Buscar

Desafio Profissional

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
 
EDUCAÇÃO FISICA: O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE MOTORA NO FUTEBOL
Americana- SP 
2018
Aldrey Caroline Francisco RA: 2631121689
Andrea Cristina Barbosa RA: 2716235217
Claudinei Pires de Moraes RA: 4192732908
Jackson dos Santos Ferreira RA: 4186737775
Bruna Araujo Santana RA: 3389605945
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA - Universidade Anhanguera
 para a disciplina: Desafio Profissional
 Tutor a distancia: Rogério Clemilson 
. 
Americana -SP
2018
1. INTRODUÇÃO
 Considerada uma modalidade coletiva, o futebol caracteriza-se pela necessidade de execuções motoras em um contexto de elevada instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, que exigem a execução de habilidades motoras abertas. 
 Na modalidade coletiva ocorre uma subdivisão que mede o desempenho do jogadore pode ser classificados como: táticos, técnicos, físicos e psicológicos. Essa subdivisão mesmo que tenha sentido e seja didadicamente fácil seu entendimento, na pratica, esses fatos ocorrem em conjunto, por exemplo, na condução da bola em velocidade exige a cooperação simultânea de todos os fatores, sendo difícil diferenciar o grau de participação de cada um deles. 
 No futebol pode ocorrer situações em que o jogador possui dificuldades em alguma das habilidades motoras, como por exemplo: o jogador toma decisões corretas, porem não realiza com precisão as habilidades motoras, ou como o jogador possui dificuldades no processo de tomada de decisão mas possui habilidades motoras apuradas, Por isso, o futebol necessita dessa integração das habilidades motoras e cognitivas 
 Segundo SINGER (1986) apud SOTO (2000), uma habilidade motora “é toda aquela ação muscular ou movimento do corpo requerido para a execução com êxito de um ato desejado”, de forma consciente. Já a habilidade cognitiva é definida por HOST (1991) apud BIANCO (1999, p. 113) como “aqueles processos de reconhecimento, elaboração e memorização das informações”.
 A coordenação dos movimentos, a proporcionalidade dos esforços, a dinâmica dos ritmos e o jogo de velocidades produzem ações motoras racionais que geram sensações estéticas, prazer e satisfação.
 Os esforços intermitentes, entre intercalação de esforços de elevada intensidade e períodos de recuperação está presente nessas duas modalidades e evidentemente que is oeriodos de esforços e recuperação dependem muito das características de cada jogador.
 A pratica de esportes e o treinamento contribui na melhoria das habilidades motora. Alem disso, outros fatores relacionados que inteferem, estão relacionados com: a variações de sexo, idade, histórico motor e raça. 
 A estrutura do jogo coletivo está caracterizada pela interação dos seus componentes e a ênfase é dada especialmente por aquelas capacidades táticas, que é a essência do jogo. 
 A tática é representada pelas ações individuais e coletivas ( do aversario e da própria equipe). A tática individual manifesta-se na escolha e aplicação dos elementos técnicos (fundamentos) e físicos. 
 A escolha da tática depende do nível técnico dos jogadores, das capacidades físicas, da tática do adversário, do nível de preparação dos jogadores, assim como dos fatores exteriores (objetivos pedagógicos, metas a serem atingidas, etc.). A tática coletiva exprime-se, em grande medida, através do sistema de jogo adotado.
 Nas escolas o treinamento do futebol deve ser organizado, segundo a disponibilidade do tempo, objetivo, estagio de maturação biologica e nivel de desempenho. O treinamento fisico, tecnico e tatico possibilita a apuração no nivel de desempenho individual. 
 Portanto, o presente trabalho visa relacionar os aspectos fisicos, tecnicos e taticos ao desempenho no futebol, dentro da escola. A procura pelas caracteristicas individuais de crescimento, desenvolvimento e do nivel de conhecimento com a modalidade possibilita uma melhor organização das aulas, envolvendo os alunos e buscando uma evolução para a sua melhoria.
	
2. FORMULARIO 
1- Quais modalidades esportivas são desenvolvidas durante as aulas? Futebol
2 - Quantas atividades são realizadas por aula? Foi realizado durante 4 semanas para aprimorar os alunos na modalidade
3 - Quais capacidades motoras são desenvolvidas durante a aula? A capacidade locomotora, psicomotricidade e coordenação
4 - São realizadas atividades em grupo? Sim na atividade de maos dadas
5- Todos os alunos participam das atividades? Não apenas 32 alunos, os demais realizaram outras ativdades
6- Você aplica alguma atividade em circuito durante a aula? Sim realizei a atividade com a corrida e os passes.
	Numero de alunos: 40
	Serie/Ano: 7°
	Meninos: 20
	Meninas: 20
	Necessidades especiais: não há
3. PLANO DE AULA
Modalidade Futebol
Circuito 1- Teste de drible
Objetivo: Avaliar a habilidade motora e a velocidade dos alunos 
Materiais : 12 cones, 1 bola, cronometro, caderno e caneta
Descrição da atividade: Foi realizado o percurso de 20m de diâmetro com cones, distantes entre si, além da linha do inicio traçada perpendicularmente ao circulo. A bola é posicionada no inicio e o aluno dribla a bola ao redor do percurso circular, correndo pelos cones ate voltar no inicio. É realizado 3 tentativas com sentid horário e anti- horário, todos foram registrados e o resultado é a media das 3 tentativas 
Circuito 2- Corridas Simples
Objetivo: Desenvolver o equilíbrio, noções espaciais, agilidade e velocidade
Materiais : cones
 Descrição da atividade: Os alunos são separados em duas equips, estipula-se uma distancia para o percurso todo. Ao comando do professor, eles devem percorrer a distancia definida, correndo para frente, lado, costas, em um pé só, saltitando com os dois pes, etc. As dificuldades da corrida vão variando de acoedo com as formas de locomoção, explorando coordenação, agilidade e equilibrio
Circuito 3- Corrida do Zigue-zague
Objetivo: Estuimular a coordenação visio motora e ampla
Materiais : cones, arcos, bolas de futebol
Descrição da atividade: Os alunos são posicionados em filas, em frente aos cones. Após esta linha de cones é colocado no solo um arco. Ao sinal do professor, o primeiro aluno da fila deve correr entre os cones em zigue-zague e circular o cone e para finalizar chuta uma bola colocada a frente em direção ao gol
Circuito 4- Futebol de mãos dadas
Objetivo: Estimular a coordenação visio motora
Material : bola e cones
Realizar um mini-campo de acordo com o numero de alunos. Separar os alunos em duas equipes, as equipes serão formadas por varias duplas, uma vez que o grupo é formado por 32 alunos. Os alunos vão dar a mao um para o outro e assim, sem soltar a mao do colega, jogar de mãos dadas com a finalidade de trocar passes e fazer gols na equipe adversaria.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
 A pratica desportiva de futebol é uma ótima alternativa na intervenção pedagigoca em Educação Fisica na busca de informações necessárias á orientação, regulação e controle da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
 Nesta perspectiva, a abordagem do processo de avaliação visou focar reflexão e na analise critica que possa contribuir para na melhoria da coordenação motora
.
6. REFERÊNCIAS
ARAUJO, T.L.; Andrade D.R.; Figueira Júnior, A.J. Perfil de aptidão física de jogadores de futebol de salão de acordo com a posição tática de jogo. In: Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 4o., 1995, Coimbra. Anais...Coimbra: Universidade de Coimbra, 1995. CD-11, p.27.BARROSO, DARIDO. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal, 2009.
ANTUNES, F. M. Futebol de fábrica em São Paulo. São Paulo, 1992. Dissertação de mestrado em Sociologia, FFLCH- USP.
BENTO, J. Planejamento e Avaliação em Educação física. Lisboa: Livre Horizonte, 1987.
COUTINHO, Nilton Ferreira. Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação física. 2007, 103 f. Dissertação (Mestre em Educação física) - Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, 2007. [Orientador = Profa. Dra. Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva]
DAÓLIO, J. Cultura, educação física e futebol. Campinas: Ed. UNICAMP, 1997. 
DANTAS, L. E. Conhecimento no desempenho de habilidades motoras. São Paulo, 1999. Dissertação apresentada a Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo.
GALLAHUE, David L; OZMUN, John C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor, Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos, 3° Ed. Editora Ltda. São Paulo 2005.

Continue navegando