Buscar

3° Avaliando Aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704115752)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	FGV - Técnico Judiciário (TRT 12ª Região)/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017
  Gilda pretende contratar uma babá para tomar conta de sua filha. De acordo com a Lei de Regência, a idade mínima para que alguém seja contratado como empregado doméstico é de:
		
	
	16 anos;
	
	14 anos;
	
	20 anos;
	 
	18 anos;
	
	21 anos;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704120953)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XII Exame Unificado OAB) Eugênio é policial militar ativo e cumpre escala de 24x72 horas no seu batalhão. Nos dias em que não está de plantão, trabalha em um supermercado como segurança, recebendo ordens do gerente e um valor fixo mensal, jamais se fazendo substituir na prestação do labor. Nesse caso, de acordo com a jurisprudência consolidada do TST, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Eugênio poderá ser reconhecido como empregado, desde que presentes os requisitos legais, ainda que sofra a punição disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.
	
	Por ser servidor público militar, Eugênio não poderá ter o vínculo empregatício reconhecido, mesmo que presentes os requisitos da CLT, pois trata-se de norma de ordem pública.
	
	Caso tenha o vínculo empregatício reconhecido em juízo, isso impede que a Administração Pública aplique qualquer punição a Eugênio, pois ele realizou um trabalho lícito.
	
	Eugênio é trabalhador intermitente, porém, a jornada de trabalho de 24x72 horas é ilegal, devendo ser oferecida dnúnicia perante o ministério público do trabalho por prática de conduta irregular no serviço público .
	
	Trata-se de trabalho ilícito que, portanto, não gera vínculo empregatício e credencia a administração a aplicar imediata punição ao servidor.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704110802)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Câmara de Feira de Santana/BA ¿ 2018 ¿ Procurador Jurídico Adjunto) Assinale a alternativa correta sobre qual a figura jurídica que identifica a total paralisação dos efeitos do contrato de trabalho.
		
	
	Interrupção
	
	Mitigação
	
	Celebração 
	
	.
	 
	Suspensão
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704120966)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Joana trabalhava para a empresa WRT Ltda. e atuava como analista financeiro. Mostrando bom desempenho, o empregador a promoveu ao cargo de confiança de gerente financeiro em 12/11/2007 e, dali em diante, passou a lhe pagar, além do salário, uma gratificação de função de 50% do salário. Na data de hoje, a empresa resolveu retorna-la ao cargo de origem e suprimiu a gratificação de função. Diante da situação apresentada, nos atuais termos da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A reversão só é válida com a permissão do sindicato sob pena de se considerar rebaixamento, nulo de pleno direito.
	
	Pode haver a reversão, mas a gratificação de função não pode ser suprimida.
	
	A alteração contratual é nula, tratando-se na verdade de rebaixamento.
	
	Uma alteração desse vulto necessitaria de ordem judicial, a ser declarada em ação revisional.
	 
	A reversão é válida, pois não há estabilidade em cargos de gerência.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704115758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com as normas veiculadas na Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar, em relação à contratação do empregado aprendiz:
		
	 
	nas localidades em que não houver oferta de ensino médio, para a validade do contrato de aprendizagem, a contratação do aprendiz poderá ocorrer sem a frequência à escola, desde que ele já tenha concluído o ensino fundamental.
	
	 o contrato de trabalho pode ser por prazo indeterminado.
	
	a idade máxima prevista para o trabalhador aprendiz é a mesma em caso de trabalhador com ou sem deficiência.
	
	o contrato de trabalho do aprendiz dispensa anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
	
	a contratação do aprendiz gera vínculo de emprego com a empresa tomadora do serviço.

Continue navegando