Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Aula 9

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
9a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Disciplina: GST1660 - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 
	2018
	 1a Questão
	
	Uma política de administração de cargos e salários possui diversos objetivos, entre os quais o de regular as progressões verticais e horizontais. Entre as progressões horizontais, temos:
		
	
	Promoção;
	 
	Aumento salarial por mérito;
	 
	Reclassificação do cargo;
	
	Transferência de empregados entre unidades da empresa;
	
	Deslocamento lateral;
	
Explicação: Como vimos na aula 9 - Política de administração de cargos e salários –  a Promoção Horizontal (aumento por mérito). O aumento por promoção horizontal pode ser concedido ao funcionário que apresentar desempenho que o destaque significativamente dos demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe de trabalho. É uma alteração do salário do funcionário dentro da Faixa Salarial da Classe correspondente ao seu cargo. Os aumentos decorrentes da promoção horizontal podem ser concedidos em qualquer mês do ano e devem se ajustar ao orçamento definido para essa finalidade.  Um funcionário só pode receber nova promoção horizontal após o período mínimo de um ano.
	 2a Questão
	
	São muitos os principais aspectos que norteiam a política salarial. Nas opções abaixo enumeramos alguns destes aspectos, com exceção de UMA ÚNICA alternativa que NÃO corresponde a um destes aspectos. Marque-a:
		
	
	A política para progressão salarial deve ser relacionada com o número de classes de cargos e com os procedimentos de revisão
	
	As classes de cargos facilitam a estrutura administrativa, mas não proporcionam a história global na determinação dos salários
	
	O sistema deve facilitar o custeio e o controle dos salários e encargos sociais pagos aos funcionários
	
	O sistema deve ajudar no recrutamento e na retenção de empregados adequados
	 
	A situação é sempre estática. Não deve permitir constantes adequações ao futuro, com relação a previsões e orçamentos
	
Explicação: Verificamos em nossas aulas que o princípio da Política Salarial deve permitir flexibilidade e, em especial, apoiar as previsões e orçamentos.
 
	 3a Questão
	
	Diversas variáveis podem ser consideradas para a promoção de um empregado, exceto
		
	 
	Necessidades pessoais
	
	Liderança (para encarregados e acima)
	
	Qualidade do trabalho realizado
	
	Organização
	
	Desenvolvimento técnico-profissional
	 4a Questão
	
	A política de Administração de Cargos e Salários deverá apresentar as diretrizes básicas que toda a empresa deverá seguir para que todos tenham a mesma posição sobre os diversos aspectos que se apresentam na gestão de Cargos e Salários. Neste sentido a administração de cargos e salários será feita considerando quais aspectos ?
		
	
	Faixas salariais por categoria, Absenteísmo, Advertências.
	 
	A relatividade interna, A situação de mercado, O equilíbrio orçamentário da empresa
	
	Os descontos concedidos aos colaboradores, O Fundo de Garantia, O equilíbrio Orçamentário da empresa.
	
	A relatividade interna, Turnover e Absenteísmo.
	
	Os altos salários dos executivos, O mercado Externo, A Inflação
	
Explicação: A administração de cargos e salários será feita considerando:
A relatividade interna: cada cargo terá sua remuneração estabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.
A situação de mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes.
O equilíbrio orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa e seus resultados. 
	
	 5a Questão
	
	
	Uma política de administração de cargos e salários possui diversos objetivos, entre os quais o de regular a movimentação de pessoas e/ou cargos. Qual das situações a seguir foca cargos e não pessoas?
		
	
	Promoção;
	
	Aumento salarial por mérito;
	 
	Reclassificação de cargo;
	
	Deslocamento lateral;
	
	Reajustamento salarial em função de acordo coletivo;
	
Explicação: A Reclassificação do cargo ocorre um reajuste salarial por reclassificação quando um cargo recebe atribuições adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior conhecimento do que as atribuições atuais, justificando uma reclassificação do cargo para uma classe mais alta na estrutura de cargos.
	 6a Questão
	
	Na administração de cargos e salários existem os modelos e determinações para a troca no cargo de determinados empregados por promoção. Assinale abaixo a única alternativa que não está em conformidade com o nosso material de estudos:
		
	
	Ocorre uma transferência quando o funcionário passa a ocupar um cargo em outra área, por exemplo, um assistente que é transferido da área industrial para a área administrativa.
	
	Para a transferência de um cargo de uma classe superior à classe do cargo atual, deve-se aplicar as mesmas regras definidas para os casos de promoção vertical.
	
	Para a transferência de um cargo da mesma classe e sendo necessário um aumento de salário para um melhor posicionamento do salário do funcionário na faixa salarial, deve-se aplicar as mesmas regras definidas paras os casos de promoção horizontal.
	 
	A transferência só poderia ocorrer se o funcionário receber aumento de salário.
	
	Uma transferência geralmente não significa que o funcionário receberá um aumento de salário.
	
Explicação: Relembrando que a Transferência de cargo pode ocorrer por diversos motivos, entre elas:  Ocorre uma transferência quando o funcionário passa a ocupar um cargo em outra área.  Por exemplo, um Assistente que é transferido da área industrial para a área administrativa;  Uma transferência geralmente não significa que o funcionário receberá um aumento de salário;  Se a transferência for para um cargo de uma classe superior à classe do cargo atual, serão aplicadas as mesmas regras definidas para os casos de promoção vertical; Se a transferência for para um cargo da mesma classe, e for necessário um aumento de salário para um melhor posicionamento do salário do funcionário na faixa salarial, serão aplicadas as mesmas regras definidas paras os casos de promoção horizontal.
 
	
	 7a Questão
	
	Uma politica salarial é um documento escrito que elenco as diretrizes da empresa relativas a salários e critérios de desenvolvimento de carreira. Assinale a alternativa que NÃO contempla um critério que possa ser incluído em uma política salarial.
		
	
	Salario para um novo cargo
	
	Criterios de promoção vertical
	 
	Critérios de desligamento
	
	Salario de admissão
	
	Critérios de promoção horizontal
	
Explicação: Cabe ressaltar que a política deverá apresentar as diretrizes básicas que toda a empresa deverá seguir para que todos tenham a mesma posição sobre os diversos aspectos que se apresentam na gestão de Cargos e Salários como reajustes, promoções verticais e horizontais, salário admissional, salário após a experiência, quem terá autoridade para assinar os documentos que definem estas diversas ações.
 
	
	
	 8a Questão
	
	Uma política de administração de cargos e salários possui diversos objetivos, entre os quais o de regular as progressões verticais e horizontais. Entre as progressões verticais, temos:
		
	 
	Promoção.
	
	Aumento salarial por acordo, convenção ou dissídio coletivo.
	
	Deslocamento lateral.
	
	Aumento salarial por mérito.
	
	Transferência de empregados entre unidades da empresa.
	
Explicação: Lembrando que na aula 9 - Política de administração de cargos e salários ¿ vimos que os aumentos por promoção vertical são concedidos aos funcionários que passam a ocupar cargos incluídos numa classesuperior à classe atual do cargo, dentro da estrutura de cargos e salários. A promoção vertical está vinculada à existência de vaga no quadro de funcionários (caso de auxiliares, assistentes, analistas, por exemplo) ou poderá ocorrer em função da necessidade de preenchimento de uma vaga em aberto (caso de encarregados, supervisores, gerentes, por exemplo).  Os candidatos a uma promoção vertical deverão passar por um processo de avaliação conduzido pela área de Recursos Humanos.

Continue navegando