Buscar

CONTEXTUALIZADA ORG. E LEGSILAÇÃO EM EDUCAÇÃO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO EM EDUCAÇÃO
FÁBIO PAIVA
JACIARA DANTAS 
Síntese breve das desigualdades do sistema de Educação no mundo
O sistema de Educação no Brasil vem crescendo e se aperfeiçoando mais e mais, embora ainda esteja marcado por grande retrocesso devido a diversos fatores da esfera histórica, econômica, social e política, que mapeando dentro de um ranking mundial ficamos atrás de muitos países, inclusive Latino Americano. 
A Finlândia possui o melhor sistema de ensino do mundo, proveniente de uma economia crescente, é um país que oferta qualidade de vida, e lidera o topo dos melhores quando o assunto é Educação. A Estônia pequeno país foi considerado a melhor educação da Europa, e um dos bem avaliados do mundo, quase todas as crianças e jovens estudam nas instituições públicas impecáveis, uma característica peculiar é que alunos pobres tiveram um desempenho tão bom quanto os ricos nos exames internacionais. A Direção e os professores têm autonomia a ponto de escolher qual o método de ensino que será aplicado. 
O Brasil está à frente do México, no entanto amarga uma posição dentro do ranking total bem amarga. No geral os aspectos avaliados pelas organizações para compor essa escala, são os desempenhos dos alunos no PISA, a média de anos que o discente para na escola e a porcentagem da população que cursa o ensino superior. Nos países que lidera o melhor em conceito de Educação é a proposta, a interdisciplinaridade, o incentivo dos líderes em proporcionar esse padrão de qualidade e acreditar no pilar que a Educação proporciona.
	Em contra partida existem mais de 200 milhões de crianças e jovens em idade escolar fora das instituições, pois ocupam os últimos postos em desenvolvimento econômico e com orçamentos para educação irrisórios, muitos desses países por vezes vivem até um paradoxo, pois tem sua nação com recursos naturais abundantes, mas vivem em conflitos armados, deixando seu povo ao flagelo, a título de exemplo países da África. É nesse ritmo que vai sendo pautado a conjuntura educacional do mundo, com desigualdades gritantes e que estão longe de acabar.

Continue navegando