Buscar

FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXIERA DE FREITAS

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXIERA DE FREITAS
BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
TONILZO PEREIRA DE CARVALHO JUNIOR
PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO: ORIGEM, UTILIZAÇÃO E MANUSEIO
TEIXEIRA DE FREITAS – BA
2018
TONILZO PEREIRA DE CARVALHO JUNIOR
PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO: ORIGEM, UTILIZAÇÃO E MANUSEIO 
Trabalho de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Metrologia e Controle Geométrico do curso Engenharia Mecânica, da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.
Professor/Orientador: Aline da Silva Santos.
TEIXEIRA DE FREITAS – BA
2018
RESUMO
Nesta pesquisa estão a origem de duas das principais e mais conhecidas ferramentas de precisão, o Paquímetro e o Micrômetro, uma pequena parte da história de cada uma dessas ferramentas, quem esteve por trás do desenvolvimento de cada uma delas, a nomenclatura das partes de cada um desses instrumentos de precisão, os tipos, o manuseio e a utilização de cada um deles.
INTRODUÇÃO 
Desde os antigos tempos, um dos fatores de sucesso em uma obra qualquer, seja uma pequena peça, ou uma grande construção arquitetônica, é a fidelidade nas medidas do projeto. Quando um projeto é executado respeitando-se as medidas estabelecidas, já se obtém uma grande parcela de sucesso no projeto.
Mas para que isso seja possível, deve haver um método e ferramentas adequadas de medição, que garantam que as medidas na construção ou fabricação realmente sejam fiéis às medidas do projeto.
Existem hoje no mercado inúmeras ferramentas e instrumentos de medições, que nos proporcionam medidas confiáveis, com alto nível de precisão, e um destes instrumentos é o micrômetro, amplamente usado na indústria, principalmente em indústria mecânica, e voltado a atender as necessidades de medir objetos de menor porte, proporcionando alto nível de precisão.
 
