Buscar

Avaliando aprendizado 4 Civil III

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704490115)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	) Assinale a alternativa correta.
		
	
	Não existe alternativa.
	
	O doador poderá inserir cláusula estipulando que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário, hipótese em que se terá doação sob condição suspensiva.
	
	É nula a doação com estipulação de cláusula de reversão em favor do doador, se este sobreviver ao donatário, por configurar-se doação a retorno.
	 
	O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio se sobreviver ao donatário, prevalecendo tal estipulação em favor de terceiro.
	 
	O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio se sobreviver ao donatário, não prevalecendo tal estipulação em favor de terceiro.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704490132)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Juiz do Trabalho ¿ 9.ª Região ¿ 2009) Considere as seguintes proposições: I. A doação é classificada como contrato unilateral, gratuito, consensual e, em regra, solene. II. É do comodante a obrigação de conservar a coisa objeto do comodato, pelo que, deve arcar com as despesas de conservação necessárias ao uso e gozo da coisa. III. Possível é ao mandatário testar em nome do mandante. IV. Nula é a transação a respeito do litígio decidido por sentença passada em julgado, se dela não tinha ciência algum dos transatores, ou quando, por título ulteriormente descoberto, se verificar que nenhum deles tinha direito sobre o objeto da transação.
		
	
	somente as proposições I e II são corretas.
	 
	somente as proposições I e IV são corretas.
	
	somente as proposições II, III e IV são corretas.
	
	somente as proposições II e III são corretas.
	
	somente as proposições I, III e IV são corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703409520)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Questão 5 6º Exame OAB-RJ) Nos contratos de promessa de venda, são requisitos legais para que o contrato atribua aos compromissários direito real oponível a terceiros:
		
	
	Possua cláusula de arrependimento, seja por instrumento particular e contenha cláusula de irretratabilidade;
	
	Que o preço seja pago à vista, por instrumento público e tenha registro no RGI.
	
	Neste tipo de contrato não é possível tal direito
	 
	Que seja por instrumento público devidamente inscrito no RGI, contenha cláusula de irretratabilidade, que tenha preço, que seja imóvel e, se for o caso, tenha outorga uxória;
	
	Que tenha oponibilidade erga omnes e o direito de adjudicação compulsória, desde que não seja realizado por instrumento particular;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704497266)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Magistratura do Trabalho/TRT1 ¿ FCC/2013) O direito de retomada do imóvel pelo locador, em decorrência de extinção do contrato de trabalho, considerada a ocupação do imóvel como relacionada ao emprego, dar-se-á:
		
	 
	mesmo quando a locação se encontre prorrogada automaticamente, por prazo indeterminado, por estar findo o prazo estabelecido, ajustada a locação verbalmente ou por escrito e ainda que com prazo inferior a trinta meses.
	
	vigorando o contrato por tempo determinado de trinta meses, finda ao menos a primeira metade do ajuste, após notificação escrita ao locatário.
	
	vigorando a locação por prazo indeterminado, somente após notificação para desocupação do imóvel em noventa dias, celebrado o contrato sempre por escrito e por prazo não inferior a um ano.
	
	somente se a locação estiver vigorando por prazo indeterminado e o contrato houver sido celebrado por escrito e com prazo igual ou superior a trinta meses.
	
	vigorando a locação por prazo determinado ou não, findo ou não o prazo contratual, desde que celebrada por escrito por prazo superior a trinta meses.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704423470)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta, quando falamos de revogação da doação:
		
	
	No caso de homicídio do doador, não terão legitimidade para propor a ação os seus herdeiros (art. 561, CC).
	 
	O pedido de revogação deve ser proposto no prazo de 1 ano a contar do conhecimento do fato pelo doador, e de ter sido o donatário o autor do fato (art. 559, CC).
	
	Quanto o ofendido for cônjuge, ascendente, descendente ou irmão do doador este não poderá revogar a doação (art. 558, CC);
	
	No caso de homicídio do doador, somente o Ministério Público terá legitimidade para propor qualquer ação .
	
	A revogação é direito potestativo donatário, por isso, não pode ser previamente renunciada (art. 556, CC);

Continue navegando