Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO DO TRABALHO I


Continue navegando


Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0233_SM_201703183223 V.1 
	Aluno(a): MARIA EDUARDA CARL GABOARDI
	Matrícula: 201703183223
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	19/11/2018 13:46:43 (Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.:201706267207)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um aprendiz de marcenaria procura um advogado para se inteirar sobre o FGTS que vem sendo depositado mensalmente pelo empregador na sua conta vinculada junto à CEF, na razão de 2% do salário, e cujo valor é descontado juntamente com o INSS.
 
Com relação ao desconto do FGTS, assinale a afirmativa correta.
	
	 
	A empresa está equivocada em relação ao desconto, pois o FGTS é obrigação do empregador. 
	
	 A conduta da empresa é regular, tanto em relação ao percentual quanto ao desconto.
	
	A empresa, por se tratar de aprendiz, somente poderia descontar metade do FGTS depositado.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	 O FGTS deveria ser depositado na ordem de 8% e não poderia ser descontado.
	
	
	2a Questão (Ref.:201706204389)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Empregado e empregador são os sujeitos do contrato de emprego. Analisados isoladamente, o conceito de empregado demanda a presença de
	
	
	pessoa física, pessoalidade, eventualidade, independência e onerosidade.
	
	pessoa jurídica, pessoalidade, não eventualidade, dependência e onerosidade.
	
	pessoa jurídica, impessoalidade, não eventualidade, independência e onerosidade.
	 
	pessoa física, pessoalidade, não eventualidade, dependência e onerosidade. 
	
	pessoa jurídica, pessoalidade, continuidade, dependência e onerosidade.
	
	
	3a Questão (Ref.:201706250499)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando que o contrato de trabalho de determinado empregado contratado no Brasil tenha sido mantido no país mesmo após esse trabalhador, depois de prestar serviços em território nacional, ter sido transferido para a Argentina e, sucessivamente, para os Estados Unidos da América, assinale a opção correta.
	
	
	Considerando-se que o entendimento jurisprudencial sumulado do TST adota o princípio da lex loci executionis, aplicam-se integralmente, nesse caso, as regras do país onde se dá a prestação de serviço, e não as regras brasileiras.
	
	Considerando-se o disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, as obrigações trabalhistas, nesse caso, são regidas pelo direito estadunidense, último local em que o trabalhador prestou serviços.
	
	Se o referido empregado for brasileiro nato, as normas do direito brasileiro sempre serão aplicadas ao contrato de trabalho por ele celebrado.
	
	Tendo sido o empregado contratado no Brasil, as normas do direito brasileiro prevalecerão se houver eventual conflito normativo no espaço.
	 
	No caso de haver conflito normativo no espaço, as normas do direito argentino prevalecerão, em detrimento das normas brasileiras, se forem consideradas mais favoráveis ao empregado.
	
	
	4a Questão (Ref.:201705499188)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/CESPE 2007.2) Amarildo, policial militar, trabalhava para a empresa Boliche e Cia. como agente de segurança, nos horários em que não estava a serviço da corporação militar. Na referida empresa, Amarildo cumpria expressamente as ordens emanadas da direção, recebia um salário mensal, e trabalhava de forma contínua e ininterrupta, todas as vezes que não estava escalado na corporação. Considerando a situação apresentada, assinale a opção CORRETA:
	
	 
	É legítimo o reconhecimento da relação de trabalho entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no estatuto do policial militar.
	
	A justiça do trabalho não pode reconhecer nenhuma espécie de vínculo empregatício entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., já que Amarildo é policial militar.
	
	trabalhador avulso, Patrícia é trabalhadora temporária e Ana é empregada doméstica.
	
	Não existe vínculo empregatício entre Amarildo e a empresa Boliche e Cia., já que o trabalho prestado por Amarildo para essa empresa constitui trabalho eventual autônomo.
	
	Existe vínculo empregatício entre a empresa Boliche e Cia. e Amarildo, porém esse vínculo jamais poderá ser reconhecido, em razão da situação de militar de Amarildo.
	
	
	5a Questão (Ref.:201706250044)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as diversas hipóteses de responsabilização pelos direitos trabalhistas dos empregados, previstas em lei, 
	
	
	as empresas integrantes do grupo econômico, por se caracterizarem como empregador único, com interesses e atuação conjunta, têm responsabilidade solidária pelas obrigações decorrentes da relação de emprego.
	 
	o sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a ordem de preferência estabelecida em lei: a empresa devedora, os sócios atuais e os sócios retirantes. 
	
	o sócio retirante responderá de forma exclusiva quando comprovada fraude na alteração societária para sua saída, ainda que tenha havido a correta averbação da modificação do contrato.
	
	a empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas dos empregados da contratada, desde que os serviços terceirizados sejam determinados e específicos.  
	
	a empresa sucedida responderá subsidiariamente com a empresa sucessora, quando ficar comprovada fraude na transferência da empresa.