Buscar

Resumo parte do livro Administração da Produção e Operações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CAP. 7 – Localização de Instalações
 Problemas Propostos
Alunos(as): Alice Correia, Jackson Melo, Marcela de Almeida e Maykon Vinicius 
Problema 6
 Considerando o problema anterior, a Nutriente acredita que o mercado servido pela atual fábrica B tende a crescer muito nos próximos 5 anos. Para efeito de raciocínio, pode-se supor que as demandas nos mercados servidos por A e C irão permanecer constantes. O grande crescimento do mercado para B pode fazer com que seja mais atrativo simplesmente ampliar as instalações em B para atender à nova demanda, desativando as fabrica A e C. A Nutriente decide que a nova fabrica será construída em B se a sua coordenada horizontal for menor ou igual a 450 ou, alternativamente, se a sua coordenada horizontal for menor ou igual a 220. Uma das duas condições carregara a nova fabrica para B, não sendo necessário a ocorrência conjunta. Qual é a mínima demanda em B que fará com que a fabrica ai se localize? 
2
	
	
3
Resposta 6
 Deseja-se estabelecer a localização de uma usina de processamento de leite, a ser servida com matéria-prima vinda de duas regiões R1 E R2. Os produtos, por sua vez, serão distribuídos para os mercados M1, M2 e M3. Mostra-se a seguir o diagrama de coordenada dos centros das regiões fornecedoras e dos mercados consumidores, bem como as cargas de matérias-primas e produtos que serão movimentadas.
 Supondo que os custos unitários de transporte não variem qualquer que seja o tipo de carga e direção da movimentação, encontre a localização para a usina de processamento pelo método da mediana.
4
Problema 7
5
Resposta 7
6
Problema 8
 	Deseja-se saber onde localizar um novo posto de assistência técnica da Paulistânia Refrigeração Ltda. Embora esse posto deva ter uma demanda própria, em temos de contratos de manutenção específicos que deva ter uma demanda própria em termos de contratos de manutenção específicos que deva atender na verdade ele esta sendo planejado mais para fornecer apoio logístico aos outros postos já instalados cedendo materiais e mão de obra proporcionalmente aos contratos de manutenção que ele mantêm atualmente. Os postos atuais que receberão esse apoio estão mostrados no diagrama a seguir.
 
Atualmente o numero de contratos de manutenção aplicados aos postos existentes é de 110, assim distribuídos: 
 A 10; B 20; C10; D40 e E30
Utilizando o método da mediana, encontre a melhor localização para o novo posto.
Resposta 8
	Soma das cargas: 110
	Mediana: 110 / 2 = 55 
 Como resultado da mediana e número impar, podemos continuar a equação. Se tivesse dado um resultado com número par teríamos que somar +1 para ficar impar.
	No eixo x vindo da direita para esquerda (ponto E30 + B20 + A10 = 60) 
	No eixo y vindo de baixo para cima (ponto D40 + C10 +A10 = 60)
	Encontramos o novo ponto na localidade A
	Eixo horizontal: 200
 	Eixo vertical: 0 
7
8
Problema 9
Um grupo empresarial que opera com clínicas dentarias selecionou quatro bairros (Colina, Japi, Mombassa e Santa Clara), em cada um dos quais deseja abrir uma clínica. Haverá um intervalo de cerca de seis meses entre uma abertura e outra, motivo pelo qual se deseja abrir, inicialmente, a clínica no bairro mais vantajosa, em seguida a segunda clínica no segundo bairro mais vantajoso, e assim por diante. Foi então preparada uma matriz mostrando as distâncias médias entre os locais, em cada bairro, onde serão abertas as clínicas. Com base no poder aquisitivo médio dos bairros, foi atribuído a cada um deles peso relativo. Os dados estão na matriz a seguir. 
O primeiro bairro a receber uma clínica. 
 A sequencia preferencial dos bairros onde serão abertas as demais clínicas. 
Resposta 9
1° planilha: População x peso = custo ponderado
9
Resposta 9
2° planilha: distância de cada bairro x custo ponderado = linha
Encontramos a menor distancia fazendo a soma das colunas.
Na 2° planilha encontramos a coluna B onde eliminamos ela para construir a 3° planilha e assim sucessivamente.
Sem esquecer que devemos sempre adotar o menor numero da coluna e linha eliminada anteriormente para construir a próxima planilha. 
10
11
Resposta 9
CLINICA
BAIRRO
INTERVALO DE SEIS MESES
1°
JOPI
JANEIRO 2019
2°
SANTA CLARA
JULHO 2019
3°
COLINA
JANEIRO 2020
4°
MOMBASSA
JULHO 2020
 Na malha abaixo, A, B, C, D, E, F e G representam seis locações potenciais para um posto da policia metropolitana. Onde quer que se localize, o posto servirá a todas as seis regiões Supondo que o número de chamadas é aproximadamente o mesmo nas várias regiões, deseja-se instalar o posto de forma a minimizar o tempo máximo de acesso a cada uma das áreas servidas. A malha mostra os caminhos mais convenientes de acesso, onde se estima que o trânsito não seja substancialmente mais pesado em qualquer direção. Onde deve se instalar o posto?
12
Problema 10
A
B
C
D
E
F
G
A
0
2
5
7
8
5
3
B
2
0
6
9
10
7
5
C
5
6
0
4
6
2
2
D
7
9
4
0
2
2
4
E
8
11
6
2
0
4
6
F
5
7
2
2
4
0
2
G
3
5
2
4
6
2
0
13
Resposta 10
Resposta 8
Primeiro faremos uma planilha buscando a melhor rota para cada letra, com o menor percurso.
Depois escolhemos o maior numero em cada linha na planilha.
 Linha A 8, B10, C 6, D9, E11, F7, G6.
Agora escolhemos o menor numero entre eles. ( 6 )
O ponto C é o melhor para sediar o posto policial, pois leva o menor tempo para chegar nos outros pontos.
 
14
15
Problema 11
Um serviço de ambulâncias deve estabelecer-se em uma de três localizações A, B e C, para servir a cinco áreas, I, II, III, IV e V. Foi preparada uma matriz mostrando a distância máxima a per correr (em km), partindo de cada localização para se atingir cada uma das áreas, bem como a distribuição percentual estimada do número mensal de chamadas vindo de cada uma delas.
Qual será a localização com base na minimização do tempo máximo de resposta?
 Qual será a localização com base na distância mensal percorrida?
16
Resposta 11
Resposta 11
17
OBRIGADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais