Buscar

simulados extras

Prévia do material em texto

Durante uma ampla gama de atividades físicas os carboidratos são oxidados para se obter energia sob a forma de ATP. Com relação ao metabolismo do glicogênio corporal marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	O glicogênio muscular é sintetizado preferencialmente durante o exercício
	
	
	O glicogênio hepático não é degradado durante o exercício
	
	 
	O conteúdo de glicogênio hepático sofre alterações durante o ciclo ¿jejum - alimentado¿
	
	
	O processo de gliconeogênese é a formação de glicose a partir de aminoácidos, lactato e frutose
	
	
	O glicogênio muscular contribui para a manutenção da glicemia
	
	
	
		2.
		João M.D. ao acordar pela manhã realizou uma atividade física de longa duração (2h) e de alta intensidade em estado de jejum (jejum de 8h). Durante o exercício João sentiu-se tonto e posteriormente verificou-se que ele tinha experimentado um episódio de hipoglicemia. De acordo com esse relato podemos estimar que a base fisiológica para o ocorrido foi:
	
	
	
	
	
	o glicogênio hepático e muscular já estavam depletados previamente ao exercício. Como ambos possuem função da manutenção da normoglicemia o indivíduo teve uma hipoglicemia durante o exercício
	
	
	João ainda possuia boas reservas de glicogênio hepático mesmo ao final do exercício, entretanto, a não ativação da gliconeogênese resultou na hipoglicemia.
	
	
	A lipólise e a proteólise diminuíram ao longo do exercício dificultando a manutenção da glicemia
	
	 
	o glicogênio hepático foi depletado e a taxa da ativação da gliconeogênese não foi suficiente para atender a demanda de glicose pelas células
	
	
	O glicogênio muscular foi depletado o que induziu diretamente a hipoglicemia durante o esforço
	
	
	
		3.
		A bioenergética é a parte da ciência que estuda a conversão da energia química contida nos nutrientes provenientes da alimentação em energia sob a forma de ATP. Uma das vias metabólicas capaz de realizar tal conversão é a glicólise. Com relação ao metabolismo glicolítico marque a opção correta.
 
I. A glicólise anaeróbia sintetiza como saldo liquido 2 moles de ATP
II. A função da síntese do lactato é regenerar o NAD+ a partir do NADH sintetizado na glicólise
III. O lactato é sintetizado na matriz mitocôndrial
IV. O maratonista utiliza preferencialmente a glicólise anaeróbia para obter fonte de energia sob a forma de ATP durante a maratona
V. A glicólise aeróbia ocorre exclusivamente no citosol das células
	
	
	
	
	
	Apenas I, II e V são verdadeiras
	
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	Apenas III e IV são verdadeiras
	
	
	Apenas I e V são verdadeiras
	
	 
	Apenas I e II são verdadeiras
	
	
	
		4.
		O músculo esquelético utiliza diferentes fontes energéticas de acordo com a intensidade e duração da atividade. Em atividades de grande intensidade que duram entre 5 a 10 segundos qual(is) o(s) principal(is) substrato(s) energético(s) utilizado(s)?
	
	
	
	
	
	ATP
	
	 
	ATP + Fosfocreatina 
	
	
	ATP + Glicogênio
	
	
	Metabolismo oxidativo
	
	 
	Fosfocreatina
	
	
	
		5.
		O organismo humano é capaz de se adaptar de diferentes formas frente ao estresse induzido pelo exercício físico. Dentre essas adaptações podemos destacar as vias metabólicas geradoras de ATP. Para atendermos a demanda de síntese de ATP durante o esforço, que é dependente das características do exercício, utilizaremos preferencialmente a vias aeróbias em detrimento das anaeróbias ou vice e versa. Com relação ao metabolismo anaeróbio, marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	O sistema creatina-creatina fosfato não faz parte das vias metabólicas anaeróbias
	
	 
	Há uma maior síntese de lactato a partir do metabolismo anaeróbio    
	
	
	Ocorre preferencialmente em exercícios de intensidade leve  
	
	
	Ocorre somente na mitocôndria       
	
	
	Ocorre exclusivamente a partir do metabolismo de proteínas 
	
	
	
