Buscar

Aula08 ADM DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8 NO PORTIFÓLIO 8. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
•Envie as questões junto com as respostas.
ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8
01. Sobre as origens da qualidade total e Gurus da Qualidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a opção correta: (0,5)
(F) A noção de administração da qualidade total foi introduzida por Deming, em 1967. Mais recentemente, tem sido desenvolvida através de várias abordagens amplamente conhecidas, introduzidas por vários “gurus da qualidade”.
(V) O conceito de controle de qualidade total de Feigenbaum extrapola a atuação do setor de Gestão da Qualidade, englobando as áreas de Marketing, Engenharia, Produção, Logística, etc., conscientizando que todos devem procurar os níveis mais econômicos possíveis para garantir a satisfação dos clientes.
(F) Joseph M. Juran via a participação do trabalhador como chave para a implementação bem sucedida de TQM. Acreditava que os círculos de qualidade eram veículos importantes para realizar isso.
(V) O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.
(V) Philip B. Crosby destacou os custos benefícios da implementação de programas de qualidade através de seu livro Quality is free, no qual apresentou um programa de zero defeito, em que acreditava poder reduzir o custo total de qualidade.
Assinale a sequência correta. 
a ( ) F-V-F-V-F b ( ) V-F-F-F-V c (X) F-V-F-V-V d ( ) F-F-V-F-F e ( ) F-V-F-F-V
02. Sobre TQM responda:
a) Conceitue TQM.
R= TQM é uma filosofia de modo de trabalho que visa o atendimento das necessidades e das expectativas dos consumidores. Através dela a qualidade torna-se responsabilidade de todos os membros da equipe, influenciando também o processo de melhoria contínua e da redução dos custos com falhas.
b) O que significa a sigla TQM no Brasil? 
R=No Brasil TQM significa Gestão da Qualidade Total, sendo empregada como uma estratégia usada por administradores para que todos na empresa tenham consciência da importância de agregar qualidade aos processos organizacionais.
c) Qual o objetivo da TQM?
R= Mover o foco da qualidade de uma atividade puramente operacional, e transformá-la em responsabilidade de toda a organização. Conscientizando cada membro da equipe de que suas ações refletem não apenas em sua função, mais na organização como um todo.
d) TQM é extensão do controle de qualidade? Justifique sua resposta. (mínimo 3 linhas máximo 5 linhas) (0,5)
R= TQM é uma extensão lógica da prática da qualidade, inspecionando e separando os defeitos antes de serem percebidos por consumidores. E sua abordagem sistemática ela detecta e trata os problemas de qualidade, representando uma clara mudança nas abordagens de qualidade.
 
03. Leia a aula 8: Análise de valor e Benchmarking, (a atividade da aula 8 é apenas para o conhecimento de vocês, ela não terá atividade e também não cairá na prova).

Continue navegando