Buscar

Estudo de Caso

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
Quando uma empresa cresce muito rapidamente, seus donos ficam na dúvida de como controlar a empresa que criaram. Antônio inaugurou a Armário Cupim em 2001 em sua casa como um negócio de vendas por correspondência que abrangeria tudo o que as pessoas precisassem para cozinhas. Ele empregou as suas economias de 30 mil reais para custear o primeiro catálogo. Com apenas 25 páginas, gerou vendas de 80 mil reais. Atualmente o catálogo tem cerca de 180 páginas e as vendas estão em torno de 14 milhões de reais.
	As operações da Armário Cupim abrangem essencialmente três funções: pedidos/compras, estocagem e atendimento de pedidos. Até 2003, Antônio e sua esposa Nair dirigiam todo o negócio, quando decidiram contratar o primeiro empregado efetivo para controlar pedidos por telefone e mudaram-se para um galpão. 
	Como ele e a esposa realizavam todas as compras, o que bastante desgastante para eles controlarem sozinhos todos os processos, contrataram mais dois compradores em tempo integral. As seis telefonistas também estavam sobrecarregadas, assim, em menos de seis meses triplicaram o tamanho desse grupo. Ao fazer isso, Antônio percebeu que não poderia mais supervisionar tudo diretamente. A sua carga de trabalho estava além da sua capacidade. Um novo empregado passou a ser responsável por toda a remessa, contando com a ajuda de quatro estagiários que trabalham meio expediente.
	Em 2001, a Armário Cupim tinha dois empregados. Cinco anos depois, já eram nove em tempo integral (incluindo Antônio e sua esposa) e quatro em meio expediente. Em menos de seis meses, ele precisava contratar mais 15 pessoas. 
Além disso, se Antônio tiver sucesso em seu plano, a Armário Cupim estará rendendo mais de 70 milhões de reais por ano e empregando entre 60 a 80 pessoas até o ano 2015. Antônio continuava a gerenciar e tomar todas as decisões sozinho, mais viu definitivamente que isso não era mais possível.
	Você foi contratado pelo Sr. Antônio para propor um desenho organizacional para a empresa Armário Cupim. Qual o desenho organizacional que você proporia?

Continue navegando