Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando os apontamentos de Saviani (2005), a “pedagogia brasílica” sofreu oposição inclusive dentro da Ordem Jesuíta e acabou sendo substituída pelo método de ensino do Ratio Studiorum, que era um conjunto de regras formais. Atualmente, chamamos esse método de Pedagogia Tradicional. Uma definição dessa concepção pedagógica pode ser conferida nas palavras de Saviani, ao afirmar que: “essa concepção pedagógica se caracteriza por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideal que define enquanto ser humano. Para a vertente religiosa, tendo sido o homem feito por Deus à sua imagem e semelhança, a essência humana é considerada, pois, criação divina. Em consequência, o homem deve se empenhar em atingir a perfeição humana natural para fazer merecer a dádiva da vida sobrenatural” (SAVIANI, 2005, p. 6).
De acordo com essa abordagem, assinale a alternativa correta sobre o alcance da plenitude humana almejada pela Pedagogia Tradicional religiosa:
a. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento.
b. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre prestativo e acessível para a sua comunidade religiosa.
c. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia do Amor pretendia moldar o ser humano, de acordo com seus sentimentos.
d. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre grato pela vida e obedecendo as leis divinas.
e. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse feliz em sua plenitude na sociedade onde vive.

As teorias de ensino que perduraram, mudaram ou se adaptaram ao longo dos anos, nas escolas do Brasil, são o resultado de um processo histórico, político e social. As vertentes pedagógicas receberam a influência de pensadores de diversos países, como Portugal, Estados Unidos, França, etc. A partir do final da década de 1950, o escolanovismo começou a dar sinais de desgaste e insatisfação na prática. A nova sociedade, rumo à industrialização e em busca de mão de obra especializada, começou a exigir um tipo de escola diferenciada, procurava formar trabalhadores com conhecimentos pontuais para atuar em ramos específicos do mercado de trabalho.
Sendo assim, marque a alternativa que melhor caracteriza a concepção educacional descrita no texto acima:
a. Escola nova.
b. Escola Laica.
c. Escola tecnicista.
d. Escola religiosa.
e. Escola tradicional.

Após a publicação da lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), novas leis foram inseridas no contexto educacional, como forma de complementar a organização da escola e do magistério, dentre elas, podemos citar a Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), e a Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O projeto Fundeb está programado para funcionar de 2007 a 2020, atuando em toda a educação básica - da creche ao ensino médio, com o intuito de redistribuir os recursos da educação. Essa distribuição é realizada de acordo com o censo escolar do ano anterior de cada escola.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O Fundef funcionou de 1997 até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O Fundeb está presente em todos os estados e no Distrito Federal. A sua renda é composta de 20% das receitas do Fundo de Participação dos Estados (FPE); Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações (IPIexp); Desoneração das Exportações (LC n. 87/96); etc.
a. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d. As duas são proposições falsas.
e. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

A educação brasileira, a partir dos anos de 1990, foi marcada pela intensa presença do capitalismo, em que o Estado marca a sua participação com ações de políticas públicas, para manter a reprodução do capital. Nesse contexto de fim de Ditadura Militar e abertura política, chegam ao Brasil as ideias do neoliberalismo. O governo brasileiro das duas últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI começou a delegar parte de suas funções para o mercado e empresas privadas. Sobretudo nesse governo foram intensificadas as privatizações de organizações estatais e a procura de financiamentos para manter sua política de governo. Era o Estado de atuação mínima.
Neste período quais foram os presidentes responsáveis pelas privatizações?
a. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
b. João Goulart e Getúlio Vargas.
c. Prudente de Moraes e Rodrigues Alves.
d. Luiz Inácio( Lula) e Dilma Roussef.
e. Fernando Collor e José Sarney.

As concepções pedagógicas brasileiras estão diretamente relacionadas ao contexto social no qual estão inseridas. A Escola Tradicional religiosa ficou marcada pelos religiosos, que queriam ensinar para dominar e converter. A Escola Tradicional laica continuou mantendo os mesmos métodos de autoritarismo, segundo os quais o professor era o centro do processo. Por causa da independência do país e da proliferação das ideias iluministas, o ensino passou a respeitar o ensino religioso em favor de uma educação firmada na ciência e na razão.
Quais os outros aspectos que marcaram a concepção pedagógica tradicional (seja ela religiosa ou laica)? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
a. A escola tem como função retratar a vida do aluno e do professor como facilitador da aprendizagem.
b. A escola tem como função de preservar os conhecimentos e privilegiar as classes menos favorecidas.
c. A escola tem como função valorizar o aluno e o professor é criador de situações de aprendizagem.
d. A escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor assume um papel autoritário.
e. A escola tem como função ser democrática e o aluno é o centro do processo educativo.

Com a promulgação da Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 foi considerada em desuso e, por isso, uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente.
Em 1992, o senador Darcy Ribeiro apresentou um projeto de reformulação da educação brasileira, destinado a fixar diretrizes e bases para a educação nacional. No entanto, esse projeto seria sancionado pelo presidente somente oito anos depois, em 20 de dezembro de 1996, sob o n. 9.394. A nova LDB trouxe inovações em relação às leis anteriores, uma delas foi:
a. A criação de unidades de ensino para atender crianças com dificuldades de aprendizagem.
b. A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica.
c. A criação de ciclos e níveis de aprendizagem para a educação básica.
d. A criação do Projeto Político Pedagógico para cada núcleo educacional.
e. O Ensino Fundamental passou de oito para nove anos de obrigatoriedade.

No período de Ditadura Militar surgiu um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica.
A respeito da visão que se tem do professor e do aluno nessa concepção e da relação entre eles, analise as afirmativas a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( )O professor e o aluno são considerados sujeitos igualmente ativos no processo de ensino-aprendizagem como seres sociais e históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que orienta, interfere e produz condições propícias para que a aprendizagem ocorra, interagindo com o aluno na construção do conhecimento.
( )A Pedagogia Histórico-Crítica pretende formar alunos que se vejam e hajam como cidadãos conscientes de seu lugar histórico e social, que consigam transformar o saber objetivo em saber escolar e que não apenas assimilem os conteúdos com objetivos acadêmicos, mas que atuem na transformação da sociedade.
( )A avaliação tem caráter contínuo, em que o professor percebe o desenrolar de sua prática pedagógica e pode reformular ou interferir para que o aprendizado aconteça de maneira mais eficaz. Ao mesmo tempo, o aluno recebe o resultado de sua avaliação para programar mudanças na sua forma de aprender, dessa forma, estão presentes também provas para aferir a compreensão e memorização do conteúdo buscando verificar o aprendizado do aluno.
a. V, V, V.
b. F, F, V.
c. V, F, V.
d. F, V, F.
e. V, V, F.

As teorias de ensino que perduraram, mudaram ou se adaptaram ao longo dos anos, nas escolas do Brasil são o resultado de um processo histórico, político e social.
Analise o conjunto de características a seguir e assinale a que Concepções de Educação se referem: “Função da Escola: Privilegiar camadas sociais mais favorecidas transmitindo o conhecimento científico sistematizado; Professor: transmite o conhecimento como dono do saber; Aluno: recebe os conteúdos de forma passiva; Avaliação: enfatiza a memorização e a reprodução”.
a. Tradicional Laica.
b. Tecnicista.
c. Escola Nova.
d. Liberal.
e. Tradicional Religiosa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando os apontamentos de Saviani (2005), a “pedagogia brasílica” sofreu oposição inclusive dentro da Ordem Jesuíta e acabou sendo substituída pelo método de ensino do Ratio Studiorum, que era um conjunto de regras formais. Atualmente, chamamos esse método de Pedagogia Tradicional. Uma definição dessa concepção pedagógica pode ser conferida nas palavras de Saviani, ao afirmar que: “essa concepção pedagógica se caracteriza por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideal que define enquanto ser humano. Para a vertente religiosa, tendo sido o homem feito por Deus à sua imagem e semelhança, a essência humana é considerada, pois, criação divina. Em consequência, o homem deve se empenhar em atingir a perfeição humana natural para fazer merecer a dádiva da vida sobrenatural” (SAVIANI, 2005, p. 6).
De acordo com essa abordagem, assinale a alternativa correta sobre o alcance da plenitude humana almejada pela Pedagogia Tradicional religiosa:
a. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento.
b. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre prestativo e acessível para a sua comunidade religiosa.
c. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia do Amor pretendia moldar o ser humano, de acordo com seus sentimentos.
d. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre grato pela vida e obedecendo as leis divinas.
e. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse feliz em sua plenitude na sociedade onde vive.

