Buscar

Avaliando aprendizado Civil III

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado Civil III
	
	1a Questão (Ref.:201704256241)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando uma pessoa (estipulante) convenciona com outra (promitente) que concederá uma vantagem ou benefício em favor de terceiro (beneficiário), que não é parte no contrato, denomina-se:
		
	
	Benefício de ordem aleatória
	 
	Estipulação em favor de terceiro
	
	Princípio da boa-fé
	
	Promessa de fato de terceiro
	
	Vício Redibitório
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703770063)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca do contrato preliminar é correto afirmar que:
		
	
	Tem a mesma função do sinal ou arras na compra e venda.
	 
	Deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado, exceto quanto à forma.
	
	Não tem força obrigatória, podendo qualquer das partes dá-lo por desfeito, mediante notificação judicial.
	
	Deve observar sob pena de nulidade, a forma do contrato a ser celebrado, em virtude da regra segundo a qual o acessório segue o principal.
	
	Não comporta em qualquer hipótese, execução específica, e seu descumprimento apenas enseja o pagamento de perdas e danos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704138063)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Arnold Wald, citado por PAMPLONA FILHO e STOLZE (Manuel de Direito Civil, 2017, pg. 397), lembra que: ¿na lição dos dogmatistas modernos, podendo revestir o aspecto de liberdade de contratar e de liberdade contratual. Liberdade de contratar é a faculdade de realizar ou não determinado contrato, enquanto a liberdade contratual é a possibilidade de estabelecer o conteúdo do contrato. A primeira se refere à possibilidade de realizar ou não um negócio, enquanto a segunda importa na fixação das modalidades de sua realização¿. O conceito supra refere-se a qual princípio contratual:
		
	
	da força obrigatória do contrato;
	 
	da autonomia da vontade;
	
	da equivalência material contratual;
	
	da função social do contrato;
	
	da relatividade subjetiva dos efeitos do contrato;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704220673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmativas sobre o tema dos contratos no âmbito do Código Civil. I - Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva. II - Se o contrato for aleatório, por dizer respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos contratantes assuma, terá o outro direito de receber integralmente o que lhe foi prometido, mesmo que de sua parte tenha agido com dolo ou culpa, ainda que nada do avençado venha a existir. III - O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado. IV - No momento da conclusão do contrato, pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrentes. Estão CORRETAS apenas as alternativas
		
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	II e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703750523)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Exame de Ordem 2010.3 ¿ FGV) Danilo celebrou contrato por instrumento particular com Sandro, por meio do qual aquele prometera que seu irmão, Reinaldo, famoso cantor popular, concederia uma entrevista exclusiva ao programa de rádio apresentado por Sandro, no domingo seguinte. Em contrapartida, caberia a Sandro efetuar o pagamento a Danilo de certa soma em dinheiro. Todavia, chegada a hora do programa, