Buscar

Avaliação Discursiva Online Planejamento de Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva Online (A1V_96)
Para mais informações, clique no arquivo: Avaliação Discursiva Nova Veteranos
QUESTÃO A0
É importante destacar que a evolução do setor de pessoal, passando por relações industriais e chegando à denominação recursos humanos implica o aumento da responsabilidade e a complexidade das atividades e, com isso, a necessidade de profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes para vencer todos os desafios que vieram junto com o crescimento dessa área, particularmente, no processo de planejamento de recursos humanos. Por fim, chega-se a gestão de pessoas, gestão de talentos, gestão do capital humano, etc. Percebe-se a evolução na denominação, mas é importante destacar que nem sempre essa mudança significa mudança também nas atividades da área. Há empresas que acompanharam as mudanças apenas na alteração das denominações, mas as práticas continuaram sendo do antigo setor de pessoal. Segundo Parras (2014) a gestão de pessoas passou por cinco fases. Nesse contexto, descreva quais são essas fases de que fala o autor.
 
QUESTÃO B
Quem faz a diferença
Em algumas empresas do Ceará, a cultura de feedback já foi incorporada aos processos. E o resultado mais visível desta prática é a melhora do clima organizacional. É o caso, por exemplo, do Pinheiro Supermercado e da Amêndoas do Brasil que foram eleitas, respectivamente, primeiro e segundo lugar, nas suas categorias, dentre as melhores empresas para se trabalhar no Ceará em 2016, de acordo com Great Place to Work (GPTW). Confira como a cultura do feedback é implantada nestas empresas:
PILAR CENTRAL
A diretora de Desenvolvimento Humano (DH) do Pinheiro Supermercado, Xênia Pinheiro, explica que a prática de feedback é um dos pilares centrais do programa de desenvolvimento humano implantado na empresa. Anualmente é realizada uma avaliação de desempenho dos colaboradores e a cada três meses é feito um acompanhamento do gerente para o líder e do líder com o seu colaborador de base. Mas, para além destas reuniões programadas, é incentivado que feedbacks sejam dados assim que ação acontece. “A gente tenta viralizar esta cultura dentro da empresa”.
Desde que o programa foi implantado, ela afirma que houve melhora significativa dos indicadores da empresa, tanto de produtividade, como de satisfação. “Um dado interessante da pesquisa do GPTW é que eles constataram que quanto maior o número de feedbacks que o colaborador receber, maior é o grau de satisfação dele com a empresa”.
AVALIAÇÕES CONSTANTES
Na Amêndoas do Brasil, além do feedback situacional, são realizadas avaliações de desempenho nos níveis operacional, tático e no estratégico. No primeiro, é realizada uma avaliação de 180º, feita pelo superior e uma auto avaliação, e nos outros dois, a de 360º, em que o colaborador é avaliado pelo superior, pelo subordinado e por seus pares. A gerente de Recursos Humanos da empresa, Sandra Oliveira, explica que nestes encontros, acompanhados também pelo RH, o foco é avaliar a situação em si, mas também olhar para frente. “Sempre oferecendo sugestões de formas de posicionamento que podem ajudar o colaborador no futuro”.
Ela diz que desde que o programa foi adotado, em 2009, foram inúmeros avanços. “A gente conseguiu reduzir o turnover (rotatividade), o absenteísmo (tempo em que o empregado se ausenta da empresa), além de melhorar o clima organizacional e promover o desenvolvimento dos colaboradores”.
(Disponível em: <http://www.opovo.com.br/jornal/empregos/2017/07/quem-faz-a-diferenca.html >. Acesso em: 29 jul. 2017).
Disserte sobre as ações que a reportagem acima mostra para diminuição do turnover e sua relação com as etapas do processo de recrutamento e seleção.
Tentativas permitidas: 1
O questionário não estará disponível antes de: quarta, 31 Out 2018, 00:01
O questionário será fechado quarta, 14 Nov 2018, 23:59
Duração máxima: 2 horas

Continue navegando