As teorias de ensino que perduraram, mudaram ou se adaptaram ao longo dos anos, nas escolas do Brasil, são o resultado de um processo histórico, político e social. As vertentes pedagógicas receberam a influência de pensadores de diversos países, como Portugal, Estados Unidos, França, etc. A partir do final da década de 1950, o escolanovismo começou a dar sinais de desgaste e insatisfação na prática. A nova sociedade, rumo à industrialização e em busca de mão de obra especializada, começou a exigir um tipo de escola diferenciada, procurava formar trabalhadores com conhecimentos pontuais para atuar em ramos específicos do mercado de trabalho.
Sendo assim, marque a alternativa que melhor caracteriza a concepção educacional descrita no texto acima:
a. Escola nova.
b. Escola Laica.
c. Escola tecnicista.
d. Escola religiosa.
e. Escola tradicional.

Após a publicação da lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), novas leis foram inseridas no contexto educacional, como forma de complementar a organização da escola e do magistério, dentre elas, podemos citar a Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), e a Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O projeto Fundeb está programado para funcionar de 2007 a 2020, atuando em toda a educação básica - da creche ao ensino médio, com o intuito de redistribuir os recursos da educação. Essa distribuição é realizada de acordo com o censo escolar do ano anterior de cada escola.
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O Fundef funcionou de 1997 até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O Fundeb está presente em todos os estados e no Distrito Federal. A sua renda é composta de 20% das receitas do Fundo de Participação dos Estados (FPE); Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações (IPIexp); Desoneração das Exportações (LC n. 87/96); etc.
a. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d. As duas são proposições falsas.
e. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

A educação brasileira, a partir dos anos de 1990, foi marcada pela intensa presença do capitalismo, em que o Estado marca a sua participação com ações de políticas públicas, para manter a reprodução do capital. Nesse contexto de fim de Ditadura Militar e abertura política, chegam ao Brasil as ideias do neoliberalismo. O governo brasileiro das duas últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI começou a delegar parte de suas funções para o mercado e empresas privadas. Sobretudo nesse governo foram intensificadas as privatizações de organizações estatais e a procura de financiamentos para manter sua política de governo. Era o Estado de atuação mínima.
Neste período quais foram os presidentes responsáveis pelas privatizações?
a. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
b. João Goulart e Getúlio Vargas.
c. Prudente de Moraes e Rodrigues Alves.
d. Luiz Inácio( Lula) e Dilma Roussef.
e. Fernando Collor e José Sarney.

As concepções pedagógicas brasileiras estão diretamente relacionadas ao contexto social no qual estão inseridas. A Escola Tradicional religiosa ficou marcada pelos religiosos, que queriam ensinar para dominar e converter. A Escola Tradicional laica continuou mantendo os mesmos métodos de autoritarismo, segundo os quais o professor era o centro do processo. Por causa da independência do país e da proliferação das ideias iluministas, o ensino passou a respeitar o ensino religioso em favor de uma educação firmada na ciência e na razão.
Quais os outros aspectos que marcaram a concepção pedagógica tradicional (seja ela religiosa ou laica)? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
a. A escola tem como função retratar a vida do aluno e do professor como facilitador da aprendizagem.
b. A escola tem como função de preservar os conhecimentos e privilegiar as classes menos favorecidas.
c. A escola tem como função valorizar o aluno e o professor é criador de situações de aprendizagem.
d. A escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor assume um papel autoritário.
e. A escola tem como função ser democrática e o aluno é o centro do processo educativo.

Com a promulgação da Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 foi considerada em desuso e, por isso, uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente.
Em 1992, o senador Darcy Ribeiro apresentou um projeto de reformulação da educação brasileira, destinado a fixar diretrizes e bases para a educação nacional. No entanto, esse projeto seria sancionado pelo presidente somente oito anos depois, em 20 de dezembro de 1996, sob o n. 9.394. A nova LDB trouxe inovações em relação às leis anteriores, uma delas foi:
a. A criação de unidades de ensino para atender crianças com dificuldades de aprendizagem.
b. A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica.
c. A criação de ciclos e níveis de aprendizagem para a educação básica.
d. A criação do Projeto Político Pedagógico para cada núcleo educacional.
e. O Ensino Fundamental passou de oito para nove anos de obrigatoriedade.

No período de Ditadura Militar surgiu um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica.
A respeito da visão que se tem do professor e do aluno nessa concepção e da relação entre eles, analise as afirmativas a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( )O professor e o aluno são considerados sujeitos igualmente ativos no processo de ensino-aprendizagem como seres sociais e históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que orienta, interfere e produz condições propícias para que a aprendizagem ocorra, interagindo com o aluno na construção do conhecimento.
( )A Pedagogia Histórico-Crítica pretende formar alunos que se vejam e hajam como cidadãos conscientes de seu lugar histórico e social, que consigam transformar o saber objetivo em saber escolar e que não apenas assimilem os conteúdos com objetivos acadêmicos, mas que atuem na transformação da sociedade.
( )A avaliação tem caráter contínuo, em que o professor percebe o desenrolar de sua prática pedagógica e pode reformular ou interferir para que o aprendizado aconteça de maneira mais eficaz. Ao mesmo tempo, o aluno recebe o resultado de sua avaliação para programar mudanças na sua forma de aprender, dessa forma, estão presentes também provas para aferir a compreensão e memorização do conteúdo buscando verificar o aprendizado do aluno.
a. V, V, V.
b. F, F, V.
c. V, F, V.
d. F, V, F.
e. V, V, F.

As teorias de ensino que perduraram, mudaram ou se adaptaram ao longo dos anos, nas escolas do Brasil são o resultado de um processo histórico, político e social.
Analise o conjunto de características a seguir e assinale a que Concepções de Educação se referem: “Função da Escola: Privilegiar camadas sociais mais favorecidas transmitindo o conhecimento científico sistematizado; Professor: transmite o conhecimento como dono do saber; Aluno: recebe os conteúdos de forma passiva; Avaliação: enfatiza a memorização e a reprodução”.
a. Tradicional Laica.
b. Tecnicista.
c. Escola Nova.
d. Liberal.
e. Tradicional Religiosa.

Prévia do material em texto

Iniciado em
	domingo, 11 Nov 2018, 11:23
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 11 Nov 2018, 11:55
	Nota
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os apontamentos de Saviani (2005), a “pedagogia brasílica” sofreu oposição inclusive dentro da Ordem Jesuíta e acabou sendo substituída pelo método de ensino do Ratio Studiorum, que era um conjunto de regras formais. Atualmente, chamamos esse método de Pedagogia Tradicional. Uma definição dessa concepção pedagógica pode ser conferida nas palavras de Saviani, ao afirmar que: “essa concepção pedagógica se caracteriza por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideal que define enquanto ser humano. Para a vertente religiosa, tendo sido o homem feito por Deus à sua imagem e semelhança, a essência humana é considerada, pois, criação divina. Em consequência, o homem deve se empenhar em atingir a perfeição humana natural para fazer merecer a dádiva da vida sobrenatural” (SAVIANI, 2005, p. 6).
De acordo com essa abordagem, assinale a alternativa correta sobre o alcance da plenitude humana almejada pela Pedagogia Tradicional religiosa:
Escolha uma:
a. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse feliz em sua plenitude na sociedade onde vive.
b. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre grato pela vida e obedecendo as leis divinas.
c. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia que o ser humano fosse sempre prestativo e acessível para a sua comunidade religiosa.
d. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia do Amor pretendia moldar o ser humano, de acordo com seus sentimentos.
e. Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento.
Conteúdo:
Constituição de 1988 e a educação. De acordo com o enunciado destacado, a resposta correta é:
“Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento”. As demais alternativas não condizem com o solicitado para a questão. Páginas 80 e 81.
Feedback
A resposta correta é: Para alcançar a plenitude humana a Pedagogia Tradicional religiosa pretendia moldar o ser humano dentro do “plano divino”. Esse era um ensino que exigia a obediência e o não questionamento..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Pode-se afirmar que em pleno período de Ditadura Militar, surge, também, um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica. Podemos assinalar seu marco teórico em 1979. Esta prática é assim chamada por Saviani (seu principal representante) por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Segundo o autor, esta concepção nasceu do anseio de propor algo novo, pois a Escola Nova e a Tradicional já não correspondiam às necessidades do presente contexto histórico (Saviani, 2007). Assim, como outros pensamentos educacionais, este se propõe a universalizar o ensino e vai além ao afirmar que a escola é o local onde todas as camadas sociais podem obter o saber universal. Esse saber faz o aluno compreender a sua realidade para poder atuar critica e democraticamente no sentido de transformar a sua realidade.
De acordo com essas asserções e os seus conhecimentos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, assinale a alternativa correta acerca de como era a relação entre o professor e aluno:
Escolha uma:
a. A relação entre professor e aluno é dinâmica. Neste pensamento, tanto professor quanto aluno são sujeitos ativos, seres sócio-históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que direciona, interfere e cria condições de aprendizagem, ou seja, ele interage junto ao aluno na aquisição do conhecimento.
Conteúdo:
Concepção Pedagógica Tecnicista. A relação entre o professor e aluno no pensamento da Pedagogia Histórico-Crítica, era “A relação entre professor e aluno é dinâmica. Neste pensamento, tanto professor quanto aluno são sujeitos ativos, seres sócio-históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que direciona, interfere e cria condições de aprendizagem, ou seja, ele interage junto ao aluno na aquisição do conhecimento.” Neste pensamento pode-se destacar ainda, que a interação professor e aluno é estimulada por meio do diálogo. Trabalhos que envolvam debates, leituras, discussões, conversas, exposições, trabalhos em grupos e individuais marcam a metodologia de ensino. As provas tradicionais não fazem parte desta prática. A avaliação não está voltada somente para o aprendizado do aluno (...) Página 106.
b. A relação entre o professor e aluno é enérgica de pouca troca de palavras entre eles. Neste pensamento, o professor é quem direciona sozinho a aula, explica e fala o tempo todo. Já os alunos não questionam, muito menos participam da aula.
c. A relação entre professor e comunidade sempre foi harmônica, tornando assim o ensino consistente e criativo.
d. A relação entre o professor e aluno é ríspida, expostos a castigos físicos. Tem ainda como característica a cobrança dos alunos para aprendizagem, e estes eram questionadores e críticos.
e. A relação entre professor e aluno é mínima. Tanto que o professor apenas transmite o conhecimento. Já o aluno, por sua vez, só ouve e aprende, não questiona sobre o explanado nas aulas.
