Buscar

estudos discplinares traumato unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEUDO 12 
O processo de consolidação das fraturas pode ser didadicamente dividido em fases. Em qual das fases abaixo é possível iniciar com aplicação de resistência e descarga de peso no membro acometido sem prejudicar a reparação?
	Cfase de calo ósseo
	Justificativa: Toda forma de energia mecânica aplicada sobre o osso é transformada em atividade elétrica que resulta em troca iônica contribuindo para o processo de formação e mineralização do calo ósseo, o que é chamado de efeito Piezoelétrico. Desta forma, durante o processo de consolidação o osso necessita de sobrecargas, sustentação de peso, compressões articulares, movimentação do membro e contração muscular.
A ausência total de consolidação de uma fratura é chamada de:
	B pseudoartrose 
	Justificativa: Porque ocorre a formação de uma articulação entre os topos da fratura, que não se juntam após um determinado período de tempo. O diagnóstico de pseudartrose é feito quando deixa de haver esperança que a fratura consolide naturalmente (normalmente em 6 meses), e implica correção através de cirurgia.
Uma grande vantagem do fixador externo Ilizarov é:
	E 	permite carga imediata e descarga de peso precoce
	Justificativa : Porque a fixação llizarov permite efeitos positivos dos exercícios terapêuticos a serem aplicados no tratamento como: prevenção de disfunções, assim como desenvolvimento, melhora, restauração ou manutenção da normalidade de:força, resistência à fadiga, mobilidade e flexibilidade, relaxamento, coordenação e habilidades funcionais.
A fratura que ocorre na região da pars interarticular da vértebra que resulta em um deslizamento anterior dessa vértebra em relação à inferior são chamados,respectivamente, de:
	D espondilólise e espondilolistese
	A espondilólise é um defeito na pars articularis da vértebra com descontinuidade óssea do segmento intervertebral. A progressão do defeito pode resultar em espondilolistese, ou seja, o deslizamento de uma vértebra sobre a outra.
A posição que favorece a ocorrência da luxação anterior de ombro é:
	A abdução e rotação externa
	Devido suas características como a cavidade glenóide rasa que permite pouca coaptação com a cabeça do úmero e a torna possível alcançar amplitudes que nenhuma outra articulação é capaz de alcançar, mas que gera uma alta instabilidade na articulação do ombro tornando propenso a subluxação e luxação
O arco doloroso do ombro compreende a amplitude de:
	C 70 e 120
	É caracterizada por uma dor de caráter crônico que acomete o ombro. Esse sintoma é desencadeado pela compressão do manguito rotador no arco coracoacromial. O paciente se encontra com limitação antálgica nos movimentos entre 70º e 120°. Devido existir uma bursite crônica e lesão parcial do tendão supra espinhal, O paciente apresenta dor crônica no ombro, intermitente, que piora com movimento de elevação do membro superior, principalmente entre 70º e 120°. Os sinais são positivos quando realizados o teste de Neer, Hawkins e Yocun.
As fraturas apresentam uma incidência aumentada em alguns determinados grupos de risco, tais como:
	B mulheres pos menopausa
	devido à diminuição da densidade do osso por osteoporose.
8) A complicação de fraturas caracterizada por infecção óssea é chamada de
	D osteomielite 
	É um quadro inflamatório que pode afetar um ou mais ossos, geralmente provocado por infecção bacteriana ou fúngica.
9) A complicação de fraturas caracterizada por falência do tecido ósseo devido à lesão de vasos sanguíneos é chamada de:
	A) necrose avascular 
	é  causada pela perda temporária ou permanente da vascularização dos ossos. A morte do tecido ósseo causa seu colapso resultando em dor e deficiência.
 10) A complicação de fraturas caracterizada por ausência de consolidação é chamada de:
	B pseudoartrose 
	Porque ocorre a formação de uma articulação entre os topos da fratura, que não se juntam após um determinado período de tempo. O diagnóstico de pseudartrose é feito quando deixa de haver esperança que a fratura consolide naturalmente (normalmente em 6 meses), e implica correção através de cirurgia.
11) A complicação de fraturas caracterizada por consolidação fora do alinhamento anatômico normal é chamada de:
	E consolidação viciosa
	Pode ser devido a uma má redução da fratura, ou de uma imobilização em posição inadequada. As implicações podem ser apenas estéticas, mas em algumas situações pode haver limitação ou até perda da função do membro afetado. 
12) Nas alternativas abaixo estão relacionados alguns sintomas da hérnia de disco, EXCETO:
	D insuficiência vascular
	Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores serem irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.
13) A presença da hérnia de disco pode provocar compressão de raízes nervosas desencadeando o quadro característico denominado de radiculopatia. A radiculopatia é sintomatologicamente caracterizada por uma tríade que compreende:
	B dor irradiada, alterações sensitivas, alterações motoras.
	Os principais sintomas de radiculopatia dependem dor nervo afetado, surgindo, na maioria das vezes, na região cervical ou lombar, e incluem: dor, formigamento, parestesia, hiporeflexia, hipotrofia.
Além de se localizarem na na coluna, os sintomas de radiculopatia costumam irradiar para as localidades do corpo que são inervadas pelo nervo comprometido, como braços, mãos, pernas ou pés
Conteúdo 03
14) As fraturas que ocorrem quando não há trauma, mas há quebra de osso por submetê-lo a uma atividade que ele não está acostumado que normalmente envolve algum tipo de sobrecarga, mais comuns nos membros inferiores, são as:
	C fraturas de stress
	As fraturas por stress podem acontecer por causa do esgotamento muscular e a falta de absorção de impactos acumulativos. Constantemente, os músculos fadigados transferem a sobrecarga do stress para o osso ocorrendo a fratura por stress.
15) “São lesões caracterizadas por fissuras microscópicas dos ossos, causadas por uma soma de quantidade de impacto. Esse esforço físico repetitivo aumenta as solicitações ósseas, que quando ultrapassam a resistência normal, ocorre a substituição da deformação elástica pela deformação plástica, isto é, não há retorno à situação anterior e, caso as exigências continuem, instalam-se microfraturas, prevalecendo então a reabsorção óssea. Nesta fase da evolução, tem-se uma alteração fisiológica, a fratura, no entanto sem aparente comprometimento anatômico (deformidade).”
O texto acima se refere a:
	C fratura por fadiga ou por stress
	São devidas à aplicação repetida e frequente de pequenas forças sobre um osso, que leva a uma fadiga que condiciona a fratura
16) Com relação à causa ou origem das fraturas por stress, assinale a alternativa abaixo que melhor explica esta característica:
	C aumento muito rápido da intensidade, volume ou uma mudança no tipo de treino
	São causadas por uma soma de quantidade de impacto. Esse esforço físico repetitivo aumenta as solicitações ósseas, que quando ultrapassam a resistência normal, ocorre a substituição da deformação elástica pela deformação plástica. Pode se originar de um aumento muito rápido da intensidade, volume ou mesmo de uma mudança no tipo de treino.
17) Estudos têm mostrado resultados que indicam que as mulheres têm mais fraturas por stress do que os homens. Muitos ortopedistas atribuem este fato a uma condição conhecida como “a tríade da atleta feminina”, que é caracterizada por:
	D deficiência alimentar, amenorréia e osteoporose
	Este fato é atribuído a uma condição conhecida como “a tríade da atleta feminina”: desordem alimentar(bulimia ou anorexia); amenorréia (ciclo menstrual ausente); osteoporose (quando a massa óssea da mulher diminui, aumentam as chances de ocorrer uma fratura por stress).
18) As lesões de menisco de origem traumática geralmente são desencadeadas por mecanismos de:
	E traumas rotacionais ou axiais
	Porque o menisco medial adere firmemente à cápsula articular e ao ligamento colateral medial, de modo a ficar mais exposto aos traumatismos.
19) São testes específicos para avaliação de lesão meniscal, EXCETO:
	D teste de tração de apley
	O teste de tração auxilia distinguir entre os problemas de origem ligamentar e os causados por lesão dos meniscos.
20) O Impacto Femoro-Acetabular consiste em um conflito ou um contato anormal entre a cabeça-colo femoral e o rebordo acetabular, o qual irá provocar alterações do tipo degenerativo tanto no complexo “labrum” acetabular como na cartilagem articular. Por este motivo, está associado frequentemente com o desenvolvimento prematuro de:
	
