Buscar

Av2 - Ed Física - Lic - Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física:jogos Coletivos e Lutas

Prévia do material em texto

Av2 - Ed Física - Lic - Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física:jogos Coletivos e Lutas
1) Uma das formas de auxiliar no processo de aprendizagem de práticas esportivas é a realização de jogos pela compreensão. O modelo Teaching Games for Understanding (Tgfu) foi criado em 1982 por Bunker e Thorpe e pode ser muito importante para as práticas esportivas dentro do contexto escolar, tanto em modalidades coletivas como em modalidades individuais. Desta forma, qual a principal hipótese deste modelo?
Alternativas:
c)Entender os jogos e compreender técnicas participando da aprendizagem e gostando de jogar.
Alternativa assinalada
2) Na aprendizagem da modalidade por meio dos jogos pela compreensão, no modelo Teaching Games for Understanding (Tgfu) o professor deve organizar a aula com o objetivo de deixar a atividade prazerosa e atrativa. Uma das formas de se chegar a este objetivo é o acompanhamento de 6 passos, os quais são apresentados abaixo:
Passos do Tgfu (Mariano, 2012).
Após análise da figura acima, escolha a alternativa correta a respeito dos objetivos dos passos apresentados.
Alternativas:
c)No passo 6, o objetivo é que o aluno tenha noção de seu desempenho, tomando decisões para melhorar cada vez mais.
Alternativa assinalada
3) O ensino e prática de modalidades esportivas nas aulas de Educação Física Escolar pode acarretar em diversos benefícios para os alunos, como por exemplo, o aprendizado de novas habilidades, os ganhos motores e o auxílio na formação social do aluno. Desta forma, qual das atitudes (tomadas pelo professor) abaixo, podem contribuir para que tais benefícios ocorram?
Alternativas:
c)O professor de Educação Física tem o dever de fornecer os diversos sentidos que a prática e os jogos esportivos podem ter, sempre estimulando a participação de todos os alunos.
Alternativa assinalada
4) O Jogo Cooperativo é uma forma de jogo que preza pela participação de todos os alunos durante a aula, com destaque para a criação e diversão, sem enfatizar a conquista da vitória (Pedroso, 2008). Diante de tal definição, assinale a alternativa correta sobre a relação dos Jogos Cooperativos com o ensino das modalidades esportivas de lutas no contexto escolar.
Alternativas:
d)Os Jogos Cooperativos podem ser aplicados no ensino das modalidades de lutas, uma vez que o "oponente" deve ser entendido como um companheiro de classe que participa para que a atividade ocorra.
Alternativa assinalada
5) Leia atentamente o seguinte trecho da Unidade 2 da Web-Aula:
"De acordo com Betti (1997), é necessário mostrar aos alunos que ao invés de jogar contra, os alunos devem jogar com. Segundo o autor, a equipe adversária é fator fundamental do jogo, uma vez que sem esta, não haveria atividade. Além disto, esta atitude mostra para os alunos que após o jogo, todos os participantes da atividade irão conviver dentro da escola, dentro da sala de aula. Desta forma, todos são companheiros que participam da construção do jogo. "
Este trecho pode ser interpretado como um estímulo sobre qual atitude citada abaixo?
Alternativas:
a)Espírito de equipe.
Alternativa assinalada

Continue navegando