Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS - UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
DISCURSIVAS – ORDEM ALFABÉTICA
1 - A motivação sempre foi um instrumento de estudo. Afinal pessoas felizes trabalham melhor, esta é uma premissa das empresas. Motivação envolve diversos fatores como comunicação, benefícios, estrutura, entre outros. Desde a Teoria das Relações Humanas em 1932, estabelecida por Elton Mayo a motivação foi algo em evidência. Qual é a definição de motivação? R: A motivação é conceituada como o processo que leva as pessoas a uma ação ou à inércia em diversas situações. Esse processo pode ser ainda o exame das razões pelas quais se escolhe fazer algo, executando algumas tarefas com maior empenho do que outras.
2) As relações interpessoais são temas de estudos constante nas organizações . Essas interações e manifestações impactam diretamente na cultura da empresa. Quais são as principais variáveis que propiciam o surgimento e manifestação das relações interpessoais?
 R: Os indivíduos, os objetivos e metas, a gestão de pessoas e o meio ambiente.
3) Cite os seis elementos básicos de uma estrutura organizacional. R: Especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e formalização.
4) Discutimos atualmente nas organizações as melhores práticas que propiciam interatividade entre os membros da organização. Estas relações interpessoais são temas de estudos constantes também no mundo acadêmico, as interações e manifestações impactam diretamente na cultura da empresa. As principais variáveis que propiciam o surgimento e a manutenção das relações interpessoais são: R: Os indivíduos, Os objetivos e metas, A gestão de pessoas e o Meio ambiente.
5) Explique o conceito de STAKEHOLDER e o que a teoria demonstra. R: O conceito mais puro do termo stakeholder corresponde a todos aqueles grupos de pessoas ou de empresas sem os quais a organização não conseguiria sobreviver. Exemplos: acionistas, os empregados, os clientes, os fornecedores, seus credores e a sociedade em geral. Dessa forma, os gestores precisam compreender os interesses dos stakeholders para desenvolver objetivos compatíveis com eles. A Teoria dos Stakeholders demonstra que não devemos deixar de levar em consideração nenhum grupo ou indivíduo que possa afetar ou ser afetado pela organização. Esses grupos ou indivíduos possuem valores diferentes. Muitos podem ter apenas o objetivo de interferir em nossos negócios, o que nos impulsiona a preparar estratégias de ação que orientem os funcionários para lidar com eles.
6) Explique os estilos de liderança. R: Estilo autocrático: Apesar de reunir em sua prática as características da liderança eficaz, modifica sua atuação no momento da tomada de decisão, não fazendo nenhuma consulta ao grupo; Estilo democrático: as características de um líder eficaz estão presentes em todos os momentos, inclusive na tomada de decisões; todos os caminhos a serem percorridos pelo grupo são discutidos e escolhidos por votação, e não há nenhum tipo de indução por parte do líder, pois ele participa igualmente das escolhas do grupo; Estilo liberal: a característica predominante é o fato de haver interferência mínima do líder no processo de tomada de decisões, ou seja, o líder liberal não se envolve com as atividades de seus colaboradores e exerce pequenas influências; conhecido como “deixa rolar”, tem, portanto, menor visibilidade por parte dos funcionários.
7 - Hersberg é um contemporâneo de Maslow e ambos elucidavam aspectos importantes da motivação humana, suas teorias foram e ainda são amplamente discutidas no ambiente organizacional. Maslow tratava em sua pirâmide de dois aspectos distintos, motivações primárias e secundárias, que se tornaram importantes no mundo corporativo. Defina os dois fatores da teoria de Hersberg. R: Teoria dos Dois Fatores (higiênicos e motivacionais). Os fatores higiênicos referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc. Já os fatores motivacionais estão relacionados ao cargo ocupado pelo empregado, ao trabalho, ao status , à responsabilidade exigida, a reconhecimento e progresso profissionais. Esses fatores levam os funcionários de estados de não satisfação aos de satisfação.
