Buscar

Desafio colaborativo Filosofia da Educação1

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
CHARLES MARTINS RJONE SOCORRO 
BIANCA FIGUEIREDO
SUÊNY ADALGISA DE OLIVEIRA
DESAFIO COLABORATIVO
OS IMPACTOS QUE A PEDAGOGIA TRADICIONAL TEM NO PROCESSO EDUCACIONAL NA ATUALIDADE
A figura de François Rebelais deu início a movimentos que passam a olhar para educação com um ponto de vista mais humano, em uma época que o misticismo e a igreja predominavam sob a vida do indivíduo, ter essa visão e mais, compartilhar seus pensamentos foi algo inovador e podemos dizer que uma semente plantada para o futuro e os posteriores filósofos. 
Educar é um ato de amor, de carinho, amparo, é um processo que envolve instituições e família, cada indivíduo é único e como tal tem suas particularidades e formas de receber os ensinamentos, cada um tem sua forma de aprender, uns mais ágeis outros não, mas cada um a sua forma tem condições de aprender e se desenvolver. Nesse contexto o professor também evoluiu se antes era o detentor exclusivo do conteúdo, hoje ele é tão aprendiz quanto o aluno, junto constroem o saber, e todos ganham com essa interação.
A pedagogia tradicional advém de práticas da educação antiga e que precedem ainda aos dias atuais, não da forma como no passado, mas seus reflexos ainda perpetuam nas instituições sejam de cunho público ou privado.
EDUCAÇÃO TRADICIONAL ANTIGA X EDUCAÇÃO TRADICIONAL ATUAL
	O papel da escola era formar o aluno para formação moral e intelectual, para o convívio social, focando no aspecto cultural, mas os assuntos inerentes ao social não tinham foco.
	O papel da escola é preparar o intelectual do aluno, mas trabalhando os valores de ordem social, afim destes aplicar, para alcançarem uma sociedade mais justa e melhor de viver, bem como formar cidadãos críticos.
	Os conteúdos de ensino são acumulados com o tempo, são verdades absolutas. Não é levado em conta o conhecimento prévio do aluno.
	O conhecimento do aluno e o meio em que vive são de extrema relevância, assim como o aprendizado é de responsabilidade das instituições e da família, todos em harmonia trabalhando em prol da formação como cidadão. Os conteúdos trabalhados em sala de aula não são como verdades absolutas, pois o conhecimento é construído, através de pesquisas em livros, internet, vídeos, colocados em prática à discussão das ideias, dos conceitos, confrontando o ponto de vista de pesquisadores diversos. 
	O método de ensino é apenas verbal, onde o professor expõe os conteúdos, faz uma breve correlação com outros assuntos, e já parte para a memorização de práticas e fórmulas e a prática de exercícios. 
	As metodologias de ensino são diversas, pois exige a observação e respeito ao limite cognitivo de cada aluno, bem como de suas limitações em todos os aspectos. Embora exista a prática de exercícios, o conhecimento é construído de diversas formas dia pós dia.
	A relação professor-aluno é marcada pelo autoritarismo ao extremo, onde esse primeiro é detentor de todo o saber, o silêncio em sala de aula é obrigatório, bem como não há nenhum tipo de interação.
	A relação professor-aluno é marcada pela total interação, onde o professor traz o conteúdo a ser trabalhado, desenvolve os assuntos com diversas modalidades e facilidades, possibilitando prazer no aprendizado. Ambos, docente e discente são aprendizes nesse novo contexto.
	O aprendizado se dar apenas por meio de exercícios, de forma mecanizada, com memorização e repetição dos conceitos. A avaliação do conhecimento é feita de forma exclusiva pelas tarefas de casas enviadas e das provas regidas por notas.
	Os exercícios dos assuntos trabalhados ainda é algo recorrente, tanto no ambiente escolar como a prática de enviar para casa. Esse processo faz parte da construção do conhecimento, mas as formas de aprender são diversas, não são repetitivas, marcadas por dinamicidade e por vezes experiências de aulas de campo. As avaliações ainda estar presente nos âmbitos escolares. , mas não são exclusivas para avaliar o aluno como um todo, são levadas as várias etapas da construção do saber, bem como diversos fatores. Mas é importante apontar que o discente precisa alcançar uma média estabelecida pela instituição para dar continuidade nos anos seguintes.
Destacando o comparativo entre a educação tradicional antiga e a atual é evidente que temos muitos traços da dita pedagogia tradicionalista, embora com avanços em algumas questões, etapas mais reformuladas, buscando valorizar a individualidade de cada ser, ainda há conceitos que só mudaram a roupagem. 
Diante de como se deu toda a formação da educação no Brasil não é estranho evidenciar que traços de outrora ainda estejam tão presentes em nossas instituições. As mudanças que a educação tradicional sofreu foram necessárias e vai de caminho positivo a realidade do contexto que a sociedade se encontra, pois a escola tem a missão de formar cidadãos mais reflexivos de seus direitos e vem fazendo isso com excelência e driblando todas as dificuldades que é de conhecimento de todos.
A educação brasileira como muitas esferas de uma nação, vem vencendo grandes batalhas, marcada por notório retrocesso no seu processo de formação não é de se estranhar que ainda contenha traços de uma metodologia do passado resistindo de todas as formas. Embora a educação tradicional seja vista por muitos como algo ruim e que não se encaixe nos moldes do mundo contemporâneo, é ainda sob esse tipo de pedagogia está pautado a educação nacional.
A educação tradicional na atualidade vem dando certo e vem acompanhando o advento da tecnologia e preparando os indivíduos para os desafios que o século exige, portanto os conceitos das disciplinas, regras, fórmulas, atividades para exercitar e desenvolver são importantes e imprescindíveis no processo de aprendizagem, mas valorizar o ponto vista e os resultados que o discente apresenta nessa construção do saber são necessários. O molde que a educação tradicional resiste está longe de sair de cena, pode ser que alguns pontos sejam descartados, ou mesmo reformulados, incorporados aos novos contextos, mas sua essência sempre vai está ali presente nas instituições escolares. 
Referência Bibliográfica
https://www.infoescola.com/pedagogia/concepcao-pedagogica-tradicional/ 
http://educacao.faber-castell.com.br/professores/trocando-ideias/do-ensino-tradicional-a-educacao-moderna-estrategias-para-a-melhoria-do-processo-ensino-aprendizagem/ 
Guias de Estudo da disciplina Filosofia da Educação.
Livro didático de apoio a disciplina Filosofia da Educação.

Continue navegando