A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
PIM VIII

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material PIM VIII - página 1
Pre-visualização do material PIM VIII - página 2
Pre-visualização do material PIM VIII - página 3

PIM VIII

manual, fato este que nem sempre pode ser considerado um ponto fraco, pois torna os processos da empresa mais flexíveis.
• A posição geográfica da empresa, longe dos grandes centros, faz com que tenha elevação nos seus custos de fornecimento. (O que acarreta em maiores custos).
• Outro fato digno de registro decorre da região estar deixando de ser eminentemente agrícola para se tornar um pólo agroindustrial, sofrendo, portanto com a deficiência da baixa disponibilidade de mão-de-obra especializada de reposição.
Com os dados coletados foi possível estruturar as bases e elaborar um Planejamento Estratégico para a empresa, com as diretrizes necessárias para sua implementação e controle por parte dos responsáveis. Foram também definidos seu negócio, missão e objetivos, alicerce básico para uma empresa nortear-se. 
Agricultura sustentável 
Embora haja esforços neste caminho sustentável, grande parte dos agricultores brasileiros ainda desrespeitam o meio ambiente e não são responsáveis do ponto de vista social e trabalhista.
Principais problemas:
- O Brasil é, atualmente, um dos países que mais utilizam pesticidas no mundo.
- Ainda é comum o desmatamento de florestas e matas para abrir espaço para a prática da agricultura.
- Muitos agricultores pagam salários baixos aos camponeses, além de não respeitarem direitos trabalhistas. Infelizmente, ainda ocorrem casos de trabalho escravo e emprego de mão de obra infantil no campo.
Perspectivas para o Brasil com relação ao desenvolvimento sustentável no campo
Embora o Brasil ainda esteja apresentando os problemas citados acima, já existem boas iniciativas no campo da agricultura sustentável. Algumas empresas estão buscando adotar medidas de respeito ao meio ambiente e melhoria das condições de trabalho dos funcionários. Cabe também ressaltar o importante trabalho feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no sentido de desenvolver técnicas agrícolas sustentáveis, divulgar informações e orientar os agricultores no caminho da sustentabilidade.
Ao combinar tecnologias convencionais e novas, a DuPont Pioneer está oferecendo soluções para ajudar a atender às necessidades de uma população em crescimento cuja demanda por sementes e produtos agrícolas continua a aumentar. A DuPont Pioneer sabe qual é a importância da maximização da produtividade e da sustentabilidade da terra para os dias de hoje e de amanhã.
Uma grande parceira para fazendeiros do mundo todo, a Pioneer está comprometida em aumentar a produção de alimentos com produtos de alta qualidade e conhecimento agrônomo que maximize a produtividade agrícola com o produto certo no local certo. Estamos trabalhando em novas sementes agrícolas e usando novas tecnologias para ajudar a trazer para os fazendeiros o maior valor e o máximo benefício de toda a cadeia de valores de alimentos e de energia.
Trabalhando de forma colaborativa com nossos clientes e parceiros encontramos novas maneiras para trazer rentabilidade, qualidade e sustentabilidade para a agricultura no Brasil e ao redor do mundo.
A DuPont não quer apenas garantir a boa colheita. Quer também garantir a segurança de quem trabalha no campo e para isso trabalha na conscientização dos agricultores na adoção de boas práticas no uso de seus produtos, visando a saúde e SEGURANÇA de todos.
Cadeias produtivas II
Cadeia Produtiva, ou o mesmo que supply chain, pode ser definida como um conjunto de elementos (“empresas” ou “sistemas”) que interagem em um processo produtivo para oferta de produtos ou serviços ao mercado consumidor. 
Em razão da globalização, evolução dos mercados consumidores, e avanços tecnológicos de processos produtivos e dos ferramentais de gerenciamento; o conceito de cadeia produtiva tem aprimorado. 
Neste contexto, conforme a metodologia proposta pela Dupont Pioneer às cadeias produtivas do agronegócio são caracterizadas por possuírem cinco segmentos que envolvem os seguintes atores:
a) Fornecedores de Insumos: referem às empresas que têm por finalidade ofertar produtos tais como: sementes, calcário, adubos, herbicidas, fungicidas, máquinas implementos agrícolas e tecnologias.
b) Agricultores: são os agentes cuja função é proceder ao uso da terra para produção de commodities tipo: madeira, cereais e oleaginosas. Estas produções são realizadas em sistemas produtivos tipo fazendas, sítios ou granjas. 
c) Processadores: são agroindustriais que podem pré-beneficiar, beneficiar, ou transformar os produtos in-natura. Exemplos: (a) pré-beneficiamento - são as plantas encarregadas da limpeza, secagem e armazém de grãos; (b) beneficiamento – são as plantas que padronizam e empacotam produtos como: arroz, amendoim, feijão e milho de pipoca; (c) transformação - são plantas que processam uma determinada matéria prima e a transforma em produto acabado, tipo: óleo de soja, cereal matinal, polvilho, farinhas, álcool e açúcar.
d) Comerciantes: Os atacadistas são os grandes distribuidores que possuem por função abastecer redes de supermercados, postos de vendas e mercados no exterior. Enquanto os varejistas constituem os pontos cuja função é comercializar os produtos junto aos consumidores finais.
e) Mercado consumidor: é o ponto final da comercialização constituído por grupos de consumidores. Este mercado pode ser doméstico, se localizado no país, ou externo quando em outras nações. 
Aplicabilidade do Conceito de Cadeia Produtiva
O entendimento do conceito de cadeia produtiva possibilita: (1) visualizar a cadeia de forma integral; (2) identificar as debilidades e potencialidades; (3) motivar o estabelecimento de cooperação técnica; (4) identificar gargalos e elementos faltantes; e (5) certificar quanto aos fatores condicionantes de competitividade em cada segmento. 
A cadeia produtiva a qual a Dupont Pioneer se encaixa é a de produção de sementes e defensivos agrícolas.
Sob a ótica de cada participante, elemento da cadeia, a maior vantagem da adoção do conceito está no fato de permitir entender a dinâmica da cadeia, principalmente, na compreensão dos impactos decorrentes de ações internas e externas, respectivamente.
Por exemplo, no caso de ações internas pode ser citado o efeito decorrente da organização de agricultores em cooperativas. Nesta situação por meio das cooperativas os associados: (i) compram e comercializam insumos, (ii) armazenam e comercializam commodities, e (iii) beneficiam ou transformam matérias primas. Isto geralmente imprime maior grau de competitividade para o grupo de associados.
Como ações externas podem ser citadas os impactos decorrentes, por exemplo, da: (i) alteração ou criação de alíquotas de impostos, (ii) imposição de barreiras alfandegárias aos produtos destinados a exportação, (iii) normatização de procedimentos de classificação, e (iv) definição de exigências por parte do mercado consumidor quanto aos padrões de qualidades física, sanitária e nutricional. 
4.2 Inserção de empreendimentos 
De acordo com os aspectos apresentados acima, respectivamente voltados para a empresa Dupont Pioneer, serão apresentadas abaixo considerações a serem avaliadas para inserção de um empreendimento em uma cadeia produtiva:
Ter conhecimento da tecnologia a ser empregada para imprimir a qualidade física, nutricional e sanitária ao produto a ser ofertado;
Ater as tendências de mercado. Por exemplo, na atualidade está em voga a questão do comércio de produtos transgênicos ou orgânicos, com também, a definição de parâmetros para o credenciamento de Identidade Preservada - IP;
Identificar os fornecedores de insumos;
Ater as exigências estabelecidas pelo ambiente institucional: leis ambientais, trabalhistas, tributárias e comerciais; e às normas e padrões de comercialização.
Identificar as entidades participantes do meio ambiente organizacional;
 Conduzir estudos de viabilidade econômica.
CONCLUSÃO
Pretendi com esta projeto, através de uma análise bem detalhada de todos os temas, elaborar e mostrar as características detalhadas da empresa