Buscar

Bioquímica trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O QUE É VITAMINA D?
As vitaminas D são atribuídas, principalmente, as funções de estruturação e manutenção do tecido ósseo e equilíbrio dos níveis de cálcio e de fósforo no organismo (homeostase). Além disso, estudos apresentam o envolvimento da vitamina D com outros processos vitais, como a reprodução celular, secreção de hormônios e a atuação no sistema imunológico.
A substância tem um comportamento bem diferente das outras vitaminas, que são encontradas em abundância nos alimentos, pois a síntese de vitamina D advém principalmente da exposição da pele ao sol, que gera uma reação fotossintética, resultando na sua forma biologicamente ativa.
Existem três fontes de vitamina D: a alimentação, a exposição ao sol e a suplementação.
PARA QUE SERVE?
A função majoritária da vitamina D é melhorar a absorção de cálcio e fósforo que ocorre no intestino e nos ossos. Ao interagir com o tecido ósseo, a substância regula a liberação e promove a reabsorção de nutrientes, que auxilia na estruturação e fortalecimento dos ossos, mantendo o equilíbrio do plasma sanguíneo, além disso, outros órgãos e células respondem à ação da vitamina D, como o cérebro, coração, estômago e pulmões.
NOS OSSOS;
se comporta como componente estrutural ósseo. É sintetizada pelos osteoblastos e osteoclastos (células que fabricam e reparam o tecido ósseo). Na ausência da vitamina, pode haver incidência maior de quebras e fraturas, além de má formação dos ossos.
NO CORAÇÃO; 
atua na regulação das funções cardíacas e da pressão arterial, que ocorre por meio do controle do crescimento das células do tecido muscular liso, do grau de contração do miocárdio e da inibição de uma enzima chamada renina (responsável por aliviar a pressão e o esforço do coração).
NO CÉREBRO; 
Estudos indicam que determinadas regiões cerebrais podem recorrer à vitamina para produzir proteínas. Assim, doenças neurológicas, como Alzheimer, autismo e depressão , podem ter associação com a insuficiência vitamínica.
NO SISTEMA IMUNOLÓGICO; 
A vitamina D pode atuar na imunidade de duas maneiras: através da prevenção de algumas doenças e, também, como suporte ao tratamento de outras.
TIPOS;
A vitamina D se subdivide em vitamina D2, chamada de ERGOCALCIFEROL, e vitamina D3 ou COLECALCIFEROL . Ambas podem ser obtidas através da alimentação, no entanto somente a D3 é sintetizada a partir da exposição solar.
BENEFÍCIOS;
Níveis suficientes de vitamina D têm demonstrado a capacidade de reduzir o desenvolvimento de neoplasias (câncer) de mama, cólon e próstata. Também há outros benefícios como por exemplo : o fortalecimento ósseo , combate a hipertensão, auxilio no emagrecimento , atua na fertilidade na gestação e etc...
ONDE ENCONTRAR;
VITAMINA D2; A vitamina D2 é mais presente nos cogumelos.
VITAMINA D3; As fontes mais ricas de vitamina D3 são os óleos de fígado de peixe (como o bacalhau e o atum), sardinhas, fígado de mamíferos, ovos e produtos lácteos, principalmente o leite. Tanto nos humanos quanto nos animais, a D3 advém da exposição solar, sendo produzida na derme e na epiderme.
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D;
A ausência dessa vitamina pode acarretar ou piorar os quadros patológicos como por exemplo : riscos durante a gravidez, fraqueza muscular, autismo, infecções, enfraquecimento ósseo , queda capilar e etc...
O QUE CAUSA A FALTA A DE VITAMINA D;
Como o rim participa da ativação dos precursores de vitamina D, doenças renais elevam os riscos de deficiência vitamínica. Além disso, a fibrose cística pode acometer o órgão e resultar na hipovitaminose. Condições que afetam o intestino e alteram a absorção de vitaminas também podem incidir na deficiência de vitamina D, entre elas a síndrome do intestino curto
EXCESSO DE VITAMINA D; 
A superdosagem é uma condição pouco comum, pois, geralmente, a população apresenta carência nos níveis da vitamina D. Porém, a utilização excessiva de suplementos ou alterações do organismo podem acarretar numa hipervitaminose. A ingestão recomendada de suplemento e polivitamínicos não traz malefícios à saúde e são poucos os efeitos colaterais relatados. No entanto, doses elevadas de vitamina D podem afetar os rins e causar efeitos adversos.
COMO AUMENTAR OS NÍVEIS DE VITAMINA D;
 Especialistas apontam que tomar sol por cerca de 20 minutos diariamente já é suficiente para melhorar os níveis vitamínicos, vale lembrar que a utilização do protetor interfere na absorção dos raios ultravioletas, pois sua função é realizar o bloqueio solar e proteger a pele.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS;
https://minutosaudavel.com.br/vitamina-d/#para-que-serve
Castro, Luiz Claudio Gonçalves de. (2011). O sistema endocrinológico vitamina D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 55(8), 566-575. 
Marques, Cláudia Diniz Lopes, Dantas, Andréa Tavares, Fragoso, Thiago Sotero, & Duarte, Ângela Luzia Branco Pinto. (2010). A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Revista Brasileira de Reumatologia, 50(1), 67-80.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando