Buscar

duvidas aula 4

Prévia do material em texto

(CESPE/2017) O professor de artes, ao propor estudo de aspectos peculiares acerca de determinadas manifestações artísticas, a partir de uma perspectiva multicultural, estimula o aluno a
		
	
	apreciar determinada manifestação artística de interesse do professor.
	
	usar um código cultural hegemônico.
	 
	apropriar-se de diferentes códigos culturais.
	
	refletir sobre a formação dos guetos culturais.
	 
	valorizar a cultura erudita.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na sala de aula é importante que o professor de arte:
		
	
	Priorize a livre expressão artística como escape da rotina escolar.
	 
	Incentive de modo diversificado o gosto pela arte em suas diversas manifestações.
	
	Saliente a importância da produção do aluno em detrimento de outras produções artísticas.
	
	Entenda a disciplina de arte apenas como elemento curricular a colaborar com as demais disciplinas do currículo escolar.
	
	Promova entre os alunos apenas a preferência por manifestações artístico-culturais locais, presentes no cotidiano do aluno.
	
Explicação:
O ensino da arte deve valorizar a diversidade culturalpromovendo o contato dos alunos com as manifestações de diferentes períodos,  locais e contextos sociais .
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Destaca-se neste movimento a importância da satisfação das necessidades infantis, bem como a estimulação de sua própria atividade. A criança não mais é considerada "inacabada", uma miniatura do adulto, um "adulto incompleto", e por isso precisa ser atendida segundo as especificidades de sua natureza infantil. Este Movimento de ensino da arte foi denominado:
		
	
	Escola Tradicional
	 
	Tecnicista
	
	Construtivista
	
	Cubista
	 
	Escola Nova
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O ensino de arte dentro do espaço do museu é imprescindível, pois no contato direto com a obra de arte é que se tem uma noção mais ampla da arte como conhecimento. Nesse sentido, a arte como conhecimento, proporciona:
		
	
	prazer estético ao indivíduo, sem a preocupação com outros aspectos do ensino da arte.
	
	somente o entendimento técnico sobre estilos e movimentos artísticos.
	 
	meios para a compreensão do pensamento e das expressões de uma cultura.
	
	exclusivamente oportunidades para aprender conceitos técnicos e históricos.
	
	orientação a visitas guiadas a percursos, do começo ao fim.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A partir da leitura do texto "O ensino da arte na instituição cultural: criação didática com arte ou ilusão" de Rosa Iavelberg, marque a alternativa INCORRETA em quanto à contribuição de Ana Mae Barbosa em relação à assimilação do universo da arte pelos públicos de mostras e exposições?
		
	
	A visita a museus deve favorecer ao visitante elevar seu nível de reflexão artística e saberes diversos a patamares mais avançados.
	
	A autora reconhece o potencial educativo de espaços como museus e instituições culturais.
	
	A maior contribuição de Ana Mae Barbosa foi, a partir da proposta triangular, inserir a dimensão da contextualização, isso significa a possibilidade de alcançar a variedade das culturas que os diferentes públicos trazem para os museus.
	 
	Iavelberg defende que o espaço do museu, ao contrário da escola, não tem caráter educativo e deve ser mantido como lócus apropriado para as memórias e depósito de objetos da antiguidade.
	
	A contextualização permite ao educador, no museu, realizar a investigação na prática, a partir de seu contexto cultural, utilizando seus saberes da didática da arte.
	
Explicação:
O museu é um espaço educativo e deve promover acessibilidade para todos os tipos de público .
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O filósofo norte-americano John Dewey concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social, que integrava os conceitos de sociedade e indivíduo. Uma das principais ideias do ensino da arte no contexto do escolanovismo, tomada de Dewey, foi:
		
	
	a instrumentalização da arte para a liberação emocional.
	
	a dispensabilidade de contextualização histórica da produção artística.
	
	a arte na escola como preparação para o mundo profissional.
	 
	a arte como experiência individual e social.
	
	o desenvolvimento das técnicas artísticas.
	
Explicação:
O movimento da Escola Nova fundamentado no pensamento de Dewey destaca a produção individual e coletiva, com ênfase na livre expressão.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(CESPE/2017) A massificação do conhecimento não educa nem oferece contribuições para a construção da cidadania. Em oposição a essa tendência massificadora do conhecimento, a educação por meio da arte estabelece o processo dialógico entre
		
	 
	o fazer artístico e interação com a realidade
	
	a tradição da arte europeia e a valorização da técnica.
	
	realidade social de classes populares e discurso científico
	 
	o fazer artístico e o conhecimento erudito.
	
	realidade social de classes abastadas e o discurso científico
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A partir dos anos oitenta constituiu-se no Brasil um movimento que teve como finalidade rever e propor novos encaminhamentos à ação educativa em Arte e conscientizar e organizar os profissionais sobre a necessidade de valorização e busca de conhecimentos e competências na área, com vistas ao aprimoramento do professor de Arte. Esse Movimento passou a chamar-se
		
	 
	Educação artística
	
	Ensino de Arte
	
	Arte Moderna
	 
	Arte-educação
	
	Didática com arte
	
Explicação: Embora o ensino de Arte esteja previsto por lei na escola brasileira desde início da década de 70, sua história é muita mais ampla do que o registro oficial aponta, efetuando um percurso enriquecido pelas diversas teorias de ensino que proporcionaram aos professores à procura de novos caminhos na reestruturação de seu trabalho pedagógico.

Continue navegando