C Osteoartose de quadril 
	É definido como um conjunto de sinais e sintomas resultantes de um contato anormal entre a cabeça-colo femoral e o rebordo acetabular, o qual irá provocar, dependendo do padrão morfológico femoro-acetabular, alterações do tipo degenerativo tanto no complexo “labrum” acetabular, como na cartilagem articular, quando o quadril é submetido a movimentos de flexão, adução e rotação interna.
21) As alternativas abaixo apresentam os principais sinais e sintomas que podem ser encontrados na presença da Síndrome do Impacto Femoro-Acetabular, EXCETO:
	D sinal de instabilidade no quadril
	A queixa típica é uma dor anterior na virilha, intensa, especialmente após estar sentado por longos períodos de tempo ou durante a atividade física, especialmente à flexão-adução-rotação interna. A intensidade da dor aumenta à medida que o “labrum” acetabular e a cartilagem articular degeneram. Por vezes, uma dor aguda sentida durante a atividade física é indicativa de um destacamento do “labrum” acetabular.
22) O teste é realizado com o paciente em decúbito dorsal. Com os dois membros inicialmente em extensão, é realizada a flexão da articulação afetada em 90º, rotação interna e adução. A reprodução de dor pelo doente sugere a existência de conflito com possibilidade de destacamento do “labrum”.A descrição acima está relacionada ao:
	B teste de impacto anterior
	O teste do impacto anterior é realizado com o doente em decúbito dorsal. Com os dois membros inicialmente em extensão, é realizada a flexão da articulação afetada em 90º, rotação interna e adução. A reprodução de dor pelo doente sugere a existência de conflito com possibilidade de destacamento do “labrum”.

Outros materiais