8) Maslow e Herzberg foram teóricos sensacionais. Outro contemporâneo é Mc Gregor, suas ideias de teoria X e Y são pensadas ate hoje... defina teoria X e Y. R: Teoria X: Supõe que os trabalhadores não estejam interessados em assumir responsabilidades, prefiram ser dirigidos e sejam motivados exclusivamente pelo dinheiro, pelos benefícios materiais e pela ameaça de punição; Teoria Y: Postula que os trabalhadores não são indolentes e irresponsáveis por natureza, mas criativos e producentes se forem adequadamente motivados.
9) O estudo de grupos é algo constante na vida de acadêmicos e também nas organizações. Pessoas felizes produzem mais. Grupos de interesse e amizade compõe os subgrupos informais e têm forte importância na organização, pois grupos informais são formados conceitos e opiniões que impactam o dia a dia de uma organização. Quais são as principais características destes grupos? R: Caracterizados por não terem oficialmente nenhum tipo de chefia, possuem líderes, e sua formação acontece por vontade própria de seus membros. Nascem dos grupos formais e podem ser classificados em: Grupos de interesse e Grupos de amizade.
10) O grupo tem um importante papel na autoestima do homem. Pertencer e ser aceito em um grupo é sinônimo de valorização social. Elementos como liderança, cooperação e limite, são trabalhados e aperfeiçoados tornando a convivência entre os elementos uma constante troca de experiências e uma agradável aprendizagem coletiva. Sobre o assunto destaque três premissas que traduzam o papel do grupo nas instituições. R: O comportamento é causado por estímulos internos e externos; esses estímulos envolvem aspectos hereditários e o meio ambiente, que influenciam de forma decisiva o comportamento das pessoas; O comportamento é motivado: o comportamento é sempre orientado ou dirigido para algum objetivo, e para todo tipo de comportamento sempre existe uma finalidade; O comportamento é orientado para objetivos: todo comportamento é baseado em impulso, desejo, necessidade, tendência, expressões que servem para direcionar os motivos desse comportamento.
11) O líder é o transmissor da cultura da organização, sua importância nas empresas é estrutural, desde receber o novo colaborador até desenvolvê-lo no dia a dia, exercendo assim, poder de persuasão sobre as pessoas. O líder é um mentor extremamente valorizado nas empresas. A liderança eficaz pode ser definida como: R: Suas características não têm nenhuma relação com autoridade, e a distribuição de responsabilidade é uma prática constante, não ficando apenas a cargo do líder a execução das tarefas mais importantes. Na medida em que ele distribui as responsabilidades, seus esforços concentram-se em coordenar as ações de seus liderados, fazendo sugestões para um melhor sucesso nos resultados.
12) O que é comunicação interpessoal e qual sua missão do emissor? R: O processo de comunicação interpessoal é mais complexo. Cada pessoa tem seu próprio sistema cognitivo, suas percepções, seus valores e suas motivações, constituindo um padrão de referência que se torna bastante singular na interpretação. Esse padrão pessoal sofre influências de diferenças individuais e traços de personalidade, que também influenciam poderosamente a capacidade humana de comunicação, com elevada carga de subjetividade. O emissor (aquele que gera a mensagem) tem como papel dar sentido ao que comunica, enquanto o receptor (aquele que recebe a mensagem) depende de seus fatores motivacionais e subjetivos paracompreender o que foi comunicado.
13) Os colaboradores quando iniciam suas atividades profissionais trazem consigo toda uma cultura formada ao longo dos anos, desde seu nascimento até este momento de ingressar na empresa. Não conseguimos dissociar indivíduo na sociedade e indivíduo na empresa. Chanlat (2006) por sua vez explica que o meio externo influencia as relações por concentrar toda a bagagem pessoal dos indivíduos que constituem um grupo. Quais outros fatores externos que podem ter atuação direta nas relações interpessoais? R: outras variáveis, como fatores econômicos, tecnológicos, políticos, culturais, aspectos demográficos etc., também fazem parte desse ambiente externo e têm atuação direta nas relações interpessoais (CHANLAT, 2001).