 ORIGEM DO PAQUÍMETRO
Pierre Vernier (1584 ± 1638) foi um geômetra e fabricante de instrumentos científicos francês. Apesar de francês, foi funcionário do Rei da Espanha nos Países Baixos. Seu pai, um engenheiro e advogado do governo espanhol, lhe mostrou os trabalhos de Clavius e Tycho Brahe. Foi por meio da leitura dos textos desses dois cientistas que Vernier veio a tomar contato com a ideia do Nônio, criado por Pedro Nunes. Tornou-se engenheiro do exército espanhol na Holanda, tendo trabalhado na fortificação de várias cidades. Trabalhou, assim como vários matemáticos da sua época, em cartografia, fazendo mapas e desenvolvendo instrumentos de agrimensura. Um dos instrumentos que criou, o calibrador, está diretamente baseado no princípio de funcionamento do Nônio, na ideia do uso de uma escala auxiliar móvel para facilitar a leitura das frações. Apresentado em 1631, na sua famosa publicação ”La Construction, l'usage, et les propriétés du quadrant nouveau de mathématiques“, o calibrador de Vernier trata-se de um instrumento para medir comprimentos com precisão, fazendo uso de duas réguas graduadas que deslizam em paralelo, uma das quais contém subdivisões precisas de uma divisão da outra régua. Este calibrador é conhecido também como paquímetro. Na aparência, o Nônio de Pedro Nunes e o calibrador de Vernier são instrumentos muito diferentes. O Nônio de Nunes, é um dispositivo móvel em forma de quadrante. O calibrador de Vernier é composto de duas réguas com duas escalas numa proporção que depende da precisão do instrumento, em que a parte fracionária se encontra no ponto de interseção das graduações. Apesar de terem formatos consideravelmente distintos, o princípio que fundamenta os dois instrumentos é exatamente o mesmo: a ideia da escala auxiliar móvel, que no calibrador de Vernier é denominado também de Nônio ou, alternativamente, de Vernier. Ele permite medir frações das divisões da escala contida na régua principal. A graduação da régua principal é feita em milímetros no corpo da peça, como em uma régua normal. A graduação da parte deslizante, ou Nônio, contém 20 subdivisões quando se trata, por exemplo, de um instrumento para medir com uma aproximação de 0,05 mm. Neste caso, podemos realizar medições em múltiplos de 5 centésimos de milímetro.
PAQUÍMETRO
Um paquímetro é um tipo de pinça usada para medir com precisão absoluta. Também conhecido como instrumento de precisão, ele é usado para medir distâncias internas e externas com a máxima precisão e menos erro. Os paquímetros podem ser do tipo manual ou digital. Os paquímetros manuais são os tradicionais e ainda são amplamente utilizados. No entanto, ao contrário dos paquímetros manuais, os calibres digitais exibem a leitura em seu LCD, instantaneamente e sem o uso de qualquer tipo de interpretação pelo usuário. Um paquímetro manual ou tradicional é um instrumento de medição em forma de L com um braço móvel. O braço móvel é deslizado para ajustar o objeto no meio ou ao redor dos bicos. O paquímetro possui quatro bicos, com dois superiores usados ​​para medir as distâncias internas e dois inferiores para medir as distâncias internas dos objetos.
Os dois bicos superiores são os bicos menores que são usados ​​para medir as distâncias internas entre dois lados paralelos de um objeto ou um diâmetro interno. Eles também são conhecidos como os bicos internos. Considerando que os maxilares inferiores são os bicos mais longos e são usados ​​para medir diâmetros externos ou o comprimento total dos objetos e são conhecidos como bicos externos. Um paquímetro também é fornecido com um anexo adicional chamado como a sonda de profundidade, um bastão delgado como a estrutura usada para medir profundidades dentro de um objeto. A sonda de profundidade está presa ao braço móvel e se move junto com ele. O braço móvel também é conhecido como o braço deslizante e carrega a escala vernier, enquanto o braço fixo é o braço principal e carrega a escala principal. O paquímetro também tem um parafuso de bloqueio para segurar os braços em um lugar particular enquanto faz medições.
Em um paquímetro temos: 
Orelha fixa;
Orelha móvel;
Nônio ou vernier, (polegada);
Parafuso e trava;
Cursor;
Escala fixa;
Bico fixo;
Encosto fixo;
Encosto móvel;
Bico móvel;
Nônio ou vernier, (milímetro);
Impulsor;
Escala fixa de milímetros;
Haste de profundidade.
UTILIZAÇÃO DO PAQUÍMETRO
Entenda como usar o instrumento com o passo a passo a seguir:
1º passo: observar se o zero do nônio ultrapassou alguma polegada inteira. Se ultrapassou, sabe-se que tem mais de uma polegada.
2º passo: verificar quantos traços na escala fixa o zero no nônio ultrapassou na escala principal. Se, por exemplo, o zero do nônio ultrapassou três traços (cada traço da escala principal vale 1/16″), significa que ultrapassou 3/16″.
3º passo: identificar qual traço do nônio coincide com algum traço da escala principal. Se o quinto traço do nônio coincide com um traço da escala principal (cada traço do nônio equivale a 1/128″) significa 5/128″.
4º passo: somar as medidas encontradas no nônio e na escala principal. Assim, 3/16″+5/128 ″(tem que tirar MMC, neste caso vai ser 128)=24/128″+5/128″=29/128″. Nesse exemplo, a medida é uma polegada e vinte e nove avós de polegada (1 29/128″).
ORIGEM DO MICRÔMETRO
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. 
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado palmer. 
Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, utilizando uma tampa para a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição e outras melhorias, o que transformou a versão antiga deste instrumento em uma ferramenta extremamente moderna, que mantém até hoje o mesmo princípio de funcionamento. Laroy S. Starrett é o fundador da Starrett, atualmenteuma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países.
MICRÔMETRO
O micrômetro é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto tais como espessura, altura, largura, profundidade e diâmetro com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro. Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie de objetos. O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que a craveira, que funciona por deslizamento de uma haste sobre uma peça dentada e permite a leitura da espessura por meio de um Nônio ou de um mecanismo semelhante ao de um relógio analógico. No Brasil, usa-se o termo paquímetro para o instrumento composto de duas partes deslizantes (Vernier) e "micrômetro" para o instrumento dotado de parafuso micrométrico, mais preciso. O termo "craveira" não é usado. Em Portugal, a nomenclatura dos instrumentos é diferente. Na figura abaixo encontra-se o desenho, com cortes parciais, de um micrômetro junto com a denominação das partes principais do mesmo. O micrômetro tem como porta-medida um fuso roscado, cujo passo deve corresponder em precisão e grandeza aos objetivos da medição. Os micrômetros têm em geral um passo de 0,5 mm. O deslocamento longitudinal para uma rotação completa do parafuso é, portanto 0,5 mm. Existem micrômetros cujo parafuso possui uma rosca com passo de 1 mm.
UTILIZAÇÃO DO MICRÔMETRO
Confira o passo a passo a seguir para entender como usar o micrômetro;
1° Passo: Colocar o objeto a ser medido entre o pistão e o suporte.
2° Passo: Girar o controle do pistão até que ele toque o objeto.
3° Passo: Girar o controle do pistão com mais cuidado, até ouvir três cliques.
4° Passo: Verificar se tanto o pistão quanto o suporte estão tocando o objeto uniformemente.
5° Passo: Acionar a trava do dedal enquanto o objeto está dentro.
6° Passo: Remover o objeto do micrômetro.
Para entender como fazer a leitura, segue um exemplo: Imagine que a medida vai começar com o número inteiro 2. Siga os passos:
1° Passo: Olhe na marca dos décimos de polegadas na régua, digamos que seja 2,5.
2° Passo: Olhe a marca de 25 milésimos próxima a dos décimos de polegadas, digamos que seja ,025.
3° Passo: Encontre o número e a marca correspondente na escala do dedal próxima, mas ainda inferior à linha de medida na régua, digamos que seja 20.
4° Passo: Adicione isto à marca de 25 milésimos. Até agora, a medida se encontra em 2,545.
5° Passo: Vire o micrômetro para ver a marca dos centésimos de polegada.
6° Passo: Ache a marca na régua que está alinhada com a marca no dedal, para ter uma medida final no nosso exemplo de 2,5453.
Dicas para usar o micrômetro
Para alcançar um resultado mais próximo da realidade na hora de usar o micrômetro, é aconselhável praticar várias vezes para desenvolver a sensibilidade de fazer uma medida precisa. O ideal é realizar diferentes medições com intervalos de tempo diferentes para ter mais certeza da medida.
CONCLUSÃO
A necessidade de técnicas de medições cada vez mais precisas, levou a criação desses importantes instrumentos de medição, já criado a várias décadas, é vastamente usado até hoje.
A sua correta utilização proporciona fidelidade nas medidas, gerando confiabilidade e precisão na execução de qualquer projeto.
Para se obterem melhores resultados nas medições não basta apenas ter um bom e preciso instrumento de medição, mas deve-se também observar em escolher o modelo mais adequado à necessidade. No caso do micrômetro, por existirem inúmeros tipos, deve-se escolher o tipo de micrometro que minimiza ao máximo a margem de erros para assim atender os requisitos de precisão e tolerâncias preestabelecidos.

Continue navegando

Outros materiais