Buscar

Estudo de Caso Casas Bahia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo produzido por Diego Miranda, Kaique Marquezine, Luiz Henrique Rosa, Marcus Vinicius Telo e Rodrigo Simon.
ESTUDO DE CASO – A GESTÃO DE PESSOAS E O SUCESSO DA CASAS BAHIA
Qual a importância dos trabalhadores para a organização? Qual a relação entre os recursos humanos e a estratégia da organização?
Os trabalhadores possuem um papel importante na organização, pois trabalham de forma a dar o melhor de si para a companhia e a manter sempre um ritmo, que mantenha a empresa no rumo dos seus objetivos/metas determinados. Eles passam por uma seleção, treinamento e recompensas a partir das funções que venham a desempenhar. Os recursos humanos se relacionam com a estratégia por ter a função de selecionar, treinar e oferecer benefícios para garantir o bem-estar do trabalhador e do ambiente da empresa, para que não atinja indiretamente os outros trabalhadores.
Como se processa o recrutamento e a seleção do pessoal que trabalha nas lojas? Qual a importância de os vendedores residirem nos arredores do estabelecimento?
A seleção é realiza de duas formas: para vendedores e o pessoal do apoio, o recrutamento é feito no estabelecimento, logo no setor administrativo, a seleção é feita através do preenchimento do cadastro e do envio de currículos no site da empresa, aplicando provas, dinâmicas e entrevistas. A importância de buscar vendedores e apoio nas proximidades das lojas, está no laço que pode ser criado entre o vendedor e o cliente.
Quais são os programas utilizados para preparar e desenvolver os colaboradores?
Os vendedores são preparados em salas de aula para obter informações sobre os produtos que irão vender, e receber dicas de como se comportar perante o consumidor. Os analistas de crédito passam por um aprendizado mais técnico, e maneiras de tratamento para saber conversar com o cliente e analisar as condições de crédito de cada um deles, visto que cada um é uma situação diferente. Os colaboradores recebem informações sobre as metas, objetivos da empresa.
Quais são os objetivos dos programas de treinamento da Casas Bahia. Que métodos de treinamento você considera mais apropriados a esses objetivos?
O vendedor sempre deve estar capacitado e ter a técnica para malear situações. Postura boa e dialogo que impõe respeito são requisitos básicos, pois é a apresentação de preparo e competência ao cliente. Para o público de baixa renda, o cliente deve acreditar estar sendo atendido tão igualmente alguém de maior nível social. Para um analista o treino é saber lidar com situações e quais perguntas fazer para analisar o crédito, e não tão menos importante, identificar possíveis fraudes. Programas de Trainee é o ideal, pois além de serem específicos, capacita novos colaboradores diretamente dentro das empresas e incentivam o trabalhador a seguir carreira dentro da organização. Em geral, o melhor método de treinamento é o das Casas Bahia.
Quais são as recompensas oferecidas pela Casas Bahia para motivar seu pessoal e melhorar seu ambiente de trabalho?
Além de um todos os funcionários receberem um 14º salário, as lojas que atingirem suas metas de vendas são beneficiadas com um bônus que é repartido entre todos os funcionários. Além disso, cestas de alimentação aos funcionários de nível mais baixo (vendedores, analistas). Tudo isso aumentando a satisfação e bem-estar dos funcionários, melhorando o ambiente de trabalho.
Por que a baixa rotatividade é vista como uma das principais vantagens competitivas para a organização?
Pois além de reduzir custos com treinamentos de novos funcionários, seus vendedores acabam criando vínculos com consumidores, gerando confiança e prosperando novas vendas. Além de um bom ambiente de trabalho.

Outros materiais