Buscar

aula 04r

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula: Dano I 
RESPONSABILIDADE CIVIL - CCJ0050
Título
Dano I 
Número de Semana de Aula
4 
Tema
Dano Material e Dano Moral 
Objetivos
CONCEITUAR dano 
DISTINGUIR o dano emergente e o lucro cessante 
ANALISAR a evolução do dano moral no ordenamento jurídico brasileiro 
SABER que a existência do dano moral está relacionada a um direito da personalidade que foi violado 
DIFERENCIAR o dano moral em sentido amplo do dano moral em sentido estrito
IDENTIFICAR a configuração do dano moral
SABER como se prova o dano moral e seu arbitramento
Estrutura do Conteúdo
1. Conceito de dano
2. Dano patrimonial 
2.1. Dano emergente 
2.2. Lucro cessante 
3. A perda de uma chance
3. Dano moral
3.1. Evolução histórica - do Código Civil de 1916 até o Código Civil de 2002
3.2. Posicionamento atual 
3.3. Configuração do dano moral 
3.4. Prova do dano moral
3.5. Arbitramento do dano moral 
Aplicação Prática Teórica
Antonia teve o seu veículo apreendido em ação de busca e apreensão movida pelo Banco X. Pagas as prestações em atraso, seis meses depois o veículo lhe foi devolvido, mas inteiramente danificado, inclusive com subtração de peças e acessórios. Alega também Antonia que não poderá usar o seu veículo, enquanto não for consertado, no fornecimento de quentinhas para cerca de 80 pessoas, o que lhe daria um ganho diário de R$ 120,00. Em ação indenizatória contra o Banco X o que Antonia poderá pedir? 
O Banco tinha obrigação de devolver o veículo a Antonia tal como o recebeu. No tempo que o teve como depositário tinha o dever de conservar o veículo, o que não ocorreu. Pode Antonia pleitear indenização por dano material, na modalidade de dano emergente correspondente à quantia necessária para o conserto do veículo – valor das peças, acessórios, mão de obra etc, e lucro cessante, aquilo que razoavelmente deixar de ganhar enquanto o veículo não for consertado. Se Antonia provar que não pôde fornecer as quentinhas, deixando assim de ganhar R$ 120,00 diários, esse será um critério razoável para se estabelecer a indenização pelo lucro corrente. 
 
 
(OAB/Exame Unificado – 2004.ES) Acerca da responsabilidade civil, assinale a opção correta:
A) Se houve o dano, mas a sua causa não está relacionada com a conduta do agente, não há relação de causalidade nem obrigação de indenizar.
B) Dano emergente compreende aquilo que a vítima efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de ganhar com a ocorrência do fato danoso.
C) O ato praticado com abuso do direito, mesmo se não houver causado dano a vitima ou ao seu patrimônio, resulta em dever de indenizar em virtude da violação a um dever de conduta.
D) O dano patrimonial atinge os bens jurídicos que integram o patrimônio da vitima. Por patrimônio deve-se entender o conjunto das relações jurídicas de uma pessoa apreciáveis em dinheiro, bem como aqueles integrantes da personalidade da pessoa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais