Buscar

Desafio Colaborativo Bioquimica

Prévia do material em texto

Desafio Colaborativo Bioquimica
As proteínas são robôs celulares, máquinas moleculares construídas à escala do nanómetro (1nm = 10-9m) capazes de executar de uma forma espontânea e programada todas as tarefas essenciais à manutenção da vida. No nosso dia-a-dia ouvimos falar com frequência nalgumas classes de proteínas. É o caso das enzimas que aceleram determinadas reações químicas, dos anticorpos aos quais cabe a tarefa de identificar e eliminar os agentes invasores (vírus e bactérias) e ainda das hormonas que asseguram a transmissão de informação entre células. Mas existem mais, muito mais classes de proteínas. Numa célula humana, por exemplo, podemos encontrar em média 3000 proteínas diferentes. 
Pra complementar minha pesquisa sobre proteínas e enzimas, escolhi a albumina é uma das fontes de proteína mais utilizadas por quem faz musculação ou pratica qualquer atividade física. Trata-se de uma proteína de altíssimo valor biológico, rica em aminoácidos e de lenta absorção, portanto, pode ser utilizada a qualquer hora do dia. É essencial no processo de edificação da massa muscular, crescimento e regeneração dos músculos. Em outras palavras: sem proteínas não se constrói músculos! 
Albumina é uma proteína produzida no fígado. Ela tem muitas funções mas, a mais importante é a de manter constante o nível de líquido nos vasos sanguíneos. A albumina, medida no sangue, deve representar de 50 a 60% das proteínas plasmáticas - isso quer dizer, valores entre 3,5 e 5g por cada 100 ml de sangue.
A correlação albumina X água disponível no plasma é de 1 X 18, quer dizer que, cada gramo de albumina existente correspondem a 18gr de água efetivamente disponível para o corpo humano. E a água, você sabe bem, é fundamental para a vida.
-Quantidade de resíduos de aminoácidos que compõem a albumina?
A albumina consiste em uma proteína que tem os 9 aminoácidos essencias (leucina, isoleucina, lisina, metionina, valina, triptofano, fenilalanina, histidinae treonina), o que torna ainda maior sua importância. Também chamada deproteína do ovo, é muito usada como suplemento para musculação.
-Nivel estrutural que ela se encontra e funções que ela desempenha.
Estrutura primária: refere-se ao número e identidade dos aminoácidos que compõem a molécula e ao ordenamento ou seqüência dessas unidades na cadeia polipeptídica.
Estrutura secundária: a medida que o comprimento das cadeias vai aumentando e em função das condições físico-químicas do meio, se cria a estrutura secundária, que é a disposição espacial regular, repetitiva, que a cadeia polipeptídica pode adotar, geralmente mantida por ligações de hidrogênio.
-Ausencia dessa proteína no organismo?
Níveis baixos de proteínas totais alertam para uma possível alteração hepática, renal ou uma doença na qual as proteínas não são absorvidas correctamente no intestino ou existe uma deficiência das mesmas nos alimentos ingeridos ou ainda por perda acentuada das mesmas.
Estes valores baixos podem ser encontrados em doenças que provocam défices de absorção das proteínas, como a Doença Celíaca, em situações de desnutrição grave ou em queimaduras extensas. Níveis elevados de proteínas surgem em situações de inflamação crónica e perante doenças da medula óssea.
_Qual é a importância da inclusão das proteínas na nossa dieta?
Principal importância função da albumina se dá pelo seu papel no fornecimento e transporte de aminoácidos para o tecido muscular. Ou seja, não somente é a albumina uma fonte de aminoácidos, como também é um excelente transportador destes e outros nutrientes para os músculos e tendões.
-O Excesso ou falta de proteínas em nossa alimentação tem implicações no organismo? Porquê?
Explicando melhor, a albumina é uma substância essencial para a regulação da pressão oncótica no plasma o que quer dizer que, quando há excesso de albumina, o sangue se acumula de água em exagero, naquela proporção de 1 X 18 comentada acima, o que provoca sobrecarga no trabalho do sistema cardiovascular. Quando há falta desta proteína, a água do plasma “escorre” para um espaço entre uma célula e outra, espaço intersticial, e provoca os inchaços e edemas, o que dificulta em muito o trabalho do sistema renal de depuração.
Qual a função que ela desempenha?
A albumina é a principal proteína do plasma sanguíneo. é produzida no fígado, participa no transporte de substancias, contribui para a viscosidade do sangue e para a manutenção do equilíbrio hídrico. Representa 60% de todas as proteínas do sangue
Referências:
Alberts, B; et al. Fundamentos da Biologia Celular. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 145-159 p.
Nelson, D. L; Cox, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5o ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.183-233 p.
 THOMAS, Nicola. – Enfermagem em nefrologia. 2ª ed. Loures: Lusociência.  ISBN 972-8383-85-1.
Albuminuria” Kidney Health Australia, http://kidney.org.au - Out. 2017.

Continue navegando