Buscar

TECNOLOGIA EM Gestão DE RECURSOS HUMANOS (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA EM Gestão DE RECURSOS HUMANOS
Eliése M. Prigol
Lauriane Pagliosa
Lorena P. de Oliveira
Rosangela Knechtel
Sandra Kruger
Valéria Miranda
Chapecó SC – 20012/2
PROPOSTAS DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL.
	Realizamos um diagnóstico organizacional na indústria de alimentos BRF – Brasil Foods, Chapecó SC.
	A BRF – Brasil Foods S/A, é um conglomerado brasileiro do ramo de produtos alimentícios e proteínas animais, que surgiu através da fusão das ações da Sadia S/A e da Perdigão S/A, no ano de 2009.
PROBLEMAS IDENTIFICADOS:
Pesquisa de clima organizacional não efetivo;
Falta de capacitação dos funcionários na mudança de cargo;
Equiparação salarial desigual;
Falta de valorização profissional por tempo de empresa;
ANÁLISE CRÍTICA:
Pesquisa de clima organizacional não efetivo: Há mais de 01 ano, não é realizado pesquisas para conhecer o grau de satisfação dos funcionários.
 
Sugestões de Melhorias: Aplicar a pesquisa de satisfação anualmente em todos os setores da unidade e que seja realizado por uma empresa terceira, realizando sorteio entre os funcionários para o preenchimento do questionário. Após a conclusão, repassar o resultado para todos os funcionários através de jornal interno, e definir prazos para as melhorias.
Falta de capacitação dos funcionários na mudança de cargo: Para ser promovido, o funcionário passa por um processo seletivo e ao ser aprovado já passa a exercer a nova função, sendo treinado pelos colegas do setor.
 
Sugestões de Melhorias: capacitação do funcionário antes da mudança de cargo para que o assuma com total conhecimento e segurança.
Equiparação salarial desigual: Essa é uma das maiores reclamações entre os colaboradores, pois existem funcionários exercendo a mesma função/cargo e com salários diferentes.
Sugestões de Melhorias: A empresa deve realizar a descrição de cargos e salários. Esse processo tem como objetivo atender as competências pessoais e necessidades futuras, desenvolver habilidades e um plano de carreira para os funcionários.
Falta de valorização profissional por tempo de empresa: Existe a diferença no salário de funcionários com maior tempo de empresa e os “novatos”.
 
Sugestões de Melhorias: Priorizar o recrutamento e promoções internas.
CONCLUSÃO:
Os problemas levantados são os que mais geram reclamações e descontentamento entre os funcionários. 
Se as sugestões fossem adotadas, acreditamos que os colaboradores se sentiriam mais motivados e comprometidos, tornando-se cada vez mais integrados com a empresa.
BIBLIOGRAFIA:
EMPRESA BRF – BRASIL FOODS S.A. Chapecó, 2012. 
BACCARO, Thaís Accioly. Comunicação, Clima e Cultura Organizacional RH – Módulo II. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
SILVA, Mônica Maria; OLIVEIRA. Gestão de Pessoas RH – Módulo II. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
RAMPAZZO, Lisnéia Aparecida; RICIERI, Marilucia. Psicologia Organizacional e do Trabalho RH – Módulo II. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais