Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
GABARITO SIMULADO 1

Pré-visualização | Página 1 de 3

GABARITO DO SIMULADO DE PSICOLOGIA N º 1
SIMULADO SOBRE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS - 1
QUESTÃO 1
Conforme uma pessoa anda, os estímulos que lhe chegam até a retina sofrem uma série de alterações. No entanto, essa pessoa percebe os estímulos da mesma forma. Isto é um exemplo de:
a) 	constância perceptiva
b) 	percepção de movimento real
c) 	percepção de movimento aparente
d) 	percepção de movimento induzido
e) 	descarga corolária
COMENTÁRIO:
1A- Embora a forma, o tamanho e a luminosidade dos objetos no mundo externo estejam constantemente mudando, a percepção desses objetos permanece inalterada. Esse processo de inferência é denominado de constância perceptiva. Embora as pessoas façam essa inferência de forma automática, o fenômeno da constância perceptiva depende de aprendizagem.
QUESTÃO 2
2-	Uma pessoa viveu desde o seu nascimento em uma selva com vegetação bem fechada, de forma que objetos distantes dificilmente podiam ser observados. Certo dia, essa pessoa é levada pela primeira vez a uma região totalmente aberta. Quando essa pessoa vê um búfalo muito distante, de forma que a figura do búfalo se mostra extremamente pequena, essa pessoa tende a confundir o búfalo com um mosquito. Esse problema de percepção está associado a uma ausência de que fenômeno perceptual?
a) 	Figura e fundo
b) 	Adaptação sensorial
c) 	Predisposição perceptual
d) 	Percepção de forma
e) 	Constância perceptiva
COMENTÁRIO:
2E- Embora a forma, o tamanho e a luminosidade dos objetos no mundo externo estejam constantemente mudando, a percepção desses objetos permanece inalterada. Esse processo de inferência perceptiva é denominado de constância perceptiva. Por exemplo, objetos distantes parecem bem menores do que eles realmente são, mas somos capazes de inferir o tamanho real desse objeto. Embora as pessoas façam essa inferência de forma automática, o fenômeno da constância perceptiva depende de aprendizagem. Dessa forma, como a pessoa sempre viveu em uma selva fechada e nunca teve a chance de aprender que objetos
QUESTÃO 3
O estudo da percepção tem como principal objetivo estudar:
a) 	a detecção de estímulos
b) 	o desenvolvimento de ilusões
c) 	a interpretação de estímulos
d) 	a discriminação de estímulos
e) 	a generalização de estímulos
COMENTÁRIO:
3C- Percepção é o processo de atribuir significado a uma determinada sensação. Sensação é a consciência da ocorrência de um estímulo.
QUESTÃO 4
O fenômeno da constância perceptiva
a) 	depende de aprendizagem
b) 	não depende de aprendizagem
c) 	ocorre ao nível dos receptores
d) 	está relacionado com as alterações conscientes e voluntárias do tamanho, da luminosidade e da forma de um estímulo
e) 	depende da intensidade do estímulo
COMENTÁRIO:
4A- Embora os objetos no mundo externo estejam constantemente mudando, a percepção desses objetos permanece inalterada. Esse processo de inferência perceptiva é denominado de constância perceptiva. Por exemplo, objetos distantes parecem bem menores do que eles realmente são, mas somos capazes de inferir o tamanho real desse objeto. Embora as pessoas façam essa inferência de forma automática, o fenômeno da constância perceptiva depende de aprendizagem.
QUESTÃO 5
A caixa de Skinner é utilizada para o estudo de que tipo de aprendizagem?
a) 	Respondente
b) 	De segunda ordem
c) 	Perceptual
d) 	Motora
e) 	Operante
COMENTÁRIO:
5E- Condicionamento operante é um processo de aprendizagem onde a resposta é modelada e mantida graças às consequências que essa resposta produz. Para a demonstração desse tipo de aprendizagem, Skinner desenvolveu uma caixa onde ratos privados de comida tinham que pressionar uma barra para ganhar um pouco de alimento. O que se observa é que o animal é capaz de aprender essa resposta desde que ela seja capaz de produzir um pouco de comida. Ou seja, a consequência da resposta é a principal característica da aprendizagem operante.
