Buscar

QUESTÃO DIREITO TRABALHO FAEL

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
 Dentre as funções do Direito do trabalho a mais importante é sem dúvida a de proteger o trabalhador, sendo a mais aceita na doutrina brasileira, bem como outras funções que lhe são atribuídas, as quais são divididas em 6(seis) categorias: função normativa, função tutelar, função social, função econômica, função coordenadora e a função conservadora, abaixo será explicitado o papel de cada uma delas no ramo do Direito do Trabalho, vejamos:
Função Normativa: O Direito do Trabalho tem esta função pois estabelece uma legislação que rege soluções de controvérsia, conflitos advindos dessas relações e inclusive as relações de trabalho.
Função Tutelar: Esta tem o papel de proteger o trabalhador perante o poder econômico, tendo em vista que é a parte mais frágil na relação de trabalho. Esta tutela visa também impedir o abuso do trabalho do indivíduo, regido pelas leis e sindicâncias das classes trabalhistas.
Função Social: Esta função no Direito do Trabalho preserva os valores referentes a pessoa, como a dignidade da pessoa humana, agindo pela paz da sociedade, excluindo a hipótese desse ramo exercer função econômica.
Função Econômica: Nesta função tem se que o Direito do Trabalho visa a realização de valores econômicos, alega-se que qualquer vantagem que seja atribuída ao trabalhador deve ter um suporte econômico, alguns defensores desta função acreditam que o Direito do trabalho tem função de disciplinar a economia.
Função Coordenadora: Alguns defensores desta função alegam que esta tem função crucial de coordenar interesses entre capital e trabalho, entendo assim que o Direito do trabalho não é a proteção do trabalhador.
Função Conservadora: Dentro desta função o estado seria o opressor do trabalhador, pois as leis do trabalho somente aparentariam uma disciplina de liberdade, de tal forma que venha a impedir os movimentos trabalhistas e reivindicatórios.
QUESTÃO B
A situação exposta na questão pode ser caracterizada como fonte formal autônoma do direito do trabalho. Podendo ser caracterizada como fonte formal do direito do trabalho.

Continue navegando