Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE ROTINAS DE PESSOAL

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
Dentre as diversas obrigações legais que a empresa precisa atender, temos o CAGED - CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS -, que foi instituído pela Lei 4923, de 23-12-65 (DOU 29-12-65). A empresa deverá enviar eletronicamente o CAGED nos meses em que ela realizou alguma admissão ou demissão de empregados. Diante disso, cite quatro informações relativas aos empregos movimentados que se encontram no CAGED e para que o governo utiliza as informações extraídas pelo CAGED.
RESPOSTA ESPERADA:
No CAGED, encontram-se as informações dos funcionários movimentados referente ao número do PIS, o número da CTPS, número do CBO do cargo, qual o tipo de vínculo trabalhista, horas semana de trabalho, remuneração mensal, motivos de entrada ou de saída do funcionário, qual a escolaridade, a raça/cor, deficiente físico. 
As informações da CAGEG serão utilizadas pelo Governo para identificar se há o aumento ou a redução de geração de empregos no Brasil.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
A aposentadoria é um exemplo de benefício concedido pela Previdência Social, porém este benefício tem regras específicas para serem concedidos, como a idade do trabalhador. Ivo, José e Elisete são amigos que recentemente se encontraram e, durante a conversa, surgiu o assunto aposentaria. Todos eles são contribuintes da Previdência. Elisete é trabalhadora rural e está com 56 anos. Ivo é produtor rural, e sua idade é 57 anos, e José trabalha como auxiliar administrativo e sua idade é 65 anos. Diante das informações descritas, qual deles já tem direito à aposentadoria por idade e qual deles ainda não tem o direito? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
Elisete poderá se aposentar, pois na aposentadoria por idade os trabalhadores rurais do sexo feminino podem solicitar o benefício com 55 anos.
José também já pode solicitar a aposentadoria por idade, pois nesta categoria o trabalhador urbano já pode solicitar o beneficio com 65 anos.
Ivo ainda não pode solicitar a aposentadoria por idade, pois trabalhadores rurais do sexo masculino devem ter 60 anos para requerer o benefício.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
Todos os empregados admitidos, de acordo com a CLT, são submetidos a exames médicos ocupacionais. Estes exames são obrigatórios e o custo para a sua realização é de total responsabilidade do empregador. Os exames médicos ocupacionais reduzem o absenteísmo por motivos de doenças, garantem uma maior adequação dos empregados à sua função e também evitam implicações legais por falta do cumprimento desta obrigação. Cite e descreva quais são os exames médicos aos quais o empregado é submetido, caracterizando cada um deles quanto à sua necessidade e quando eles devem ser realizados.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
As férias deverão ser concedidas ao empregado durante o período concessivo deste trabalhador. Esse período refere-se aos 12 meses após a data que o empregado passou a ter o direito de férias. Fica a cargo do empregador determinar a época que o empregado gozará de suas férias, porém o empregado deverá ser comunicado por escrito 30 dias antes da data de início de seus férias. Disserte sobre as regras que o empregador deverá observar na hora da concessão das férias ao seus empregados.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
Pablo foi contratado como auxiliar geral da empresa Doce Doce, e seu salário-base mensal era R$ 950,00. Após um ano de trabalho, Pablo foi comunicado pelo gerente que, infelizmente, devido a problemas financeiros da empresa, seu salário seria reduzido em 20%, porém sua carga horária ficaria a mesma. De acordo com os princípios do direito de trabalho, a empresa infringiu algum princípio? Justifique sua resposta.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
Quando falamos em princípios do direito do trabalho, é importante sabermos que eles servirão como base para a elaboração de normas jurídicas, ou seja, os princípios informam, orientam e inspiram essas normas. Os princípios têm funções de informadores, pois servem de inspiração ao legislador e de fundamento para normas jurídicas; funções normativas, em que atuará nas lacunas e omissões da lei; e função interpretativas, pois serve de critério orientador para os intérpretes e aplicadores da lei. Disserte sobre três princípios do direito do trabalho.
DISCURSIVA FINAL 7:
QUESTÃO:
A época para que o funcionário goze suas férias é determinada pelo empregador, porém o empregador deve comunicar o empregado por escrito 30 dias antes da data de início de suas férias. Além disso, existem algumas regras que o empregador deve levar em consideração na hora da concessão das férias aos seus empregados, como a idade do funcionário, se é estudante, entre outros. Analise as informações dos funcionários a seguir:
Ana tem 17 anos e é estudante.
Pedro, de 25 anos, e Mônica, de 23 anos, são casados e trabalham na mesma empresa, mas em setores diferentes.
Diante das informações apresentadas e o que está previsto em lei, para a concessão das férias, explique como poderão ser concedidas as férias para Ana, Pedro e Mônica.
DISCURSIVA FINAL 8:
QUESTÃO:
No dia a dia, as palavras ´´salário`` e ´´remuneração`` geralmente são utilizadas como sinônimos, porém os dois termos possuem definições distintas para designar duas formas diferentes de ganhar o capital por prestação de serviços. É importante saber a diferença entre estes dois termos antes da assinatura de um contrato trabalhista. Disserte sobre a diferença entre remuneração e salário.
DISCURSIVA FINAL 9:
QUESTÃO:
A CLT prevê ao trabalhador o direito a adicionais. Diante de alguns tipos de atividades, o trabalhador poderá ter direito a adicionais, como o adicional de insalubridade ou periculosidade. Já conforme a jornada de trabalho, o trabalhador poderá ter direito ao adicional noturno. Carlos é frentista em um posto de abastecimento de combustível, sua principal tarefa é abastecer os veículos com combustível. De acordo com o que está previsto em lei, qual é o tipo de adicional a que Carlos tem direito? Justifique e informe qual é o percentual deste adicional.
DISCURSIVA FINAL 10:
QUESTÃO:
Dependendo do tipo de atividade ou do período que o trabalhador permanece na empresa, tem direito a adicionais que são estabelecidos por lei, como o adicional noturno, o adicional de insalubridade e o adicional de periculosidade. Esses adicionais são uma forma de remunerar melhor o empregado que trabalha em condições menos favoráveis à sua proteção e segurança. Explique cada um quanto a sua definição e como ele é pago ao empregado.

Continue navegando