Buscar

caso concreto 7 resolvido IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estácio FIB
Professor: Vasco (IED)
Estudante: Jeane silva dos Santos 
		
 CASO CONCRETO 7
	
1º) A partir da leitura dos casos relatados e da análise dos artigos de lei acima, usados em ambos os conflitos, identifique no texto as seguintes características da norma jurídica: abstração, generalidade, imperatividade, heteronomia, alteridade, coercibilidade e bilateralidade atributiva. Aproveite para conceituá-las.
 No caso de Zeus a aplicação da pena equivale ao dano causado a outrem, ele além de dirigir em velocidade acima do permitido estava embriagado e por não apresentar motivos a justiça não pagou a indenização a pessoa que o lesou sendo assim aplicado uma pena maior no que tange a indenização a catadora de lixo Carla.
Características aplicadas:
Abstração – carro apreendido e leiloado para quitação da divida.
Generalidade – no caso tanto faz ser Zeus ou Zeferino a lei é para todos.
Imperatividade – mesmo sem Zeus e Zeferino cumprir com a determinação judicial em indenizar teve que indenizar a catadora Carla e Zeferino a João Minervino, pois a norma faz-se cumprir independente da vontade do individuo.
Heteronomia - Zeus e João mesmo descumprindo a punição da justiça foi forçado pela lei a pagar o que devia, ou seja a norma ela coage o individuo ao cumprimento da mesma.
Alteridade – Mesmo Zeus e a catadora Carla pertencerem a classes sócias distintas, acabaram criando uma relação de aproximação. O mesmo acontece entre Zeferino e João.
Coercibilidade – Pelo desrespeito da norma em dirigir em alta velocidade e embriagado Zeus por se tratar de um homem bilionário foi penalizado como João que não dirigia embriagado e em alta velocidade , e ainda mesmo sem o pagamento da indenização por sua vontade própria ambos tiveram o bem apreendido e leiloado para pagamento da indenização de suas vitimas.A norma usa da coação para que o individuo cumpra aquilo que foi designado pela justiça.
Bilateralidade Atributiva – Confronta o direito e o dever dos indivíduos o direito de Carla e o dever de Zeus, assim como o direito Zeferino e João.

Outros materiais