Buscar

Lista gestão da manutenção Marcelo

Prévia do material em texto

Com base no Documento Nacional 2013 da ABRAMAN “A Situação da Manutenção no Brasil”, responda com suas próprias palavras:
Até o ano 2011, qual foi a tendência da forma de atuação da manutenção no Brasil? Em 2013 houve uma alteração na tendência das formas de atuação da manutenção. Em sua opinião, o que pode ter motivado tal alteração?
Entre os anos de 1995 a 2013 houve uma mescla entre os tipos de forma da atuação da manutenção no Brasil, sendo ora era centralizada, ora mista. Em 2013 a forma de atuação da manutenção se caracterizou pela predominância de ser centralizada. Fatores econômicos e recessão da economia podem ter contribuído de forma significativa para esta mudança, visto a necessidade das empresas reduzirem custos em seus processos.
Atualmente qual é o nível hierárquico predileto para a alocação da manutenção pela maioria das empresas pesquisadas? Em sua opinião, qual o motivo do nível hierárquico da manutenção classificado como Diretoria e Superintendência estar em declínio?
Atualmente o nível hierárquico preferido pelas empresas é o gerencial. Esta mudança se dá pelo fato do nível hierárquico gerencial possibilitar uma melhor administração, implementação e controle dos processos de manutenção da empresa.
Em sua opinião, o nível de qualificação atual do pessoal da manutenção é adequado? Explique sua resposta.
Sim. Visto os dados do documento nacional de 2013 da ABRAMAN, a maioria da mão de obra das industrias brasileira se caracterizam como qualificada. Outro aspecto interessante é o constante aumento de níveis de escolaridade técnico e superior no quadro de pessoal, confirmando a busca desta mão de obra por uma melhor qualificação.
No Brasil existem iniciativas para melhoria da qualificação do pessoal da manutenção? Cite no mínimo três exemplos.
Sim. As industrias tem investido pesado na qualificação de seus funcionários afim de melhorar seus processos. Medidas internas e externas como constantes treinamentos, cursos, workshop, seminários, bolsa de estudos, etc. são alguns exemplos de benefícios aos funcionários que querem se qualificar. 
Fora das industrias temos incentivos do governo como o PRONATEC, PROUNI, FIES que são programas de acesso a educação e qualificação de forma gratuita ou facilitada. 
Com base na aplicação dos recursos de efetivo de manutenção, medido em homem-hora (Hh), das empresas brasileiras nos diferentes tipos de manutenção comente a seguinte afirmação: “A manutenção preditiva permite uma significativa mudança na manutenção, pela antecipação dos problemas nas máquinas, resultando numa relação de ganho significativa. A tendência mundial é adotar, cada vez mais, a manutenção baseada na condição dos equipamentos”.
Sim. Pelo fato da manutenção preditiva antecipar os problemas em relação a quebras e paradas de equipamentos, é uma valiosa ferramenta de ganho de produção e consequentemente aumento de lucros a empresa.

Continue navegando