Buscar

ANATOMIA PALPATORIA AVALIANDO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Na fileira proximal dos ossos carpais teremos o escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme . Os três primeiros fazem parte da articulação radiocarpal e são facilmente palpados no dorso da mão, enquanto que o osso pisiforme é de fácil localização e palpação na palma da mão. De acordo com a afirmativa marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
	Osso pisiforme: na vista palmar, localize a prega proximal do punho, na região lateral e distal, observe a projeção óssea formada pelo osso pisiforme
	
	
	osso escafóide: o osso escafóide localiza-se no assoalho da tabaqueira anatômica, localizando o processo estilóide do rádio, deslize o dedo distalmente. Os movimentos de adução do punho e abdução e extensão do polegar facilitam a palpação
	
	
	osso piramidal: após localizar o processo estilóide da ulna, deslize o dedo distalmente em direção ao osso piramidal
	
	
	osso semilunar: após localizar o osso escafóide, deslize o dedo medialmente no dorso da mão, de forma que seu dedo permaneça alinhado com o terceiro osso metacarpal
	
	
	osso pisiforme: na vista palmar, localize a prega distal punho, na região medial e distal, observe a projeção óssea formada pelo osso pisiforme
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		O Tubérculo Maior do Úmero é palpado:
	
	
	
	
	Medialmente em relação ao tubérculo menor;
	
	
	Medialmente em relação ao processo coracóide;
	
	
	Lateralmente em relação ao tubérculo menor;
	
	
	Superiormente em relação a cabeça do úmero.
	
	
	Inferiormente em relação ao processo coracóide;
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A primeira costela é facilmente palpável e devemos avaliar a região quando o paciente apresenta uma dor cervical que se irradia para o membro superior. Onde é possível palpar o corpo da primeira costela?
	
	
	
	
	Palpá-la acima e atrás do corpo clavicular.
	
	
	Na região da escápula.
	
	
	Sobre o músculo deltóide.
	
	
	Não é possível palpá-la.
	
	
	Sobre a clavícula.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Paciente sentado ou em pé, de frente para o terapeuta com o braço fletido e ligeiramente abduzido a aproximadamente 90 graus. O terapeuta requisita o movimento de adução horizontal e resiste a esse movimento procurando palpar, anteriormente, o músculo:
	
	
	
	
	trapézio superior
	
	
	redondo maior
	
	
	peitoral maior
	
	
	serrátil anterior
	
	
	peitoral menor
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Paciente com 52 anos apresenta dor ao movimento em ombro esquerdo. Fisioterapeuta verificou muita tensão no peitoral maior. Marque a alternativa que corresponde à palpação deste músculo.
	
	
	
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, examinador em pé, de frente para o braço a ser palpado. O examinador posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir à flexão e a adução horizontal do braço.
	
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Examinador em pé, de frente para o cliente. O examinador posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do músculo e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	
	
	Paciente sentado, em pé ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Examinador de pé, de frente para o paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal, a mão sensitiva estará acima do mamilo, próximo a axila.
	
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o examinador ou em DD. O examinador localiza a borda vertebral da escápula, a nível do angulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular, solicita que realize uma elevação do ombro.
	
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o examinador que irá pedir para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados, a estrutura será palpada na altura da espinha da escápula.

Continue navegando