apol 5 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES
4 pág.

apol 5 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES

Disciplina:Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações133 materiais73 seguidores
Pré-visualização1 página
Nota: 100
PROTOCOLO: 2017051574131311013AB
Disciplina(s):
Modelos Contemporâneos de Gestão
Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
	Data de início:
	15/05/2017 20:41

	Prazo máximo entrega:
	- 

	Data de entrega:
	15/05/2017 20:52

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Governança corporativa é uma má tradução da expressão inglesa "corporate governance". É um sistema que, usando principalmente o "Conselho de Administração" ("Board of Directors" em inglês), também a Auditoria Externa, e às vezes também o Conselho Fiscal (que ao contrário do de Administração não é obrigatório), estabelece regras e poderes para Conselho, seus comitês, e diretoria, evitando os abusos de poder tão comuns no passado. Cria também instrumentos de fiscalização da diretoria. É importante frisar que embora a expressão seja nova (e tenha se transformado num modismo, com muita gente falando bobagem a respeito) a atividade já existia, sem que a gente percebesse quão importante era, e sem que tivesse ganho esse nome. Com base no material estudado na rota e no texto acima é correto afirmar que:
 
I - Algumas empresas tem o conflito de interesses entre os proprietários e os executivos e esse conflito é explicado pela Teoria da Agência, onde pessoas que estão dentro das corporações não necessariamente agem visando o melhor para os provedores de fundos.
II - Com relação a governança corporativa a questão principal que envolve o conflitos de interesses de uma companhia se dá pela responsabilidade institucional em ternos da governança, das finanças e do contrato de incentivos administrativos.
III - O maior problema da governança é com relação a transição organizacional, entre as práticas da governança e sua eficiência técnica.
IV - As corporações de capital aberto são dirigidas por meio de vários agentes, são eles: externos como conselheiros, auditores, grandes acionistas, credores, sócios e funcionários.
É correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as questões I e II estão corretas;

	
	B
	Apenas as questões I, II e III estão corretas;
Você acertou!
A resposta correta é a letra B, as questões I, II e III estão corretas. A questão IV está errada porque fala que:
IV - As corporações de capital aberto são dirigidas por meio de vários agentes, são eles: externos como conselheiros, auditores, grandes acionistas, credores, sócios e funcionários.
Se são agentes externos não contemplam funcionários e sócios (que são internos), portanto contemplam além de conselheiros, auditores, grandes acionistas, ainda temos os bancos de investimento e agências de rating.

	
	C
	Apenas as questões II, III e IV estão corretas;

	
	D
	Apenas as questões III e IV estão corretas;

	
	E
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas;

Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(EBSERH-2013) Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:
Nota: 20.0
	
	A
	Sustentabilidade desenvolvimentista, Sustentabilidade Gerencial e Sustentabilidade Intragovernamental.

	
	B
	Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
Você acertou!
Desse modo, o cerne do pensamento do desenvolvimento sustentável reside em três dimensões principais, que se inter-relacionam, conhecidas como tripple bottom line: ambiental, econômica e social.

	
	C
	Sustentabilidade Desenvolvimentista, Sustentabilidade Social e Sustentabilidade Intragovernamental.

	
	D
	Sustentabilidade Desenvolvimentista, Sustentabilidade Econômica e Sustentabilidade Intragovernamental.

Questão 3/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Em 2006 a Vale do Rio Doce se viu sob os holofotes por não conseguir se entender com os índios que viviam próximo a uma reserva em Carajás, no Pará. Dias antes da aquisição da Inco, 200 índios armados com arco e fecha invadiram as instalações da empresa e fizeram 600 funcionários reféns. O impasse não afetou apenas o caixa da empresa, como também arranhou a sua imagem, sobretudo em um momento em que ela ganhava ares de gigante mundial. O caso da Vale do Rio Doce foi um exemplo de:
Nota: 20.0
	
	A
	Atenção e cuidados requeridos com a diversidade étnica e cultural do país.

	
	B
	Violação dos direitos humanos.

	
	C
	Ausência de efetividade das ações, por parte dos indígenas.

	
	D
	Como o bom relacionamento de uma empresa e seus stakeholders é importante.
Você acertou!
Conforme contido em nossa Rota 06 e em Sobral e Peci (2013, p.128), o caso da Vale do Rio doce é um exemplo de como o bom relacionamento de uma empresa e seus stakeholders é importante.

Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma gestão:
Nota: 20.0
	
	A
	para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela diferença de poder entre grupos socioculturais, incluindo todas as diferenças.
Você acertou!
Para a abordagem intercultural busca-se reconhecer o outro, dialogar com os diferentes grupos sociais, negociar e principalmente enfrentar conflitos gerados pela diferença cultural (HILL, 2005)

	
	B
	que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da organização.

	
	C
	que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.

	
	D
	abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da empresa, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.

	
	E
	afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.

Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa possuem a finalidade básica de:
Nota: 20.0
	
	A
	preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Você acertou!
Para a organização a Governança Corporativa presença e otimiza o valor da mesma, facilita com isso o acesso ao capital e contribui principalmente com sua longevidade.

	
	B
	emitir um parecer sem ressalvas no tocante às práticas financeiras e contábeis da organização.

	
	C
	mapear os controles internos inerentes aos processos contábeis, identificando os riscos existentes.

	
	D
	revisar os procedimentos executados pela alta administração das empresas com emissão de parecer para os órgãos reguladores.

	
	E
	preparar a estrutura da organização para a implantação de um sistema de controles internos.