14) Pessoas diferentes atuando num mesmo ambiente. Histórias de vidas diferentes. Estes dois ingredientes são suficientes para causar conflito no ambiente de trabalho. O conflito pode ter diversas maneiras de se manifestar, e é muito comum nas empresas. O conflito pode ser visto de forma positiva? R: Sim. O conflito pode melhorar a qualidade do processo decisório, por permitir que todos os pontos sejam avaliados nas decisões importantes, especialmente as ideias pouco usuais ou defendidas por uma minoria. O conflito é um antídoto para o pensamento do grupo. Por exercer a função de evitar que este aja passivamente, ou seja, “assine embaixo” de decisões que podem estar baseadas em premissas fracas, em avaliações inadequadas, o conflito pode ter uma função benéfica para o grupo.
15) Quais são as subdivisões dos conflitos externos? R: Conflito de interesses, Conflito de valores e Conflito de direitos.
16) Qual a diferença entre as abordagens da teoria dos traços e a teoria comportamental? Explique. R: A diferença entre as abordagens da Teoria dos Traços e da Teoria Comportamental é que a primeira acreditava que os líderes nascessem com suas características de liderança, e não que eles se tornassem líderes. Em contrapartida, conforme a Teoria Comportamental, se existem comportamentos específicos que identificam os líderes, a liderança pode ser ensinada. Segundo essa teoria, poderíamos elaborar programas para implantar esses padrões comportamentais nos indivíduos que desejassem desenvolver a liderança e assim se tornarem líderes eficazes
17) Qual teoria é regida pela concepção de que nós não reagimos às ações das pessoas com quem nos relacionamos, mas aos papéis que elas desempenham? R: A Teoria dos Sistemas
18) Trabalhar em grupo é um desafio constante, unir pessoas diferentes frente a uma meta e resultado a ser atingido. Ter equipes de alta performance é o sonho de todo líder. Contudo, estamos tratando de pessoas, a subjetividade neste contexto é predominante, a comunicação depende do “estado de espírito” de quem recebe. De que forma podemos obter o famoso “espírito de equipe” tão ressaltado nas empresas? R: Podemos definir grupo de trabalho como o agrupamento de pessoas na busca de objetivos organizacionais comuns, cujo alcance deve ser interessante para a empresa e para os colaboradores, isto é, todos devem ganhar. A empresa ganha em produtividade, e o colaborador ganha ao sentir-se parte importante no processo de produção da empresa. As atividades realizadas pelo grupo devem ser marcadas por um clima de constante colaboração, em que todos devem contribuir conforme sua capacidade
19) Um dos grandes desafios corporativos é a administração de conflitos interpessoais. A mediação de conflitos independente do ambiente em que se desenvolve, é pautada por atitudes de respeito mútuo. Apesar de o conflito ser algo que representa divergência, pode ser algo muito, mas salutar para as relações interpessoais. Um bom começo para tratar o conflito é tratar cada caso de forma única. Cite e explique três estilos de administração de conflitos. R: Estilo evitar: tenta fazer que o conflito não se instale; Estilo calmo: admite a existência do conflito, porém ele está tão controlado que não necessita de interferência; Estilo ditador: a tentativa de solução dá-se mediante a imposição de um comportamento, sem abrir espaço para negociação;
20) Visão estratégica é algo privilegiado nas organizações, nem todas as pessoas possuem e desenvolvê-la leva tempo e investimento. Embora este seja um diferencial no capital intelectual das pessoas nas organizações, no que consiste a base para se desenvolver uma boa visão estratégica? R: A base da visão estratégica nos relacionamentos consiste numa projeção dos resultados que pretendemos obter. O alcance desses resultados dependerá diretamente das ações que desenvolvermosno presente. É necessário, portanto, que cada um de nós tenha a consciência de que o que realizamos hoje, sem dúvida, vai refletir-se na nossa vida amanhã.

Outros materiais