
CAPITULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
CAPITULO II
DOS DIREITOS SOCIAIS
CAPITULO IV
DOS DIREITOS POLÍTICOS
CAPITULO III
DA NACIONALIDADE
CAPITULO V
DOS PARTIDOS POLITICOS
PCC – PROFESSOR CHARLES CARVALHO
ZAP:985318307
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
FAMOSO ART. 5º
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.
DIREITOS INDIVIDUAIS
DIREITO À VIDA
DIREITO À IGUALDADE
DIREITO À LIBERDADE
DIREITO À PROPRIEDADE
DIREITO À SEGURANÇA
PCC – PROFESSOR CHARLES CARVALHO
ZAP:985318307
CAIU EM PROVA!
(CESPE - INSS – PERITO MÉDICO PREVIDENCIARI0 - 2005).
O direito à vida compreende somente o direito de uma pessoa de continuar viva. 
( )certo
( )errado
(CESPE - INSS – PERITO MÉDICO PREVIDENCIARI0 - 2005).
O direito individual fundamental à vida possui duplo aspecto: sob o prisma biológico, traduz o direito à integridade física e psíquica; em sentido mais amplo, significa o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana.
( )certo
( )errado
NINGUÉM SERÁ:
LIBERDADE DE AÇÃO - PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
PARTICULAR
AGENTE PÚBLICO
LIBERDADE DE AÇÃO – PRINCIPIO DA LEGALIDADE
PODE FAZER TUDO O QUE NÃO FOR PROIBIDO
SÓ PODE FAZER O QUE A LEI MANDA OU PERMITE
Prof. Charles Carvalho
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; NORMA DE EFICÁCIA PLENA. 
STF
SÚMULA VINCULANTE Nº 11
Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
CAIU EM PROVA!
(cespe – dpf – agente federal– 2015).
Mesmo que o investigado ofereça resistência à ordem de prisão, não será possível o uso de algemas para conduzi-lo, uma vez que a CF garante que nenhum cidadão será submetido a tratamento desumano ou degradante. ( )certo
( )errado
DA ESCUSA DE CONSCIÊNCIA
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei; NORMA DE EFICÁCIA CONTIDA. 
LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;
PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL
PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL
LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; 
PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA OU DA NÃO-CULPABILIDADE
LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;
LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; 
LXVI - ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança; 
 
É INVIOLÁVEL:
 
DA LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA.
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;  
  
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;  
XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;   
CAIU EM PROVA!
(cespe – dpf – agente federal– 2015).
O agente poderá acessar o conteúdo de correspondências encontradas no escritório profissional do investigado, uma vez que está prevista na CF, de forma expressa, a possibilidade de violação do sigilo das correspondências quando houver ordem judicial em processo penal. 
 ( )certo
 ( )errado
É LIVRE:
 
DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - EXPRESSÃO 
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; (NORMA DE EFICÁCIA PLENA).
MARCHA DA MACONHA
DISCURSOS DE ÓDIOS
BIOGRAFIAS NÃO-AUTORIZADAS
CAIU EM PROVA!
(CESPE - INSS – PERITO MÉDICO PREVIDENCIARI0 - 2005).
A liberdade de manifestação do pensamento não constitui um direito absoluto.
( )certo
( )errado
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; 
NORMA DE EFICÁCIA PLENA.
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;   
DA LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO.
XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
É ASSEGURADO:
 
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; 
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; 
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
IMPRENSA
XXVIII - são assegurados, nos termos da lei:
a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;
Direito de Arena,
b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas
representações sindicais e associativas;
XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: 
a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; 
b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;
(CESPE – TRF1 – TJAAD – 2017). 
O direito fundamental de petição, estabelecido expressamente na Constituição Federal, é um instrumento de controle administrativo: ele assegura aos indivíduos o direito de expor e requerer junto aos órgãos públicos. 
 ( )certo
 ( )errado
 
A LEI:
XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;
De invenção (concedida por 20 anos), 
De modelo de utilidade (concedida por 15 anos) 
De desenho industrial(concedida por 25 anos). 
XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciária lesão ou ameaça a direito;
DO PRINCÍPIO DO ACESSO A JUSTIÇA OU DA INAFASTABILIDADE DA JURISDIÇÃO.
1ª - JUSTIÇA DESPORTIVA
“Art. 217 § 1º CF-88 - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.
2ª HABEAS DATA – LEI 9.507-97
3º Reclamação contra o descumprimento de Súmula Vinculante pela Administração Pública. (LEI 11.417-06)
exceção
CAIU EM PROVA!
(CESPE – TRF1 – TJAAD – 2017). 
Não existe na Constituição Federal hipótese expressa que determine o necessário esgotamento da via administrativa para se recorrer ao Poder Judiciário, devido ao princípio da inafastabilidade da jurisdição e à determinação de que a lei não excluirá a apreciação pelo Poder Judiciário de lesão ou ameaça de direito. 
 ( )certo
 ( )errado
(cespe – DPU – analista ADMINISTRATIVO – 2015). 
Dada a garantia constitucional de acesso à justiça, é vedada a exigência de prévio ingresso pelas vias extrajudiciais como requisito para o acesso ao Poder Judiciário, não sendo extensível, tal vedação, às ações relativas às competições desportivas.
 ( )certo
 ( )errado
PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA 
XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;
Direito Adquirido: direito já incorporado ao patrimônio do titular.
Ato jurídico Perfeito: ato jurídico que já atingiu seu fim. Ato jurídico acabado, consumado.
Coisa Julgado: sentença judicial transitada em julgado. Aquela sentença em relação à qual não cabe mas recurso.
PCC – PRF. CHARLES CARVALHO
XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu; 
XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais; 
XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: 
a) privação ou restrição da liberdade;
b) perda de bens;
c) multa;
d) prestação social alternativa;
e) suspensão ou interdição de direitos;
LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;
são os chamados procedimentos em segredos de justiça
DAS PENAS:
XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado (NO PENAL), podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei (NO CIVIL), estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido; 
DO PRINCÍPIO DA INTRANSCEDÊNCIA, RESPONSABILIDADE PESSOAL OU DA PERSONALIDADE
XLVII - não haverá penas: 
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados;
d) de banimento;
e) cruéis;
 
NÃO HAVERÁ PENAS
De morte
De caráter perpétuo
De trabalhos forçados
De banimento
Cruéis
salvo em caso de guerra declarada
PCC – PROFESSOR CHARLES CARVALHO
ZAP:985318307
CAIU EM PROVA!
(FUNRIO – INSS – ANALISTA DO SEGURO SOCIAL - administrativo – 2014).
Com relação a pena de morte, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que
A) não haverá pena de morte.
B) não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.
C) a questão da pena de morte deverá ser regulamentada por lei complementar.
D) a Constituição não trata da pena de morte.
E) a aplicação da pena de morte depende de Decreto Legislativo específico.
Principio da Individualização da pena
XLVIII - a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado;
 
DOS CRIMES:
Principio da Reserva legal
XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal; 
 
LIX - será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal; 
 
 Os crimes podem ser de:	
 
 Pública – onde o MP faz a denúncia (provoca o judiciário)
 
 5dias (RP) 
AÇÃO PENAL Se o MP não oferecer a denúncia dentro do prazo 	 
 
 15 dias (RS)
 
 
 
 Privada – onde o particular faz a queixa. (provoca o judiciário)
 
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 
 XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
RACISMO
AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS
TERRORISMO
TORTURA
TRÁFICO
C. HEDIONDOS
CRIMES IMPRESCRITIVÉIS
CRIMES INSUCETIVÉIS DE GRAÇA E ANISTIA
CRIMES INAFIANÇÁVEIS
RECLUSÃO
CAIU EM PROVA!
(CESPE/UNB - MP/MG- Auxiliar Administrativo/2007)
Constitui crime inafiançável e imprescritível: 
A prática da tortura
O trafico ilícito de entorpecentes e drogas afins;
O terrorismo
Os crimes hediondos
A prática de racismo.
DA PRISÃO:
LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel 
CAIU EM PROVA!
(CESPE- TRT9ª - ANALISTA JUDICIARIO – AAD – 2013)
Segundo posição atual do STF, as únicas hipóteses aceitas de prisão civil, no direito brasileiro, são a do devedor de alimentos e do depositário infiel
 ( )certo
 ( )errado
LXV - a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária; 
XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção;
LXXV - o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença; 
DO PRESO:
L - às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer
com seus filhos durante o período de amamentação
LXIII - o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;
PRINCÍPIO DA INEXIGIBILIDADE DA AUTOINCRIMINAÇÃO
LXIV - o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial;
XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;
CAIU EM PROVA!
(CESPE/UNB - AGENTE DA POLICIA FEDERAL/2012).
O direito ao silêncio, constitucionalmente assegurado ao preso, estende-se a pessoa denunciada ou investigada em qualquer processo criminal, em inquérito policial, em processo administrativo disciplinar e àquela que for convocada a prestar depoimento perante comissão parlamentar de inquérito.
( )certo
( )errado
DA PROPRIEDADE:
XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
PCC – PROFESSOR CHARLES CARVALHO
ZAP:985318307
CASA É ASILO INVIOLÁVEL
REGRA
EXCEÇÃO
IMPENETRÁVEL
QUALQUER HORA
PRESTAR SOCORRO
FLAGRANTE DELITO
CONSENTIMENTO DO MORADOR
DESASTRE
DETERM. JUDICIAL
SÓ DURANTE O DIA
PCC – PROFESSOR CHARLES CARVALHO
ZAP:985318307
107
CAIU EM PROVA!
(CESPE/UNB – TRE/MA - ANALISTA JUDICIARIO).
A carta magna diz que a casa é asilo inviolável do seu morador. Em certos casos a Constituição prevê que terceiros podem nela entrar. Assinale a hipótese que consigna afirmação falsa quanto as circunstancias em que terceiros legalmente podem ingressar na casa alheia.
 
A qualquer hora por determinação judicial, mesmo sem o consentimento do morador.
A qualquer hora, para prestar socorro, mesmo sem o consentimento do morador.
A qualquer hora, em caso de desastre, mesmo sem o consentimento do morador.
A qualquer hora com o consentimento do morador.
A qualquer hora em caso de flagrante delito.
(CESPE - PM-CE – 2014).
De acordo com a doutrina e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a casa, domicílio, que constitui o objeto de proteção da garantia da inviolabilidade consagrada pelo texto constitucional é todo o espaço delimitado que determinado indivíduo utiliza para uso residencial ou profissional. Dessa forma, um simples quarto de hotel ou um escritório podem ser abrangidos pela referida proteção constitucional. 
( )certo
( )errado
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvada os casos previstos nesta Constituição; 
TIPOS DE DESAPROPRIAÇÃO
 DESAPROPRIAÇÃO DIRETA - CLÁSSICA
 DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA
 DESAPROPRIAÇÃO SANÇÃO
 DESAPROPRIAÇÃO CONFISCATÓRIA
EC – 81- 2014
indenização justa, previa e em dinheiro
CF - ART. 5º XXIV - por necessidade ou utilidade pública , ou interesse social.
Interesse social
Urbana - competência do Município - T. da D. Pública 
Art. 182 CF
Interesse social
Rural - competência do união - T. da D. Agrária
Art. 186 CF
Área urbana ou rural – plantas psicotrópicas ou trabalho escravo - não há indenização. Art. 243 CF
Prof. Charles Carvalho
XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;
DA REQUISIÇÃO ADMINISTRATIVA
XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; 
DIREITO DE REUNIÃO
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente; 
MARCHA DA MACONHA
DAS ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES:
XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar; 
XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento; 
XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; 
XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; 
NORMA DE EFICÁCIA PLENA
XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;
CAIU EM PROVA!
(CESPE-UNB - TJE - PE - Analista JUDICIARIO - 2003).
A criação de associação independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
 ( )certo
 ( )errado
DOS PROCESSOS:
XXXVIII - é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:
a) a plenitude de defesa;
b) o sigilo das votações;
c) a soberania dos veredictos
d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; 
LV - aos litigantes em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa com os meios e recursos a ela inerentes;
LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos; 
LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos; 
DA SUCESSÃO E HERANÇA:
XXX - é garantido o direito de herança; 
NORMA DE EFICACIA PLENA
XXXI - a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do "de cujus"; 
DA EXTRADIÇÃO:
LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
TIPOS DE EXTRADIÇÃO
Ativa:
Passiva:
TIPOS DE EXTRADIÇÃO
O brasileiro nato nunca poderá sofrer a extradição passiva, porém poderá sofre a extradição ativa.
O brasileiro naturalizado poderá sofre a extradição passiva nas seguintes hipóteses:
Em caso de crime comum (penal) antes da naturalização;
Em caso de envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, antes ou depois da naturalização.
 Compete ao STF processar e julgar a extradição.
LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;
EXTRADIÇÃO
CONCEITO
CLASSIFICAÇÃO
A extradição é um ato de  cooperação internacional que consiste na entrega de uma pessoa, acusada ou condenada por um ou mais crimes, ao país que a reclama.
quando o Governo brasileiro requer a extradição de um foragido da Justiça brasileira a outro país.
ATIVA
Prof. Charles Carvalho
PASSIIVA
quando um determinado país solicita a extradição de um indivíduo foragido que se encontra em território brasileiro.
PRINCIPIOS RELACIONADOS A EXTRADIÇÃO
Princípio DA RECIPROCIDADE (REGRA). 
Princípio DA COMUTAÇÃO (transformação) DA PENA; (SÓ PARA PENA PERMITIDA NO BRASIL)
Princípio DA ESPECIALIDADE (SÓ PELO CRIME PEDIDO NA EXTRADIÇÃO); 
Princípio DA DUPLA – TIPICIDADE (Incriminação), CRIME TEM QUE SER NOS DOIS PAÍSES;
Regulamentada pela CF-88
ALCANÇA BRASILEIRO NATO e NATURALIZADO
ALCANÇA SOMENTE BRASILEIRO NATURALIZADO
CRIME COMUM ANTES DA NATURALIZAÇÃO
ENVOLVIM. EM TRAFICO DE ENTORPEC. E DROGAS AFINS. 
134
CAIU EM PROVA!
(CESPE
- MMA – ADMINISTRADOR - 2009).
Se um brasileiro nato viajar a outro país estrangeiro, lá cometer algum crime, envolvendo tráfico ilícito de entorpecentes, e voltar ao seu país de origem, caso aquele país requeira a extradição desse indivíduo, o Brasil poderá extraditá-lo.
( )certo
( )errado
OUTROS DIREITOS:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
CAIU EM PROVA!
(CESPE – SERES-PE – AGENTE PENINTENCIARIO - 2017).
O princípio da igualdade veda ao legislador prestar tratamento diferenciado a pessoas em virtude do gênero ou da idade.
( )certo
( )errado
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;
XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;
LEI 8.078/90: 
XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado
LXXVI - são gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: 
a) o registro civil de nascimento;
b) a certidão de óbito
este inciso esta relacionado com art. 1º inciso III da CF/88.
LXXVII - são gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data“ e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania. 
LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.
Principio da razoável duração do processo. Acrescentado com a EC/45 de 2004.
DOS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
HABEAS CORPUS
LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder; 
IMPETRANTE, SUJEITO ATIVO OU LEGITIMIDADE ATIVA HC
1ª Qualquer pessoa: 
a)Pessoa Física: (em nome próprio ou alheio)
brasileiro nato e naturalizado, maior ou menor de idade, 
estrangeiros 
apátridas (heimatlos ou apólidos). 
OBS: PODE SER O PROPRIO PACIENTE
b) pessoa jurídica. (sempre em favor de pessoa física)
2ª Parquet
3ª Defensoria Pública
4ª. O juiz concede ou impetra HC?
IMPETRADO, SUJEITO PASSIVO OU LEGITIMIDADE 	PASSIVA:
1ª Autoridade Pública:
2ª Pessoa jurídica:
ESPÉCIES DE HABEAS CORPUS
Preventivo (CF): nessa modalidade não há uma ameaça atual e concreta à liberdade de locomoção do paciente, mas sim uma situação de iminência de sofrer uma violência ou coação na sua liberdade ambulatória por ilegalidade ou abuso de poder. Concedido o remédio, expede-se um salvo-conduto e, por meio deste, o paciente recebedor do remédio fica impedido de ser privado de sua liberdade pelo fato que culminou a apreciação do writ pela autoridade prevista para tanto.
Repressivo ou Liberatório (CF): tem o fito afastar a sujeição ilegal à liberdade de locomoção já existente, visando elidir do constrangimento ou coação àquela pessoa que se encontra presa por ilegalidade ou abuso de poder. Quando prestado, expede-se um alvará de soltura e o preso é posto em liberdade.
Trancativo ou Profilático (doutrina e jurisprudência): É aquele destinado a trancar o inquérito policial ou a ação penal por patente ilegalidade ou por ausência de lastro probatório, neste caso pede-se o trancamento do procedimento.
ESPÉCIES DE HABEAS CORPUS
Preventivo (CF): 
Repressivo ou Liberatório (CF):
Trancativo ou Profilático (doutrina e jurisprudência):
NÃO PRECISA DE ADVOGADO
BASE LEGAL: ART. 5ºLXVIII e art. 647 a 667 do CPP
NÃO CABE HC EM PUNIÇÕES DISCIPLINARES MILITARES – ART. 142 § 2º CF. E CONTRA DECISÃO CONDENATORIA A PENA DE MULTA – SUMULA 693 – STF.
HC IMPETRADO POR ESTRANGEIRO SÓ SERÁ VÁLIDO SE ESTIVER EM LÍNGUA PORTUGUESA.
HC IMPETRADO POR ANALFABETO SÓ SERÁ VÁLIDO SE ASSINADO POR TERCEIRO A ROGO.
Prioridade processual
os processos de habeas Corpus têm prioridade sobre todos os atos judiciais. 
HABEAS CORPUS
HIPÓTESE DE CABIMENTO
PROTEGER O DIREITO DE LOCOMOÇÃO QUANDO VIOLADO POR ABUSO DE PODER OU ILEGALIDADE
BASE LEGAL
CPP – ARTs. 647 -667
DISPENSA
FORMALIDADE PROCESSUAL OU INSTRUMENTAL
PRESENÇA DE ADVOGADO
INADIMISSIBILIDADE
PUNIÇÕES MILITARES - ART. 142 § 2º CF
CONTRA DEC. CONDENATORIA A PENA DE MULTA - SUMULA 693- STF
ESPÉCIES
REPRESSIVO OU LIBERATORIO
SALVO CONDUTO
PREVENTIVO
ALVARÁ DE SOLTURA
TRANCATIVO OU PROFILÁTICO
TRANCAM. DO INQ. POLICIAL 
PARTE 1
PCC - Prof. Charles Carvalho
AÇÃO GRATUITA ART. 5º LXXVII
CF. ART. 5º LXVIII
DEMISSÃO OU SUSPENSÃO EM P. A. D
PROCESSO DE IMPEACHMENT
TEM PRIORIDADE PROCESSUAL SOBRE OS DEMAIS ATOS JUDICIAIS
155
FIGURAS INTERVENIENTES
PACIENTE
é quem sofre ou está sendo ameaçado de sofrer violência EM SUA LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO
IMPETRANTE, SUJEITO ATIVO OU LEGITIMIDADE ATIVA
IMPETRADO SUJEITO PASSIVO OU LEG. PASSIVA
PARTE2
PCC - Prof. Charles Carvalho
Q. Pessoa
Em beneficio próprio
Independ. de sexo, idade, estado mental.
estrangeiro
Apátrida, heimatlos ou apólidos
Parquet
P. Jurídica
Em favor de p. física
analfabeto
O próprio paciente
Concede
Física
Em beneficio de 3º
Q. Tipo de capacidade
HC em língua Portuguesa
3º deve assinar a rogo
autor. judiciaria
autor. públicas
particulares
Não pode ser paciente
D. Pública
156
HABEAS DATA
LXXII - conceder-se-á "habeas-data":
a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; 
(ou decurso de mais de dez dias sem decisão);
b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. (ou decurso de mais de quinze dias, sem decisão)
c) para a anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável. LEI 9.507-2007
OBJETO DO HD
Essa ação constitucional tem por objeto a tutela dos direitos fundamentais à privacidade. Dessa forma, tal objeto manifesta-se quando o Poder Público ou entidade de caráter público detém bancos de dados abertos ao público em geral e se nega a conceder informações de natureza pessoal ao titular de tais informações, seja para propriamente informar, retificar, assim como para anotar nos assentamentos do interessado contestação ou explicação sobre dado verdadeiro, mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.
LEGITIMIDADES EM HD
LEGITIMIDADE ATIVA ( IMPETRANTE)
O habeas data é ação personalíssima. 
Apenas o titular das informações é quem pode impetrar tal remédio constitucional. 
Tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica podem impetrar o HD..
 
LEGITIMIDADE PASSIVA ( IMPETRADO);
O HD pode ser impetrado contra qualquer instituição pública ou privada, pertencente a órgão público ou prestadora de serviço de interesse público, desde que mantenha bancos de dados. 
Prioridade processual
os processos de habeas data têm prioridade sobre todos os atos judiciais, exceto habeas corpus e mandado de segurança. 
Esgotamento da via Administrativa para o ingresso do Habeas Data 
O cabimento do writ condiciona-se à observância do interesse de agir, como exige o art. 8º, da Lei 9.507/97. 
Como toda e qualquer ação, o HD sujeita-se a três requisitos primordiais: possibilidade jurídica do pedido, interesse de agir e legitimidade das partes. Dos três, o interesse de agir tem destaque especial quando da impetração do referido remédio constitucional, posto que para se ingressar com o HD é necessária a recusa por parte dos bancos de dados públicos ou privados para prestarem as informações.
SÚMULA 02, DO STJ: “Não cabe o
habeas data se não houve recusa de informações por parte da autoridade administrativa”.
HABEAS DATA
HIPÓTESE DE 
CABIMENTO
RETIFICAÇÃO DE DADOS ART. 5º
IMPETRANTE
HABEAS DATA
PCC- Prof. Charles Carvalho
ASSEGURA CONHECIMENETO DE INFORMAÇÃO RELATIVA A PESSOA DO IMPETRANTE – PERSONALISSIMO ART. 5º 
OU MAIS DE 10 DIAS SEM DECISÃO – LEI 9.507/2007
OU MAIS DE 15 DIAS SEM DECISÃO – LEI 9.507/2007
para a anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável. – LEI 9.507/2007
PESSOA FISICA OU JURIDICA
AÇÃO GRATUITA ART. 5º LXXVII
IMPETRADO
ENTIDADES GOVERNAMENTAIS ou de CARÁTER PÚBLICO DESDE QUE MANTENHAM BANCOS DE DADOS
PRECISA DE ADVOGADO
BASE LEGAL
LEI 9.507-2007
CF. ART. 5º LXXII
166
MANDADO DE SEGURANÇA 
LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público; 
LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: 
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
OBJETO DO MS
mandado de segurança é a ação civil de rito sumaríssimo pela qual a pessoa pode provocar o controle jurisdicional quando sofrer lesão ou ameaça de lesão a direito líquido e certo, não amparado por Habeas Corpus nem Habeas Data, em decorrência de ato de autoridade, praticado com ilegalidade ou abuso de poder. ( Di Pietro, Maria Sylvia Zanella / Direito Administrativo. 2009). 
LEGITIMIDADE ATIVA OU IMPETRANTE:
INDIVIDUAL: 
é sempre pessoa física ou jurídica, pública ou privada, possuidora do direito líquido e certo. 
COLETIVO: 
Partidos políticos com representação no congresso nacional
Organização sindical; entidades de classes; associações constituída pelo menos 1 ano
LEGITIMIDADE PASSIVA ou IMPETRADO 
MS INDIVIDUAL E COLETIVO
deverá ser a pessoa jurídica de direito público ou privado que esteja no exercício de atribuições do Poder Público.
Prioridade processual
os processos de Mandado de Segurança têm prioridade sobre todos os atos judiciais, exceto habeas corpus. 
NECESSITA DE ADVOGADO
Base Legal: art. 5 LXIX e LXX e Lei 12.016-2009
Prazo decadencial: 120 DIAS
MANDADO DE
SEGURANÇA
HIPÓTESE DE CABIMENTO
PROTEGER O DIREITO LIQUIDO E CERTO NÃO AMPARADO POR H.C e H.D
BASE LEGAL
LEI 12.016 -09
INDIVIDUAL
IMPETRANTE
PESSOA FISICA OU JURÍDICA
CONSTITUÍDA E EM FUNCIONAMENTO NO MINIMO HÁ 
UM ANO
MANDADO DE SEGURANÇA
Prof. Charles Carvalho
COLETIVO
PARTIDO POLITICO
REPRESENTAÇÃO no CN
ORG. SINDICAL
ENTIDADE DE CLASSE
ASSOCIAÇÕES
PRECISA DE ADVOGADO
AÇÃO NÃO GRATUITA
IMPETRADO
AUT. PÚBLICA
AG. DE P. JURÍDICA
CF. ART. 5º LIX e LXX
174
MANDADO DE INJUNÇÃO
LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
 
FALTA TOTAL OU PARCIAL– LEI 13.300 - 2016
OBJETO DO M. INJUNÇÃO
O Mandado de Injunção é uma ação (remédio) constitucional de caráter civil e de procedimento especial que visa à garantia da efetividade, aplicabilidade e eficácia das normas contidas no texto constitucional. 
LEGITIMIDADE ATIVA OU IMPETRANTE:
Individual: Qualquer Pessoa física ou jurídica pública ou privada
Coletivo: 
Partido politicos com representação no CN
organização sindical, entidades de classe ou associações constituídas e em funcionamento a pelo menos um ano. (mesmos do MS coletivo).
MINISTÉRIO PÚBLICO
DEFENSORIA PÚBLICA
LEGITIMIDADE PASSIVA ou IMPETRADO 
Órgão responsável pela elaboração de norma faltante. 
Autoridade Pública
Base Legal: art. 5º LXXI e LEI 13.300 DE 2016
PRECISA DE ADVOGADO
MANDADO DE INJUNÇÃO
HIPÓTESE DE 
CABIMENTO
IMPETRANTE
MANDADO DE INJUNÇÃO
Prof. Charles Carvalho
sempre que a falta de norma regulamentadora
PESSOA FISICA OU JURIDICA
AÇÃO NÃO GRATUITA ART. 5º LXXVII
IMPETRADO
ORGÃO PÚBLICO
torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais
e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
BASE LEGAL
ART. 5º LXXI 
LEI. 13.300-16 
INDIVIDUAL
IMPETRANTE
COLETIVO
PARTIDO POLITICO
REPRESENTAÇÃO no CN
ORG. SINDICAL
ENTIDADE DE CLASSE
ASSOCIAÇÕES
CONSTITUÍDA E EM FUNCIONAMENTO NO MINIMO HÁ 
UM ANO
M. PÚBLICO
D. PÚBLICA
AUTORIDADE PÚBLICA
Norma de Eficácia Limitada 
STF - CORRENTE CONCRETISTA
181
AÇÃO POPULAR
LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesiva ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência exceção se iniciar pela justiça gratuita.
OBJETO DA AÇÃO POPULAR
“é um instrumento de participação, que foi conferido ao cidadão pela Constituição, o que se dá por via do Poder Judiciário, e que se circunscreve, nos termos constitucionais, à invalidação de atos ou contratos praticados pelas entidades indicadas na Constituição e em lei específica, que estejam maculados pelo vício da lesão ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente, ao patrimônio histórico ou cultural”. (André Ramos Tavares). 
184
LEGITIMIDADE ATIVA OU IMPETRANTE
Somente Cidadão brasileiro em gozo de seus direitos políticos. 
LEGITIMIDADE PASSIVA OU IMPETRADO
As pessoas jurídicas de onde emanou o ato;
As autoridades, funcionários ou administradores, que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado ou que, por omissão, tiverem dado oportunidade à lesão;
Os beneficiários diretos do mesmo, se houver.
 