		6.
		Carboidratos e lipídios são os mais importantes substratos energéticos utilizados durante o exercício. Além destes 2 macronutrientes sabemos da importância do metabolismo protéico para os atletas. Com relação ao metabolismo de proteínas / aminoácidos durante o exercício marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	A metabolização dos aminoácidos gera uréia no rim
	
	
	Os aminoácidos não são substratos para a gliconeogênese
	
	
	A creatina é um aminoácido capaz de gerar energia durante o exercício
	
	
	Os aminoácidos não são substratos energéticos para o músculo esquelético mesmo durante os exercícios intensos de longa duração
	
	 
	A utilização de aminoácidos pelo músculo esquelético aumenta após a depleção do glicogênio muscular
	
	
	
		7.
		Os lipídios quando oxidados liberam mais energia do que a glicose. Dessa forma a sua mobilização no tecido adiposo, transporte pelo sangue e captação pelo músculo são passos importantes para a obtenção de energia a partir das gorduras. Com relação ao metabolismo de lipídios marque a opção correta.
 
I. A lipólise é o processo de degradação do triacilglicerol em glicerol e ácidos graxos livres  
II. A beta oxidação ocorre no citosol das células musculares  
III. A síntese de energia a partir das gorduras ocorre necessariamente na presença de oxigênio 
IV. A carnitina é o transportador dos lipídios do meio extracelular para o meio intracelular do músculo esquelético 
V. A albumina é a principal lipoproteína transportadora de glicerol no plasma
	
	
	
	
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	Apenas I, III, IV e V são verdadeiras
	
	
	Apenas I, III e V são verdadeiras
	
	 
	Apenas I e III são verdadeiras
	
	
	Apenas I, II, IV e V são verdadeiras
	
	
	
		8.
		Ao realizarmos atividade física nossos músculos devem se adequar a necessidade e incrementar a síntese de energia sob a forma de ATP. Com relação as vias metabólicas capazes de gerar ATP podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	O maratonista utiliza preferencialmente a via creatina-creatina fosfato como fonte de energia ao longo da maratona
	
	 
	A fosforilação oxidativa é uma via metabólica dependente de oxigênio
	
	
	Independente do exercício utiliza-se primeiro a cretina-creatina fosfato, depois a glicólise anaeróbia e, posteriormente, a fosforilação oxidativa para a obtenção de energia
	
	
	A fosforilação oxidativa é uma via metabólica utilizada preferencialmente em exercícios de "explosão muscular"
	
	
	Dentre todas as vias metabólicas geradoras de energia a glicólise anaeróbia possui a maior capacidade de sintetizar ATP por segundo
		o intuito de oferecer energia e manter a glicemia dentro da normalidade quais os principais carboidratos a serem ofertados durante uma competição esportiva intensa e de longa duração?
	
	
	
	
	
	Glicose e lactose
	
	
	Glicose e galactose
	
	
	Glicose e ribose
	
	 
	Glicogênio e maltodextrina
	
	 
	Glicose e maltodextrina
	
	
	
		2.
		Para evitarmos uma fadiga precoce devemos ingerir carboidratos durante uma maratona. A recomendação de ingestão deste nutriente está na ordem de 30 a 60g por hora. Pensando nisso, você recomendou que o seu atleta ingerisse tais quantias. Nesse sentido, durante a maratona o seu atleta poderia ingerir uma bebida com 5% de carboidratos, com o intuito de atingir a faixa da recomendação preconizada, em qual situação abaixo:
	
	
	
	
	
	2250ml / hora      
	
	
	1500ml / hora      
	
	
	2000ml / hora      
	
	
	1750ml / hora
	
	 
	1000ml / hora
	
	
	
		3.
		Avalie as afirmativas a respeito dos Carboidratos e performance física. I - CHOs nos exercícios intensos:Devido a sua capacidade de fornecer energia sem oxigênio, o glicogênio muscular armazenado constitui o principal fornecedor de energia nos primeiros minutos de exercício, quando a utilização do oxigênio não satisfaz as demandas energéticas. II - CHOs nos exercícios moderados e prolongados: A medida que o exercício continua e as reservas de glicogênio são reduzidas, a glicose sanguínea passa a constituir a principal fonte de energia proveniente dos carboidrato, sendo que um percentual cada vez maior da energia total é proporcionado pela desintegração das gorduras. III - A SBME recomenda que 60 a 70% das calorias ingeridas pelo atleta devem vir dos CHOs e que nas refeições anterior aos exercícios devem-se consumir alimentos ricos em CHOs com alto índice glicêmico. IV - A ingestão de CHOs durante o exercício está associada à manutenção dos níveis sanguíneos de glicose, prevenindo a fadiga observada nos últimos 30 minutos de exercício. É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	II e IV
	
	
	II, III e IV
	
	 
	I, II e IV
	
	
	I, III e IV
	
	
	I e II
	
	
	
		4.
		Considerando a necessidade de suplementação de carboidratos durante uma competição esportiva intensa e de longa duração sob alta temperatura ambiente marque a opção correta: quais os tipos de carboidratos mais indicados para oferecer energia durante o esforço?
	
	
	
	
	 
	Devemos ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico
	
	 
	Devemos ingerir carboidratos de alto índice glicêmico
	
	
	Independe do índice glicêmico
	
	
	Devemos ingerir carboidratos de baixo ou médio índice glicêmico
	
	
	Devemos ingerir carboidratos de médio índice glicêmico
	
	
	
		5.
		Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) ao lado de cada questão e assinale a sequencia CORRETA.
( ) Os carboidratos não são os únicos macronutrientes cuja energia armazenada pode ser usada para gerar ATP anaerobicamente.
( ) No exercício moderado a intenso, os carboidratos proporcionalmente são os "combustíveis" mais utilizados para atender as necessidades do organismo.
( ) Quando uma atividade física de alta intensidade e longa duração acarreta uma depleção significativa de glicogênio corporal, os aminoácidos oriundos da proteólise passam ser utilizadas como combustível durante o exercício.
( ) A proteína funciona como importante substrato energético, isto porque depois que o nitrogênio é removido da molécula do aminoácido durante o processo de desaminação, os esqueletos de carbono restantes penetram em várias via metabólicas para a produção aeróbica de ATP.
 
	
	
	
	
	
	V; V; V; F
	
	
	F; F; V; V
	
	 
	F; V; F; V
	
	
	V; V; F; F
	
	
	F; V; V; V
	
		Exercícios realizados na altitude aumentam a produção de radicais livres. Nesse contexto postula-se utilizar suplementos antioxidantes. Dente as moléculas abaixo marque a que apresenta características antioxidantes
	
	
	
	
	
	Tiamina
	
	 
	Selênio
	
	
	Glicose
	
	
	Frutose
	
	
	Ácido graxo ômega 3
	
	
	
		2.
		A síntese de ATP é uma necessidade constante e durante os exercícios intensos esta necessidade está aumentada. Na molécula de ATP podemos encontrar qual mineral descrito abaixo:
	
	
	
	
	
	Potássio
	
	
	Cálcio
	
	 
	Fosfato
	
	
	Ferro
	
	
	Cloro
	
	
	
		3.
		As enzimas antioxidantes (superóxido dismutase, glutationa peroxidase e catalase) são fundamentais para "combater" os radicais livres formados durante o exercício. Estas enzimas precisam de alguns minerais para exercerem as suas funções. Marque a opção correta: com relação a atividade das enzimas antioxidantes os minerais necessários para as suas catálises enzimáticas são:
 
I. Cromo
II. Zinco
III. Cobre
IV. Manganês
V. Selênio
	
	
	
	
	
	Somente a opção V está correta
	
	 
	Somente as opções II, III, IV e V estão corretas    
	
	
	Todas as opções estão corretas
	
	
	Somente as opções I, II e V estão corretas
	
	
	Somente as opções I, III e V estão corretas    
	
	
	
		4.
		Os minerais auxiliam em várias funções metabólicas e a sua carência pode estar correlacionada com a queda do rendimento físico. Dentre os minerais abaixo qual normalmente está presente em maior quantidade no suor devendo ser reposto através da ingestão de repositores hidroeletrolíticos
	
	
	
	
	
	Potássio
	
	
	Cálcio
	
	 
	Sódio
	
	
	Fósforo
	
	
	Cloro
	
	
	
		5.
		Assinale a alternativa CORRETA pertinente as Vitaminas e Minerais para performance.
	
	
	
	
	
	A vitamina E ativa uma enzima que regula a síntese de carnitina, que por sua vez, transporta os ácidos graxos para a mitocôndria, onde são oxidados.
	
