Buscar

DIDÁTICA avaliando

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
	Avaliando
	
	
	1a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizada à luz da perspectiva escolanovista e progressista de Paulo Freire. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino. Propunham novos princípios para o ensino- aprendizagem, assim como Paulo Freire que sinalizou para novos rumos na educação. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e depois marque a alternativa CORRETA:
( ) O aluno passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio-psico-social, que necessita ter respeitada sua individualidade no modelo escolanovista.
( ) O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de informações fornecidas pelo educador que respalda a prática na pedagogia de Paulo Freire.
( ) O foco principal da pedagogia freireana é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
( ) O professor escolanovista passa a ser orientador da aprendizagem a ele cabe estimular, facilitar, criar condições para que a aprendizagem do aluno ocorra.
( ) O educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado na visão de Paulo Freire. 
		
	
	F F V V V
	
	V V F F V
	
	F V F V F
	
	F F V F F
	 
	V F F V F
	
	
	
	2a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Ao longo da formação na educação encontramos como base para sua efetivação as tendências pedagógicas. Estas, por sua vez, estão na forma que é proposto o processo de ensino aprendizado, na relação professor-aluno, no papel do professor, assim como nos conteúdos. A tendência pedagógica que valoriza a técnica e favorece para que haja o adestramento do comportamento humano a partir da racionalização do sistema é:
		
	
	tradicional não-diretiva
	
	progressista
	 
	tradicional
	
	desenvolvimentista
	 
	tecnicista
	
	
	
	3a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(TJPE, 2009). Segundo CANDAU (1983) "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão" (p. 12). Quanto ao papel da didática na formação de educadores, assinale as alternativas VERDADEIRAS:
I - A problemática relativa ao ensino da Didática não pode ser dissociada da questão da formação de educadores.
II - Toda a prática social é histórica, mas a didática em nada contribui com a construção de uma nova sociedade.
III - Podemos repensar a didática, fundamentalmente, a partir de uma visão contextualizada e histórica.
IV - A formação de educadores se articula com a análise do papel da educação na sociedade.
V - A educação é uma prática social, portanto, está vinculada a um projeto histórico.
Estão corretas apenas as alternativas:
		
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	 
	I, III, IV e V.
	
	II e III.
	 
	I, III e IV.
	
	
	
	4a Questão 
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com Libâneo (1994, 2002), há relações entre a história da Didática e as ten¬dências pedagógicas. Em sua Obra intitulada ¿Democratização da Escola Pública¿, o autor as classificam em duas correntes: a liberal e a progressista. As que compõem o primeiro grupo tem como característica comum:
		
	
	a ideia de que a função da escola é a luta pela transformação social. Isso significa que se parte do pressuposto de que o indivíduo rompe com o determinismo e constrói uma nova ordem social.
	
	a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para o mercado de trabalho, porém emancipados socialmente.
	 
	a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, de acordo com suas aptidões individuais. Isso significa que se parte do pressuposto de que o indivíduo deve se adaptar aos valores e normas vigentes.
	
	a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para intervir na sociedade, a partir da inquietação diante dos fatos, da realidade.
	
	a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para lutar pela transformação social.
	
	
	
	5a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. Assim, a educação é um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica. Diz respeito a processos individuais e coletivos de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e culturas, a determinantes e estruturas de produção e poder, a concepções de mundo e de homem. Nesse sentido, responder sobre o conceito de educação não é tarefa fácil, pois:
		
	
	é determinado pelas instâncias superiores, tais como no Ministério da Educação;
	
	será determinado exclusivamente pelo saber da prática docente;
	 
	vai depender da concepção de sociedade, de mundo, de educação que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória acadêmica e profissional;
	
	envolve apenas o processo de aprendizagem que ocorre na sala de aula;
	
	há apenas um conceito único que deverá ser aprendido pelos professores;
	
	
		
	
	
	 
	
			 DIDÁTICA
	Desemp.: 0,2 de 0,5
	25/10/2018 22:35:11 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Esta pedagogia surge, no Brasil por volta de 1984, como tentativa a essa superação, origina-se no materialismo histórico que, em sala de aula, se expressa na metodologia dialética de construção sócio-individualizada do conhecimento. Estamos nos referindo a:
 
		
	
	Pedagogia Progressista Libertária
	 
	Pedagogia Histórico-Crítica.
	
	Pedagogia Liberal Progressista
	
	Pedagogia Liberal Renovada.
	 
	Pedagogia Progressista Libertadora.
	
	
	
	2a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os planejamentos na esfera educacional são indispensáveis. Com base na perspectiva crítica da educação, identifique as afirmativas mais adequadas para plano de curso e marque a alternativa CORRETA:
I)O plano de curso é a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos a ser alcançado por uma turma em um determinado tempo;
II)O plano de curso não dá a oportunidade ao professor de adequar o programa à realidade da sua classe;
III)O plano de aula está intimamente ligado ao plano de curso;
IV)Para elaborar o plano de curso não é necessário conhecer o nível e características dos alunos; 
V) O plano de aula está atrelado ao plano de curso e, portanto, deve ser seguido independente da participação dos alunos no processo de aprendizagem;
		
	
	A afirmativa III está errada
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	A afirmativa IV está errada
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	A afirmativa IV está correta
	
	
	
	3a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	De acordo com José Carlos Libâneo, a formação docente abrange duas dimensões que são indissociáveis. A primeira, de acordo com o autor, considera que o professor terá uma formação pedagógica fundamentado nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, História da educação, Antropologia, que visam potencializar os processos de ensino e aprendizagem no contexto social. A segunda dimensão visa especificar a profissão docente por meio da compreensão da didática e das metodologias. Essas duas dimensões às quais Libâneo problematiza são, respectivamente:
		
	 
	a formação teórico-científica e a formação técnico-prática;
	
	a formaçãotécnico-prática e a formação tecnicista;
	
	a formação prática e a formação instrumental;
	 
	a formação tecnicista e a formação empírica;
	
	a formação espiritual e a formação legislativa;
	
	
	
	4a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a relação professor aluno, qual afirmação abaixo está CORRETA em se tratando da prática da produção e legitimação de saberes:
		
	
	A relação professor-aluno deve ser demarcada pelo poder, autoridade e autoritarismo do professor
	
	A relação professor-aluno contribui para o processo de aprendizagem, no entendimento crítico pedagógico, quando ela é verticalizada.
	
	Na relação professor-aluno é desnecessária a análise criteriosa de cada uma das dimensões sociopolíticas e pedagógicas e seus significados.
	
	A relação professor-aluno deve ser de forma permissiva e paternalista.
	 
	O processo didático implica a vinculação professor-aluno, mediado pelo conhecimento e pelas intencionalidades sociopolíticas.
	
	
	
	5a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considerando a relação professor-aluno e baseado nos pressupostos da perspectiva crítica, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Compreende a educação como instrumento de transformação de realidades sociais.
	 
	O professor transmite um conhecimento técnico, tendo em vista alcançar maior eficiência do ensino. Esta relação se dá de forma pragmática e instrumental.
	 
	Visando à superação do individualismo, são estimulados os trabalhos em grupo e as decisões coletivas a partir do diálogo e da co-responsabilidade.
	
	As propostas progressistas se orientam em direção à democratização das oportunidades de ensino, su que o próprio trabalho exercido na escola não deva ser autoritário.
	
	O professor deve estar sempre preocupado em partir de onde o aluno se encontra e deve ter a sensibilidade de não desmerecer sua visão de mundo e suas necessidades fundamentais.
	
	
		
	
	
	 
	
			 DIDÁTICA
	
	
	1a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A palavra Didática provém do grego didaktike, século XVII, para inaugurar um campo de estudos na Educação, deixando de ser intuitiva da prática vigente para tornar-se um campo de reflexão de filósofos e pensadores que participam da história das ideias pedagógicas. Assim, podemos concluir que o conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência contemporânea, a Didática pode ser identificada como
		
	
	regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem.
	
	técnicas e recursos pedagógicos.
	
	reflexão sistemática que busca alternativas para a prática pedagógica, tendo como centro o processo ensino-aprendizagem apenas.
	 
	foco na multifuncionalidade do processo ensino-aprendizagem nas dimensões técnica, humana e política.
	 
	conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.
	
	
	
	2a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação ao papel do aluno, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta com relação as tendências pedagógicas:
I - O aluno é considerado como um ser humano que chega à escola sem nenhum conhecimento, um ser passivo, que recebe as informações previamente selecionadas e decididas pelo professor.
II - O aluno é considerado o centro da aprendizagem, um sujeito ativo e investigador, capaz de buscar, por si próprio, conhecimentos e experiências, partindo de suas necessidades e de seus próprios interesses.
III - O aluno é um ser estimulado a executar tarefas previamente planejadas, devendo simplesmente dar conta de objetivos específicos e comportamentais, sendo recompensado de imediato quando apresenta um ato, uma ação determinada como adequada. O seu comportamento é controlado pelo meio e o tempo de resposta do aluno deve ser otimizado, visando produtividade, eficiência e eficácia.
		
	
	Pedagogia Tecnicista, Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovadora
	
	Pedagogia Renovadora, Pedagogia Tradicional, Pedagogia Tecnicista
	 
	Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovadora, Pedagogia Tecnicista
	
	Pedagogia Tecnicista, Pedagogia Renovadora, Pedagogia Tradicional
	
	Pedagogia Tradicional, Pedagogia Tecnicista, Pedagogia Tecnicista
	
	
	
	3a Questão (
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(SBC/2006) Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:
		
	 
	A docência e a discência se explicam mutuamente e seus sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.
	
	Aluno é um sujeito sem luz e o professor é aquele que ilumina por ser letrado.
	
	O professor é aquele que sabe e que transfere conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.
	
	O aluno é um paciente que recebe os conhecimentos conteúdos-acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.
	 
	O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.
	
	
	
	4a Questão (
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho.  
Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais.  
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.  
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era: 
		
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No grupo das tendências educacionais de Libâneo, o primeiro, Pedagogia Liberal, caracteriza-se pela justificação do capital, a qual prepara o aluno para a sociedade, adaptando-o; o segundo é a Pedagogia Progressista que é caracterizado pela análise crítica da realidade social. Estão nesse segundo grupo as tendências:
		
	
	Liberatória, Libertária e Crítica.
	 
	Libertária, Libertadora e Crítica Social dos conteúdos.
	
	Libertadora, Nova e Crítica Social dos conteúdos.
	
	Liberatória, Liberal e Crítica.
	 
	Nova e Crítica Social dos conteúdos e Libertária.

Continue navegando