Buscar

1367863 49384 ATIVIDADE ADAPTADA PARA ALUNOS DE INCLUSA O

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ADAPTADA PARA ALUNOS DE INCLUSÃO
 DISCIPLINA: MATEMÁTICA
SEMESTRE: 02/2018
PROFESSORA: DAIANA PEREIRA DE OLIVEIRA
PLANO DE AULA
TEMA: MÚLTIPLOSE DIVISORES DE NÚMEROS NATURAIS
SÉRIE: 6ª
CASO ESCOLHIDO: ALUNO RAFAEL	Comment by Anelise Jensen: Idade?
JUSTIFICATIVA
O tema escolhido tem por objetivo facilitar o entendimento das operações matemáticas de multiplicação e divisão, utilizando números naturais e identificando seus múltiplos e divisores. Através da inclusão e manipulação de materiais concretos é possível facilitar o entendimento matemático pela visualização dos resultados obtidos, permitindo assim a inclusão do aluno com deficiência intelectual (DI), de forma que ele possa participar ativamente da aula interagindo e participando, e conseqüentemente melhorando a qualidade de aprendizado de todos os alunos da turma. 
O aluno de inclusão é portador de DI (deficiência intelectual), e diante deste diagnóstico, não conseguiu acompanhar as crianças de sua faixa etária dentro do ciclo escolar, atualmente está com treze anos de idade, sendo que os demais alunos da mesma turma apresentam idade entre 11 e 12 anos. A deficiência intelectual apresentada pelo aluno implica no desenvolvimento de suas funções acadêmicas, pois há evidências de falta de concentração e menor capacidade de raciocínio lógico. Percebe-se que o aluno com DI, desenvolve mais lentamente a construção de suas estruturas mentais, às vezes não conseguindo concluir o processo de construção das estruturas da inteligência. 
Diante deste plano de aula, será utilizado o método Montessori, dando ênfase ao potencial criativo do aluno, despertando sua vontade de aprender através do desenvolvimento de sua individualidade, liberdade e criatividade. De acordo com Montessori, o caminho do intelecto passa pelas mãos, pois é por meio do toque e do movimento que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Nesse sentido, será trabalhado com os alunos da turma (visando à interação de todos) o “material dourado”, com o objetivo de facilitar a aprendizagem de operações matemáticas, partindo do concreto para o abstrato.	Comment by Anelise Jensen: Certo.Qual é a atividade escolhida?
OBJETIVO GERAL
-Trabalhar com o “material dourado”, estimulando o raciocínio através das experiências concretas; 
-Desenvolver a independência do aluno, bem como sua concentração e coordenação, promovendo a educação sensorial;
- Trabalhar com os sentidos da criança, respeitando o ritmo de cada uma. 
CONTEÚDO
Durante a aula de matemática será proposto aos alunos que se organizem da maneira que acharem mais interessante para realizar a atividade: individual ou em grupos. A turma receberá uma série de atividades relacionadas à identificação de múltiplos e divisores de números naturais, as quais deverão ser realizadas com o auxílio do material dourado, que permitirá aos alunos raciocinar mais de uma maneira de trabalhar algoritmos e também a identificar a composição dos números naturais por unidades, dezenas, centenas e milhares. 
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades como coordenação, concentração. Através do manuseio das peças do material dourado, também se espera o desenvolvimento do raciocínio ao realizar operações abstratas. 
Diante da maneira proposta da realização da atividade, a expectativa é de proporcionar a interação entre a turma. 
Com relação ao aluno de inclusão, o objetivo é o mesmo, porém respeitando seu ritmo de aprendizagem.	Comment by Anelise Jensen: ok
RECURSOS UTILIZADOS
Kits com peças de material dourado. 
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará através da observação dos alunos durante a atividade: sua forma de interação, a evolução na resolução dos exercícios propostos, sua capacidade de raciocínio, coordenação e concentração.
REFERÊNCIAS CONSULTADAS
Matemática, 6º ano, vol. 2 (UNINTER, 2016b, p.11);
Montessori, Maria. Disponível em: http://labemfeuff.blogspot.com/2012/08/maria-montessori-e-o-material-dourado.html, acesso em 20.11.2018
Montessori, Maria. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno, acesso em 20.11.2018.