Base Legal: lei 4717/1965
Capacidade postulatória (advogado): SIM 
 
AÇÃO POPULAR
HIPÓTESE DE 
CABIMENTO
IMPETRANTE
AÇÃO POPULAR
PCC - Prof. Charles Carvalho
anular ATO LESIVO ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico.
CIDADÃO EM GOZO DOS DIREITOS POLITICOS
ISENTO
IMPETRADO
 As pessoas jurídicas de onde emanou o ato
PRECISA DE ADVOGADO
BASE LEGAL
LEI 4.717-1965
CF. ART. 5º LXXIII
CUSTA JUDICIAIS 
ÔNUS DA SUCUMBENCIA 
BOA FÉ
 autoridades, funcionários ou administradores 
Os beneficiários diretos do mesmo
188
 § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.
§ 2º - Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte
§ 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos (3/5) dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. 
DECRETO LEGISLATIVO Nº 186, de 2008
Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007
FORÇA DOS TRATADOS INTERNACIONAIS
EMENDA CONSTITUCIONAL
T. I. D. HUMANOS
2 TURNOS
3/5
2 TURNOS
3/5
SUPRALEGAL
T. I. DIREITOS
HUMANOS
APROVADOS SEM ESSA QUALIFICAÇÃO
APROVADOS ANTES DA E.C 45 DE 2004
LEI ORDINÁRIA
DEMAIS TRATADOS
PCC - Prof. Charles Carvalho
C.FEDERAL, EC, TRAT. INTER SOBRE DH COM ESTATUS DE E. CONSTITUCIONAL
TRAT. INTER. D.HUMANOS SEM ESTATUS DE E.CONSTITUCIONAL
E OS T. INTER. D.H APROVADOS ANTES DA EC 45 DE 2004
LEI COMPLEMENTAR, LEI ORDINARIA, LEI DELEGADA, MPS, DECRETO LEGISLATIVO, RESOLUÇÕES E TRATADOS INTERNACIONAIS GERAIS
DECRETOS, PORTARIAS, INSTRUÇÕES NORMATIVAS
PCC- Prof. Charles Carvalho
NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS
Parágrafos do art. 5ª
§ 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. 
CAIU EM PROVA!
(AOCP – SERCONTEL S.A – 2016).
Considere o seguinte texto constitucional (CF 1988, Tít. II, Art. 5º., VI): “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”. Referente ao texto apresentado, liberdade de crença e proteção aos locais de culto são, respectivamente:
(A) garantia e direito.
(B) direito e garantia.
(C) ato e obrigação.
(D) obrigação e ato.
(E) direito e dever.
 
(AOCP – CISAMUSEP – ADVOGADO - 2016).
De acordo com a constituição Federal, acerca dos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.
(A) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inclusive a de caráter paramilitar.
(B) A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização e a interferência estatal em seu funcionamento se dá por meio da exigência de licença especial.
(C) As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
(D) Ninguém poderá ser compelido a associar-se, todavia, uma vez associado, a permanência é obrigatória, salvo disposição legal em contrário.
(E) Às entidades associativas não pode ser conferida legitimidade para representar seus filiados judicialmente, sendo que, ainda que haja autorização expressa, a legitimidade alcançará apenas a representação extrajudicial.
(AOCP – PREF. DE CAMAÇARI -BH– ADVOGADO - 2010).
De acordo com a Constituição Federal, o Mandado de Segurança Coletivo pode ser impetrado por: 
(A) Partidos políticos, ainda que sem representação no Congresso Nacional;
(B) Qualquer pessoa interessada ;
(C) Qualquer Juiz, prefeito ou vereador, em defesa dos próprios direitos 
(D) Prefeitos, governadores e deputados, em defesa dos próprios direitos 
(E) Organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados 
(AOCP – TRE- AC – TJAAD – 2015).
A lei considerará crime(s) inafiançável(is) e insuscetível(is) de graça ou anistia  
os crimes contra a administração pública. 
o terrorismo. 
os crimes eleitorais. 
o racismo. 
os crimes contra a ordem econômica. 
(cespe – DPU – analista TECNICO ADMINISTRATIVO – 2015). 
Para que direitos e garantias expressos em tratados internacionais ratificados pelo Brasil sejam formalmente reconhecidos no sistema jurídico brasileiro, é necessária a aprovação de cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros. 
 ( )certo
 ( )errado
(FCC – INSS– PERITO MÉDICO PREVIDENCIÁRIO– 2012).
A previsão constitucional que determina a reserva de percentual dos cargos e empregos para as pessoas portadoras de deficiência tem como objetivo, precipuamente, promover o direito à
(A) vida.
(B) liberdade individual.
(C) igualdade material.
(D) segurança.
(E) saúde coletiva
(CESPE - UNB - TRT 4ª ANALISTA JUDICIÁRIO - 2009).
Determinada associação, regulamente constituída e em seu funcionamento mais de um ano, vê violado, por ato abusivo de autoridade publica, um direito liquido e certo seu. Para defender tal direito, essa associação deve lançar mão de:
Ação civil publica
Mandado de segurança coletivo
Mandado de segurança individual
Mandado de injunção
Ação popular

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando