Buscar

Dica 6 10 Pontos Relevantes sobre Planejamento de Aquisições

Prévia do material em texto

Dica 6 - 10 Pontos Relevantes sobre Planejamento de Aquisições
Nem sempre o melhor preço em uma aquisição é a melhor opção para um projeto. O ideal é uma combinação ponderada entre avaliação técnica e comercial.
Avaliação técnica pode contemplar não só atributos da proposta, mas do fornecedor, como: experiência prévia interna e externa (referências), capacitação dos recursos humanos, metodologias a serem utilizadas e certificações da empresa (ISO 9001, ISO 14000, AS-8000, CMMI etc.).
Sempre que possível, deve ser feito o SOW (Statement of Work), que representa o termo de declaração de trabalho, incluindo a especificação, os “entregáveis”, prazo, critérios de aceite e condições contratuais.
Quanto mais detalhada for a especificação técnica, menor a probabilidade de alguma não conformidade aos requisitos na entrega do projeto/serviço. Nas especificações técnicas não devem ser omitidas características que possam estar subentendidas.
Os critérios de aceite devem estar claramente definidos e possíveis de serem verificados quando do recebimento do produto/serviço contratado.
A Área de Aquisições da organização é quem conhece os procedimentos de aquisição, que nem sempre são simples e ágeis. O apoio desta área é fundamental nas aquisições do projeto.
A Área Jurídica possui know-how nos variados tipos de contratos e cláusulas. O apoio desta área traz segurança e expertise nas aquisições do projeto, além de evitar a assinatura de contratos desfavoráveis.
Projetos que envolvem aquisições internacionais devem considerar a legislação e tributação do país de origem do projeto/serviço contratado, bem como as do Brasil.
As empresas de consultoria devem utilizar junto aos fornecedores, sempre que possível, condições contratuais similares às contidas em seu contrato com o cliente para as aquisições que integram o projeto: mesmo tipo de contrato, de níveis de serviço (SLA - Service Level Agreement), de critérios de aceite e de penalidades/bonificações, realizando assim o back to back de termos e condições.
Uma aquisição equivocada de um importante componente no projeto poderá levar o projeto ao fracasso! 
Extraído do livro Gerenciamento de Projetos em 7 passos : Uma abordagem prática 
de Armando Terribili Filho, PMP pela M.Books em 2011
1

Continue navegando