Feedback
A resposta correta é: A relação entre professor e aluno é dinâmica. Neste pensamento, tanto professor quanto aluno são sujeitos ativos, seres sócio-históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que direciona, interfere e cria condições de aprendizagem, ou seja, ele interage junto ao aluno na aquisição do conhecimento..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As teorias de ensino que perduraram, mudaram ou se adaptaram ao longo dos anos, nas escolas do Brasil, são o resultado de um processo histórico, político e social. As vertentes pedagógicas receberam a influência de pensadores de diversos países, como Portugal, Estados Unidos, França, etc. A partir do final da década de 1950, o escolanovismo começou a dar sinais de desgaste e insatisfação na prática. A nova sociedade, rumo à industrialização e em busca de mão de obra especializada, começou a exigir um tipo de escola diferenciada, procurava formar trabalhadores com conhecimentos pontuais para atuar em ramos específicos do mercado de trabalho. Sendo assim, marque a alternativa que melhor caracteriza a concepção educacional descrita no texto acima:
Escolha uma:
a. Escola religiosa.
b. Escola nova.
c. Escola Laica.
d. Escola tradicional.
e. Escola tecnicista.
Conteúdo:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A Escola Tecnicista procurava formar trabalhadores com conhecimentos pontuais para atuar em ramos específicos do mercado de trabalho. O professor e o aluno não fazem mais parte do centro da concepção pedagógica. São os meios que determinam a ação do docente e do discente. A premissa tecnicista é aprender a fazer, ou seja, o cidadão/aluno é um ser produtivo. Página 87.
Feedback
A resposta correta é: Escola tecnicista..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após a publicação da lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), novas leis foram inseridas no contexto educacional, como forma de complementar a organização da escola e do magistério, dentre elas,podemos citar a Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), e a Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O projeto Fundeb está programado para funcionar de 2007 a 2020, atuando em toda a educação básica - da creche ao ensino médio, com o intuito de redistribuir os recursos da educação. Essa distribuição é realizada de acordo com o censo escolar do ano anterior de cada escola. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O Fundef funcionou de 1997 até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
PORQUE
O Fundeb está presente em todos os estados e no Distrito Federal. A sua renda é composta de 20% das receitas do Fundo de Participação dos Estados (FPE); Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações (IPIexp); Desoneração das Exportações (LC n. 87/96); etc.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Conteúdo:
Paulo Freire e a educação. O Fundef funcionou de 1997 até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).O Fundeb está presente em todos os estados e no Distrito Federal. A sua renda é composta de 20% das receitas do Fundo de Participação dos Estados (FPE);
Fundo de Participação dos Municípios (FPM);
Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional às exportações (IPIexp);
Desoneração das Exportações (LC n. 87/96). Página 119 e 121.
c. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
d. As duas são proposições falsas.
e. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educação brasileira, a partir dos anos de 1990, foi marcada pela intensa presença do capitalismo, em que o Estado marca a sua participação com ações de políticas públicas, para manter a reprodução do capital. Nesse contexto de fim de Ditadura Militar e abertura política, chegam ao Brasil as ideias do neoliberalismo. O governo brasileiro das duas últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI começou a delegar parte de suas funções para o mercado e empresas privadas. Sobretudo nesse governo foram intensificadas as privatizações de organizações estatais e a procura de financiamentos para manter sua política de governo. Era o Estado de atuação mínima. Neste período quais foram os presidentes responsáveis pelas privatizações?
Escolha uma:
a. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
Conteúdo:
Construtivismo. Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Página 114.
b. João Goulart e Getúlio Vargas.
c. Luiz Inácio( Lula) e Dilma Roussef.
d. Prudente de Moraes e Rodrigues Alves.
e. Fernando Collor e José Sarney.
Feedback
A resposta correta é: Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As concepções pedagógicas brasileiras estão diretamente relacionadas ao contexto social no qual estão inseridas. A Escola Tradicional religiosa ficou marcada pelos religiosos, que queriam ensinar para dominar e converter. A Escola Tradicional laica continuou mantendo os mesmos métodos de autoritarismo, segundo os quais o professor era o centro do processo. Por causa da independência do país e da proliferação das ideias iluministas, o ensino passou a respeitar o ensino religioso em favor de uma educação firmada na ciência e na razão. Quais os outros aspectos que marcaram a concepção pedagógica tradicional (seja ela religiosa ou laica)? Escolha uma das opções apresentadas a seguir para responder à questão levantada, no enunciado:
Escolha uma:
a. A escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor assume um papel autoritário.
Conteúdo:
Concepção pedagógica tradicional leiga. Que mostra um quadro com aspectos que marcam a concepção pedagógica tradicional está escrito que a escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor é autoritário. As demais alternativas contemplam a concepção pedagógica escola nova. Página 97 e 98.
b. A escola tem como função de preservar os conhecimentos e privilegiar as classes menos favorecidas.
c. A escola tem como função valorizar o aluno e o professor é criador de situações de aprendizagem.
d. A escola tem como função ser democrática e o aluno é o centro do processo educativo.
e. A escola tem como função retratar a vida do aluno e do professor como facilitador da aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: A escola tem como função transmitir o conhecimento e o professor assume um papel autoritário..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Beisiegel (2010, p. 30), “Entre os numerosos temas do pensamento cristão renovador envolvidos nas reflexões entre educação e humanização, o tema do comprometimento do homem com a sua realidade prevalece sobre os demais. Aberto para o mundo, criador de cultura no âmbito das relações que mantém com os outros homens, com o mundo e com o Criador, é enquanto interfere que o homem realiza plenamente sua humanidade. Mas as possibilidades de interferência do homem se definiam e encontravam limitações no interior de uma realidade histórica e social determinada. E somente a formação e o desenvolvimento de uma consciência capaz de apreender criticamente as características dessa realidade particular possibilitariam o exercício de sua atuação criadora.” Nesse sentido, leia com atenção as afirmações abaixo:
I-Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, porém, provida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido - Ditadura Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são méritos depositários do saber.
II-De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens. Foi por este discurso de mobilização da sociedade e sentimento de libertação que Freire precisou ficar exilado, porque foi considerado subversivo pelo governo da época.
III-Freire firmava sua visão no pensamento cristão. Para ele, o homem era criação divina e devia viver de forma consciente no espaço e tempo em que estava inserido. A escola seria um meio pelo qual o homem alcançaria esta consciência.
IV-Freire não acreditava que a nomenclatura utilizada no ambiente escolar era uma forma de dominação e opressão, por isso, em seu método de alfabetização de adultos, nunca sugeriu uma mudança de nomes.
É correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
b. Nenhuma das alternativas está correta.
c. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Conteúdo:
Paulo Freire e a educação. As proposições contidas na alternativa 1 estão incorretas, pois o que se afirma como princípio de democracia nos estudos de Freire são propostas por uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido - Ditadura Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são méritos depositários do saber. Já as proposições da alternativa IV também estão incorretas,pois Freire acreditava que a própria nomenclatura utilizada no ambiente escolar era uma forma de dominação e opressão, por isso, em seu método de alfabetização de adultos, sugeriu uma mudança de nomes. Página 120.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III estão corretas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com a promulgação da Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 foi considerada em desuso e, por isso, uma nova lei precisava atender aos anseios do momento histórico presente. Em 1992, o senador Darcy Ribeiro apresentou um projeto de reformulação da educação brasileira, destinado a fixar diretrizes e bases para a educação nacional. No entanto, esse projeto seria sancionado pelo presidente somente oito anos depois, em 20 de dezembro de 1996, sob o n. 9.394. A nova LDB trouxe inovações em relação às leis anteriores, uma delas foi:
Escolha uma:
a. A criação de unidades de ensino para atender crianças com dificuldades de aprendizagem.
b. A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica.
Conteúdo:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Cita que a nova LDB trouxe inovações em relação às leis anteriores e, uma delas foi a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica. Ela está baseada no princípio de direito universal de educação para todos. Página 85.
c. A criação de ciclos e níveis de aprendizagem para a educação básica.
d. A criação do Projeto Político Pedagógico para cada núcleo educacional.
e. O Ensino Fundamental passou de oito para nove anos de obrigatoriedade.
Feedback
A resposta correta é: A inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) na educação básica..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No período de Ditadura Militar surgiu um novo pensamento educacional: a Pedagogia Histórico-Crítica. Trata-se de uma linha teórico-prática, assim chamada por Saviani (seu principal representante) por motivos simples: histórico por se tratar de um pensamento que acredita que a educação tem o poder de interferir na sociedade e pode ser agente de transformação da história; e crítica por se tratar de uma perspectiva consciente de sua ação educacional na sociedade. Esta concepção nasceu do anseio de propor algo novo, pois a Escola Nova e a Tradicional já não correspondiam as necessidades do contexto histórico. Focando a transformação da sociedade, esta prática oferece a interação entre a realidade concreta e o conteúdo. Percebe o conteúdo como uma produção construída historicamente e socialmente pelos homens, pretendendo superar as antigas visões não críticas ou reprodutivistas do saber. A respeito da visão que se tem do professor e do aluno nessa concepção e da relação entre eles, analise as afirmativas a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( )O professor e o aluno são considerados sujeitos igualmente ativos no processo de ensino-aprendizagem como seres sociais e históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que orienta, interfere e produz condições propícias para que a aprendizagem ocorra, interagindo com o aluno na construção do conhecimento.
( )A Pedagogia Histórico-Crítica pretende formar alunos que se vejam e hajam como cidadãos conscientes de seu lugar histórico e social, que consigam transformar o saber objetivo em saber escolar e que não apenas assimilem os conteúdos com objetivos acadêmicos, mas que atuem na transformação da sociedade.
( )A avaliação tem caráter contínuo, em que o professor percebe o desenrolar de sua prática pedagógica e pode reformular ou interferir para que o aprendizado aconteça de maneira mais eficaz. Ao mesmo tempo, o aluno recebe o resultado de sua avaliação para programar mudanças na sua forma de aprender, dessa forma, estão presentes também provas para aferir a compreensão e memorização do conteúdo buscando verificar o aprendizado do aluno.
Marque a opção que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V.
Conteúdo:
Pedagogia Histórico-Crítica. A primeira afirmação está CORRETA, uma vez que:
“A relação entre professor e aluno é dinâmica. Neste pensamento, tanto professor quanto aluno são sujeitos ativos, seres sócio-históricos que fazem parte de uma determinada classe social. O professor é aquele que direciona, interfere e cria condições de aprendizagem, ou seja, ele interage junto ao aluno na aquisição do conhecimento”. A segunda afirmação está CORRETA, pois a “Pedagogia Histórico-Crítica pretende desenvolver cidadãos conscientes de seu lugar histórico e social, que consigam transformar o saber objetivo em saber escolar e que não apenas assimilem estes conteúdos, mas que consigam utilizá-los como formas de transformação da sociedade”. A última afirmação está INCORRETA, pois:
“As provas tradicionais não fazem parte desta prática. A avaliação não está voltada somente para o aprendizado do aluno. Por meio de uma avaliação permanente e contínua (diagnóstica,) o professor percebe o desenrolar de sua prática pedagógica e pode reformular ou interferir para que o aprendizado aconteça de maneira mais eficaz. Ao mesmo tempo, o aluno recebe o resultado de sua avaliação para programar mudanças na sua forma de aprender”. Página 121 a 124.
b. F, F, V.
c. V, F, V.
d. F, V, F.
e. V, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As teorias de ensino que perduraram, mudaram ou se adaptaram ao longo dos anos, nas escolas do Brasil são o resultado de um processo histórico, político e social. As vertentes pedagógicas receberam a influência de pensadores de diversos países, como Portugal, Estados Unidos, França, etc. As concepções educacionais mais elementares são quatro: a Escola tradicional religiosa; a Escola tradicional laica; a Escola Nova; a Escola Tecnicista.
Analise o conjunto de características a seguir e assinale a que Concepções de Educação se referem: “Função da Escola: Privilegiar camadas sociais mais favorecidas transmitindo o conhecimento científico sistematizado; Professor: transmite o conhecimento como dono do saber; Aluno: recebe os conteúdos de forma passiva; Avaliação: enfatiza a memorização e a reprodução”.
Escolha uma:
a. Tradicional Laica.
Conteúdo:
Concepção pedagógica tradicional leiga. As características elencadas se referem a concepção tradicional de educação. Essa concepção se subdivide em uma linha religiosa e uma linha laica. Dadas as características informadas que não possuem relação com objetivos religiosos e quando se cita a transmissão do “conhecimento científico sistematizado”, fica evidente que se está mapeando a “Concepção pedagógica Tradicional Leiga”. Páginas 95 a 97.
b. Tecnicista.
c. Escola Nova.
d. Liberal.
e. Tradicional Religiosa.
Feedback
A resposta correta é: Tradicional Laica..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Mais conteúdos dessa disciplina