	 
	A suplementação de dieta com nutrientes antioxidantes (particulamente vitamina C e E) tem sido proposta como forma de reduzir os efeitos maléficos do exercício.
	
	
	As grandes altitudes podem prejudicar o atleta pela combinação de vários efeitos, como o aumento do apetite, mal-estar e náusea, que acabam por levar a uma perda de massa corporal.
	
	
	A deficiência do ferro pode levar a osteoporose
	
	
	A suplementação de vitaminas com função antioxidante poderia ser desejável em exercícios realizados em baixas altitudes devido ao estresse oxidativo diminuído.
	
	
	
		6.
		As vitaminas são essenciais para os esportistas devendo ser ingeridas através da alimentação. Elas podem ser subdividas em vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. Dentre as opções abaixo marque aquela que apresenta somente vitaminas hidrossolúveis
	
	
	
	
	
	vitamina A, niancina, piridoxina e cobalamina
	
	 
	cobalamina, ácido pantotênico, piridoxina e ácido fólico
	
	
	riboflavina, vitamina D, tiamina e ácido fólico
	
	
	Niancina, cobalamina, tiamina e vitamina K
	
	
	vitamina E, ácido ascórbico, ácido pantotênico e piridoxina
	
	
	
		7.
		Atletas envolvidos em esportes com características aeróbias necessitam de um grande volume de eritrócitos na corrente sanguínea. Para os eritrócitos serem funcionais no transporte de oxigênio pelo organismo eles necessitam da presença de qual mineral:
	
	
	
	
	
	Sódio
	
	
	Iodo
	
	
	Magnésio
	
	
	Manganês
	
	 
	Ferro
	
		Marque V (verdadeiro) ou F (falso) ao lado de cada questão e assinale a sequencia CORRETA a respeito das particularidades das populações especiais.
(   ) A amenorreia é associada à menor densidade óssea e ao aumento no risco de fraturas por estresse, devendo ser considerada uma resposta normal ao exercício.
(   ) A tríade da mulher atleta engloba: desordem alimentar, amenorreia e osteoporose.
(  ) O gasto energético total declina com a idade, o que contribui para a redução das necessidades energéticas nos idosos   
(  ) Um déficit energético crônico pode impactar na altura final de uma criança atleta.
	
	
	
	
	
	F;V;V;F
	
	 
	F;V;F;V
	
	
	V;V;F;F
	
	 
	F;V;V;V
	
	
	V;F;V;F
	
	
	
		2.
		Cada vez mais as crianças estão envolvidas com atividade física. Quando comparamos o seu metabolismo com o metabolismo do adulto durante o exercício percebemos algumas diferenças. De fato, nas atividades intensas e de curta duração, as crianças utilizam proporcinalmente mais:
	
	
	
	
	
	O metabolismo energético anaeróbio (no qual a gordura é a fonte de energia predominante) do que aeróbio (que tem carboidrato como principal fonte de energia).
	
	
	O metabolismo energético anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante) do que aeróbio (que tem carboidrato como principal fonte deenergia).
	
	 
	O metabolismo energético aeróbio (que tem carboidrato como principal fonte de energia) do que anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante).
	
	
	O metabolismo energético anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante) do que aeróbio (que tem gordura como principal fonte de energia).
	
	 
	O metabolismo energético aeróbio (que tem gordura como principal fonte de energia) do que anaeróbio (no qual o glicogênio é a fonte de energia predominante).
	
	
	
		3.
		Marcos D. H., de 14 anos, e seu irmão José D. H., de 28 anos, foram procurar a nutricionista para ter um acompanhamento nutricional. Ambos treinam corrida de pequenas distâncias (400m e 800m). Na avaliação das necessidades energéticas, deve-se lembrar que as necessidades de energia, por Kg de peso corporal, para Marcos quando comparada ao de seu irmão José, quando ambos andam ou correm na mesma velocidade pode ser:
	
	
	
	
	
	10 % menor.
	
	 
	20 a 30 % maior.
	
	
	não há diferença
	
	 
	20 a 30 % menor.
	
	
	10 % maior.
	
	
	
		4.
		As diferenças apresentadas pelas crianças e adolescentes em relação ao organismo adulto, e que são responsáveis pelos diferentes aspectos nutricionais entre esses dois grupos no esporte, são:
	
	
	
	
	 
	Maior consumo máximo de oxigênio, menores estoques de glicogênio e de gordura corporal, menor intolerância à hipertermia e recuperação mais rápida entre uma atividade e outra.
	
	
	Menor consumo máximo de oxigênio, menores estoques de glicogênio e de gordura corporal, menor intolerância à hipertermia e recuperação mais rápida entre uma atividade e outra.
	
	
	Menor consumo máximo de oxigênio, menores estoques de glicogênio e de gordura corporal, menor intolerância à hipertermia e recuperação mais lenta entre uma atividade e outra.
	
	 
	Menor consumo máximo de oxigênio, menores estoques de glicogênio e de gordura corporal, maior intolerância à hipertermia e recuperação mais rápida entre uma atividade e outra.
	
	
	Maior consumo máximo de oxigênio, menores estoques de glicogênio e de gordura corporal, maior intolerância à hipertermia e recuperação mais rápida entre uma atividade e outra.
	
	
	
		5.
		Meninas adolescentes que praticam esportes de alta intensidade por vezes podem apresentar  amenorréia. Com relação a amenorréia em meninas adolescentes atletas, marque a alternativa que contêm a seqüência correta de verdadeiro (V) ou falso (F):
I - A ingestão de alimentos fonte de gorduras saturadas como castanhas e nozes, linhaça, azeite de oliva, óleo de canola, azeitonas, abacate e peixes gordurosos, é uma estratégia importante no acompanhamento de atletas com irregularidades menstruais.
II - A medição da densidade mineral óssea deve ser considerada uma ferramenta no acompanhamento da atleta amenorréica.
III - Caso a atleta apresente além da amenorréia, baixo peso corporal, aconselha-se que a mesma diminua o treinamento, se alimente melhor e ganhe peso antes de reiniciar a atividade esportiva.
IV - A subnutrição, o estresse do treinamento e o nível reduzido de gordura corporal são um dos  principais fatores responsáveis pela menarca tardia em meninas atletas quando comparado as meninas não atletas.
	
	
	
	
	 
	F, V, V, V
	
	
	V, V, F, F
	
	
	V, F, V, V
	
	
	V, V, F, V
	
	
	V, V, V, F
	
	
	
		6.
		Uma atleta de maratona, 23 anos, estava perdendo performance fisica e foi se consultar com um nutricionista para avaliar o seu padrão alimentar bem como tentar diagnosticar o que estava acontecedo com ela. Na avaliação nutricional detectou-se que a atleta vem adotando durante 4 anos uma alimentação vegetarina que não incluia na sua alimentação vísceras, carnes vermelhas, peixes, ovos e laticinios. A sua alimentação era rica em fibras. A atleta relatou que a alguns meses vem sentindo fraqueza, cansaço e falta de ar durante os treinamentos inclusive não completando alguns. Dessa forma o seu técnico recomendou a suplementação de sulfato ferroso o que vem fazendo a 1 semana. Outro ponto relatado é que como boa parte das atletas de maratona de elite ela é amenorréica. Através de exames bioquimicos o nutricionista detectou que os eritrócitos estavam grandes e imaturos e que a concentração plasmática de homocisteina estava bastante elevada. A nutricionista estava confusa com o caso dessa atleta e solicitou uma consultoria para outro profissional da área que era você. Assim com base nos dados supracitados marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	A intervenção realizada pelo treinador provavelmente está correta pois existe uma carência de ferro notória por parte da atleta o que fica evidenciado pelos níveis plasmáticos de homocisteina.
	
	
	Não há necessidade de se preocupar com o quadro clinico da atleta pois nesse desporto é comum as atletas apresentarem tais resultados de exames supracitados.
	
	 
	A anemia é do tipo megaloblástica sendo provavelmente a cobalamina a carência nutricional base da atleta.
	
	
	Pelos poucos dados apresentados não existe condições de estimar as prováveis carências nutricionais da atleta.
	
	
	As respostas I e II estão corretas
	
	
	
		7.
		Idosos normalmente apresentam gasto energético diário menor do que os indivíduos mais jovens. Dentre os componentes do gasto energético diário podemos dizer que:
	
	
	
	
	
	O exercício físico representa a maior parte do gasto energético diário total
	
	
	O gasto energético diário total é representado pelo efeito térmico dos alimentos e a taxa metabólica basal
	
	 
	O gasto energético diário total é representado pela taxa metabólica basal e o exercício físico
	
	
	O efeito térmico dos alimentos representa a maior parte do gasto energético diário total
	
	 
	A taxa metabólica basal representa a maior parte do gasto energético diário total
	
		A melhora do rendimento fisico é um objetivo constante dos atletas profissionais. Muitos buscam auxílios para a melhora da performance que em conjunto denominamos de recursos ergogênicos. Com relação a classificação dos diversos recursos ergogênicos marque a opção correta:
	
	
	
	
	 
	Bioquímicos, Fisiológicos, Psicológicos, Mecânicos e Nutricionais
	
	 
	Farmacológicos, Fisiológicos, Psicológicos, Mecânicos e Nutricionais
	
	
	Farmacológicos, Bioquímicos, Psicológicos, Mecânicos e Nutricionais
	
	
	Farmacocinético, Fisiológicos, Psicológicos, Biomecânico e Nutricionais
	
	
	Farmacológicos, Bioquímicos, Fisiológicos, Psicológicos e Nutricionais
	
	
	
		2.
		Os diferentes tipos e formas de recursos ergogênicos são verdadeiras tentações para os atletas de elite. Com relação aos recursos ergogênicos marque a alternativa correta: 
 
I - Um equipamento (ex. raquete de tênis) que piore o desempenho do atleta pode ser considerado um recurso ergogênico.
II - Todo recurso ergogênico é considerado doping
III - Todo doping é considerado um recurso ergogênico
IV - A ingestão apropriada de nutrientes após o exercício pode ser considerado um recurso ergogênico. Nesse sentido, podemos dizer que a proporção ideal de proteínas:carboidratos no pós-esforço é de 4:1.
	
	
	
	
	
	Somente a alternativa IV é verdadeira
	
	 
	Somente a alternativa I é verdadeira            
	
	 
	Não há alternativa verdadeira
	
	
	Somente as alternativas I e IV são verdadeiras       
	
	
	Somente as alternativas II e III são verdadeiras
	
	
	
		3.
		A utilização de repositores hidroeletroliticos e repositores energéticos em uma grande variedade de atividades físicas já são uma  realidade nacional e mundial. Marque a opção correta:
 
I - Devemos sempre utilizar repositores hidroeletrolíticospara hidratação independentemente do exercício, pois sempre serão melhores opções do que a água pura
II - Os repositores energéticos são altamente energéticos e foram desenvolvidos principalmente para indivíduos que almejam o ganho de massa magra e necessitam de grande aporte energético na alimentação
III - A ingestão de carboidratos durante os exercícios prolongados é uma estratégia útil no combate a fadiga central
IV - Os repositores energéticos possuem essencialmente carboidratos de baixo índice glicêmico na sua formulação
 
	
	
	
	
	
	Somente as alternativas I e III são verdadeiras    
	
	 
	Somente a alternativa III é verdadeira                   
	
	
	Não há alternativa verdadeira
	
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Somente as alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	
		4.
		Os "suplementos alimentares" são produtos amplamente disseminados no mercado e os seus fabricantes prometem vantagens na performance fisica para os seus consumidores. Com relação aos diversos produtos disponíveis no mercado marque a opção correta:
 
I - Todo repositor hidroeletrolitico é um isotônico
II - Alimentos protéicos para atletas não podem possuir carboidratos e lipídios em suas formulações
III - Os repositores energéticos são assim denominados, pois possuem muitas Kcal por porção.
IV - Vitaminas e minerais por não possuírem calorias nunca poderão ser considerados recursos ergogênicos
	