QUESTÃO 6
Flávia teve uma experiência traumática durante sua infância. Seu pai costumava beber e ao chegar a casa gritava e batia nela. Hoje Flávia está na adolescência, mas não consegue se relacionar com nenhuma pessoa do sexo oposto. Ao conversar com sua terapeuta, ela disse que os homens são todos maus e agressivos. Assinale o processo que está acontecendo com Flávia e que tipo de procedimento poderia ser utilizado para que ela aprendesse a distinguir seu pai de outros tipos de pessoas do sexo oposto.
a) 	Reforço positivo e punição
b) 	Generalização e discriminação
c) 	Generalização e punição
d) 	Discriminação e extinção
e) 	Modelagem e extinção
COMENTÁRIO:
6B- Na aprendizagem associativa, um estímulo originalmente neutro (CS) fica associado com um estímulo incondicionado (US). Após a aquisição da resposta condicionada (CR) frente a um CS, estímulos parecidos ao CS podem eliciar a CR com menos intensidade. Quanto maior for a semelhança entre o CS e o outro estímulo maior a generalização. Por outro lado, se o sujeito é capaz de diferenciar o CS associado com o US de outros estímulos semelhantes ao CS então o processo de generalização tende a desaparecer dando lugar ao fenômeno de discriminação. Discriminação e generalização mantêm relação inversamente proporcional. Quanto maior a discriminação menor a generalização. No caso da questão, cada tipo de sirene (CS) está associada a um determinado veículo. O fato de Flávia acreditar que todos os homens são iguais a seu pai indica um fenômeno de generalização. Nesse caso cabe um processo de discriminação para que se possa diferenciar os outros homens.
QUESTÃO 7
A apresentação contínua de um estímulo condicionado na ausência de um estímulo incondicionado leva à _______________________________da resposta condicionada.
a) 	recuperação espontânea
b) 	inibição
c) 	aquisição
d) 	requisição
e) 	extinção
COMENTÁRIO:
7E- A extinção de uma resposta condicionada classicamente ocorre quando o estímulo condicionado é apresentado na ausência do estímulo incondicionado. A magnitude da resposta condicionada eliciada pelo estímulo condicionado tende a desaparecer gradualmente conforme o estímulo condicionado vai sendo apresentando na ausência do estímulo incondicionado. Após a extinção, pode-se ainda observar uma eventual ocorrência da resposta condicionada frente ao estímulo condicionado através do processo de recuperação espontânea.
QUESTÃO 8
Na definição de comportamento instintivo, Lorenz e Tinbergen não incluem comportamentos que
a) 	se desenvolvem por processos maturacionais
b) 	são encontrados em todos os indivíduos de uma espécie (comportamentos específicos da espécie)
c) 	acorrem de forma rígida quando determinados estímulos são apresentados
d) 	dependem de um processo de aprendizagem para que possam ser expressos
e) 	não dependem de processos de aprendizagem para que possam ocorrer
COMENTÁRIO:
8D- De acordo com Lorenz e Tinbergen, o conceito de comportamento inato não inclui comportamentos que dependam de um processo de aprendizagem.
QUESTÃO 9
Uma criança aprende a amarrar os seus sapatos olhando como o seu pai amarra os seus sapatos. Esse tipo de aprendizagem é denominado de:
a) 	operante
b) 	respondente
c) 	vicariante
d) 	insight
e) 	social
COMENTÁRIO:
9C- Aprendizagem vicariante, também conhecida por aprendizagem observacional, modelação ou imitação está relacionada com a observação de um modelo.
QUESTÃO 10
Na música “Carinhoso”, o trecho: “Meu coração, não sei porque, bate feliz quando te vê”, é um exemplo de
a) 	modelação
b) 	condicionamento condicional
c) 	condicionamento operante
d) 	condicionamento instrumental
e) 	condicionamento clássico
COMENTÁRIO:
10E- Aprendizagem ou condicionamento respondente, também chamada de condicionamento clássico, pavloviano ou associativo, caracteriza-se pelo fato de um estímulo originalmente neutro ficar associado com um estímulo incondicionado. O estímulo incondicionado é capaz de produzir naturalmente uma série de respostas. No caso da música, o estímulo condicionado é a pessoa por quem o autor da letra está apaixonado. A resposta
Página123