Buscar

As lajes maciças ou nervuradas

Prévia do material em texto

As lajes maciças ou nervuradas, podem prescindir de armadura transversal para resistir as forças de tração oriundas da força cortante, quando a força cortante de cálculo, a uma distância d da face do apoio, obedecer à expressão:
Dispensa de armadura transversal é permitida se: VSd ≤ VRd1
VRd1 = [τRd k (1,2 + 40 ρ1) + 0,15 σcp] bwd
Na zona de ancoragem de elementos com protensão com aderência prévia, a equação que define VRd1 só se aplica quando os requisitos de ancoragem são satisfeitos conforme 9.4.5. Analogamente, aplica-se aos elementos contendo armadura passiva. No caso da pré-tração, deve ser levada em conta a redução da protensão efetiva no comprimento de transmissão. A distribuição dessa armadura ao longo da laje deve respeitar o prescrito em 18.3.2.3.1, considerando para al o valor 1,5d.
Onde tem por características as situações abaixo.
1.Vigas Dispensa de reforço de armadura, caso sejam observadas as seguintes condições: o Furos posicionados na zona de tração do elemento e a uma distância mínima do apoio equivalente à duas vezes a altura da viga (2h); o Dimensões máximas do furo de 12 cm ou h/3; o Distância entre os furos, em mesmo vão, de no mínimo 2h. 
 
2. Lajes Dispensa de reforço de armadura, sendo as lajes armadas em duas direções, e observadas as seguintes condições: o As dimensões da abertura devem corresponder a, no máximo, 1/10 do vão menor da laje ; o A distância mínima entre o bordo da laje e a face da abertura deve ser, no mínimo, de ¼ do vão na direção considerada; o A distância entre as faces de aberturas adjacentes deve ser maior que ½ do menor vão da laje.

Continue navegando