	
	
	
	
	Todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	Somente a alternativa III é verdadeira                      
	
	
	Apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras                     
	
	 
	Não há alternativa verdadeira
	
	
	Apenas as alternativas I e III são verdadeiras
	
	
	
		5.
		Os diferentes tipos e formas de recursos ergogênicos são verdadeiras tentações para os atletas de elite. Com relação aos recursos ergogênicos marque a alternativa correta:
 
I - Um equipamento (ex. bicicleta) que proporcione um melhor desempenho para o atleta pode ser considerado um recurso ergogênico.
II - Todo doping é considerado recurso ergogênico
III - A maltodextrina e a glicose são os únicos componentes glicídicos dos repositores energéticos .
IV - A ingestão de whey protein não é indicado no pós-treino
V - Alimentos protéicos para atletas não podem possuir carboidratos e lipidios em suas formulações
	
	
	
	
	
	Somente as alternativas I, IV e V são verdadeiras             
	
	
	Somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	
	Somente as alternativas I e II são verdadeiras       
	
	 
	Somente a alternativa I é verdadeira
	
	
	Somente as alternativas I e V são verdadeiras             
 
		Após dias de treinamento árduo com pouco tempo de descanso, o atleta pode entrar em uma condição que chamamos de "overtraining" ou excesso de treinamento. Nesta condição, o atleta começa a perder rendimento, fica irritado, com insônia e torna-se mais suscetível a adquirir infecções, principalmente no trato respiratório. Neste contexto é comum a utilização de glutamina. Com relação ao metabolismo de glutamina marque a opção correta:
 
I - A glutamina é uma proteína não essencial sendo fundamental para a proliferação das células do sistema imunológico. A sua concentração plasmática tende a diminuir nos exercícios longos e intensos.
II - A glutamina ingerida no suplemento alimentar (fonte exógena) é metabolizada majoritariamente no figado sendo fundamental para a síntese de uréia.
 
III - A glutamina é doadora de nitrogênio para a síntese de glicogênio e recuperação muscular pós esforço.
 
IV - O músculo esquelético é quantitativamente o principal sintetizador de glutamina corporal não sendo capaz de utilizá-la para si sendo apenas um exportador de glutamina para o plasma.
 
	
	
	
	
	
	Somente as alternativas II e V estão corretas
	
	 
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	
	
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas
	
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas
	
	 
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	
		2.
		Muitas pessoas que praticam exercícios físicos, atletas ou não, almejam o ganho de massa muscular. O HMB é um produto que vem justamente com este apelo e os seus fabricantes postulam que  HMB aumente a massa magra. Com relação ao HMB marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	O HMB é um inibidor da proteíma m-TOR
	
	
	O HMB ativa a organela proteossomo
	
	
	Seu efeito é visto preferencialmente nos praticantes de atividade fisica experientes
	
	 
	Seu efeito é visto preferencialmente nos iniciantes de atividade fisica
	
	
	 É um metabólito do aminoácido isoleucina
	
	
	
		3.
		Quanto aos métodos de análise de composição corporal marque a opção correta:
	
	
	
	
	
	O resultado obtido pelo método de bioimpedância não é influenciado pelo grau de hidratação do avaliado
	
	
	A pesagem hidrostática estima a densidade corporal do avaliado.
	
	
	O método de dobras cutâneas é o método de análise da composição corporal mais indicado para ser realizado em pessoas extremamente obesas
	
	
	A pletismografia por ser um método duplamente indireto para a análise da composição corporal não avalia diretamente a gordura corporal.
	
	 
	O método direto não é utilizado em academias e consultórios de nutrição para a análise da composição corporal.
	
	
	
		4.
		Após dias de treinamento árduo com pouco tempo de descanso, o atleta pode entrar em uma condição que chamamos de "overtraining" ou excesso de treinamento. Nesta condição, o atleta começa a perder rendimento, fica irritado, com insônia e torna-se mais suscetível a adquirir infecções, principalmente no trato respiratório superior. Neste contexto é comum a utilização de glutamina. Com relação ao metabolismo da glutamina marque a opção correta:
 
I - A glutamina é um aminoácido essencial              
II - O maior sítio de síntese de glutamina corporal é o figado
III - Os enterócitos apenas absorvem a glutamina proveniente da luz intestinal sem, contudo utilizá-la para a sua própria necessidade celular.
IV - A glutamina é uma proteína que está correlacionada com o sistema imunológico
	
	
	
	
	
	Somente as alternativas II e III são verdadeiras
	
	 
	Não há nenhuma resposta verdadeira
	
	
	Somente as alternativas I e IV são verdadeiras
	
	 
	Somente a alternativa IV é verdadeira
	
	
	Somente as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	
	
		5.
		A suplementação de creatina tem sido praticada por muitos atletas de sucesso, em busca da melhora de rendimento e bons resultados em competições. Com relação ao metabolismo da creatina é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	É um aminoácido que tem absorção reduzida quando ingerida juntamente com os carboidratos.
	
	
	A principal fonte dietética de creatina é o figado.
	
	
	A creatina fosfato não contribui significativamente para o fornecimento de energia durante exercícios de intensidade elevada.
	
	 
	A transferência do grupo fosfato da creatina fosfato para ADP é catalisada pela enzima creatina quinase.
	
	
	Está presente no músculo em repouso na forma de fosfato de creatina em concentrações entre 3 a 4 vezes menores do que as do ATP.
	
	
	
		6.
		O mercado de suplementos esportivos vem aumentando ao longo dos anos. Vários produtos são comercializados com diversos pressupostos incluindo ganho de massa muscular e emagrecimento para os seus usuários. Dentre esses produtos podemos destacar a creatina. Com relação a creatina marque a opção correta:
 
I - A creatina não tem a capacidade de reter líquido.
II - A suplementação de creatina é indicada para atletas deprovas curtas e de alta intensidade.
III - A creatina é essencial, pois o nosso organismo não é capaz de sintetizá-la.
IV - A creatina é uma proteína intramuscular.
V - Vegetarianos não devem suplementar creatina, pois desenvolvem alergia.
	
	
	
	
	
	Não há alternativa correta
	
	
	Somente as alternativas II e V estão corretas
	
	
	Somente as alternativas I, II, III, V estão corretas
	
	
	 Todas as alternativas estão corretas
	
	 
	Somente a alternativa II está correta                        
	
	
	
		7.
		De acordo com o que é vinculado pela empresas que produzem os diversos "suplementos" alimentares marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmativas:
I. Cromo aumenta a sensibilidade a insulina 
II. O ZMA é capaz de incrementar os níveis de testosterona endógena
III. Produtos denominados de "NO" induzem uma vasoconstrição muscular.
IV. O CLA é vendido como um produto que é capaz de reduzir o % de gordura corporal
V. A utilização de produtos a base de colágeno protege as  articulações
VI. De acordo com a Legislação Brasileira, os alimentos para atletas não podem conter vitaminas e/ou minerais, pois se tiverem passam a ser classificados como suplementos alimentares
VII. Suplemento alimentar deve possuir mais de 100% da RDI para vitaminas e/o minerais. Caso possuam estes micronutrientes abaixo de 100% da RDI são classificados como complementos alimentares. 
A sequencia correta é:
	
	
	
	
	 
	V, V, F, V, V, F, F
	
	
	F, V, F, V, V, F, F
	
	
	V, V, F, F, V, F, F
	
	
	V, F, F, V, V, F, F
	
	
	V, V, F, V, F, F, F
	
	
	
		8.
		A cafeína é considerada o recurso ergogênico mais comumente utilizado em todo o mundo. Dentre os efeitos teóricos postulados para a melhora da performance após a ingestão de cafeína podemos destacar:
	
	
	
	
	
	Deprime o sistema nervoso central e induz a insônia
	
	 
	Tem ação simpáticomimética e aumenta a contratilidade muscular
	
	
	Aumenta a lipólise e gera braquicardia   
	
	
	Aumenta a degradação proteica e deixa o atleta agressivo    
	
	
	Poupa o glicogênio muscular e resfria o corpo sendo ideal a sua utilização em dias quentes

Continue navegando