Buscar

Perfil e Personalidade para Cargos de Liderança

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
Rafael Batista de Sousa
PERFIL E PERSONALIDADE INDICADOS PARA CARGOS DE LIDERANÇA 
Dissertação apresentada ao Programa de Graduação em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Veiga de Almeida.
Orientador: Prof. Dra BÁRBARA ANGÉLICA DOS SANTOS MONTEIRO CARISSIMI
 RIO DE JANEIRO
2018
RAFAEL BATISTA DE SOUSA
Matricula: 20182301178
20182301178
20182301178
Após análise do conteúdo,vemos que existem tipos de transtornos de personalidade : Paranóide, Esquizóide, Esquizotípico, Histriônico, Narcisista, Antissocial, Borderline, Dependente, Obsessivo-compulsivo e Passivo-agressivo.
Mas o que mais se encaixa seria para Mirella seria: Personalidade dissocial
Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas. O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência. Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.
Personalidade (transtorno da):
·    amoral
·    anti-social
·    associal
·    psicopática
·    sociopática
(refencia:http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f60_f69.htm)
Podemos acreditar que em tese a Senhora Mirella não teria experiencia em cargos onde teria que monitorar e gerenciar pessoas. Dificultando seu trabalho com uma quantidade relativa de funcionários.
Podemos apontar que o senhor  Kinon Aimazaki errou em selecionar uma pessoa sem experiência com gestão de pessoas e não apresentou suas propostas para a nova gestora.
A Ética é o ideal para conduta humana, pois a evolução de seus princípios deu-se juntamente com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando o bem comum.
A Ética de nossa sociedade e a Ética empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade e lucratividade não podem prescindir de um comportamento ético.
No trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer).A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio-ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial, refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade.
Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, torna-se imperativo que cada empregado faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores expressos nos Princípios Éticos.
(http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1039)
O comportamento ideal seria: Gerente de projetos
 
Entre as dúvidas das empresas na hora da contratação, está em contratar um gerente de projetos que domine os conceitos de gestão de projetos? Domine softwares de projetos? Ou que tenha apenas habilidades de gestão?
 
Bom, para termos esta resposta precisamos entender que apenas os conceitos de gestão de projetos não tornam um bom profissional. Como também, o profissional que dominar apenas o conhecimento num software de gerenciamentos, não se torna um profissional bem qualificado para o mercado.
Com isso, na hora da escolha, precisamos pensar em um profissional que tenha o conhecimento e também esteja alinhado com as inovações tecnológicas na área de projetos.
 
Porém, essas duas habilidades não tornam o profissional capacitado em atingir bons resultados nos gerenciamentos dos projetos da sua empresa.
A partir disso, percebemos que é um grande desafio encontrar um bom profissional de projetos, que possua uma capacidade multidisciplinar. Pensando assim, quais são essas habilidades/ qualidades a mais que o mercado busca? Já que conhecer conceitos e softwares não garantem um bom profissional.
Líder
Claro, talvez a liderança tenha sido até a primeira característica que veio a sua cabeça.
Sim, saber ser um líder para um cargo como gestor de projetos é uma das principais qualidades que este profissional deve ter, mas como reconhecer um bom líder? Essa tarefa pode ser considerada difícil ao mercado.
 
Para ser um bom líder no gerenciamento dos projetos, a pessoa deve ter a capacidade de guiar, inspirar e motivar os integrantes da equipe para atingir os objetivos do projeto.
Com isso, chegamos à segunda característica fundamental do Gestor de Projetos, a comunicação.
Comunicativo
Na comunicação, o gestor de projetos precisa garantir que a informação correta chegue ao receptor correto. Muitos problemas em projetos ocorrem por interpretações equivocadas ou por informações repassadas de forma incompleta. Cabe ao gerente de projetos garantir a fluidez e transparência das comunicações.
 
Proativo
Outra habilidade que não pode faltar no gestor de projetos é a ser um profissional proativo, ter uma postura fortemente reativa para inviabilizar qualquer gestão de risco.
A prioridade do gerente de projetos não deve ser resolver problemas, mas evitá-los. A postura proativa é um combustível para a antecipação. É um perfil admirado em qualquer profissional e que demonstra responsabilidade e comprometimento.
Trabalhar em equipe
O profissional deve também saber trabalhar em equipe, passar a sua equipe que todos estão no mesmo barco, caso ninguém reme, as atividades previstas em seus projetos irão afundar o barco.
Perfil Ganha-ganha
Ser um bom negociador, também esta relacionado ao perfil de um gestor de projetos.  Quando aparecem os conflitos, o gestor de projetos precisa negociar para que ambas as partes cheguem a uma decisão comum. Saber negociar, ser duro e flexível quando necessário pode ser o diferencial para esse profissional.
Organização
E para finalizar, o gestor deve ser organizado, pois muitas vezes ele irá gerir vários projetos em um mesmo período.
 
(http://npu.com.br/perfil-gerente-projetos/)

Continue navegando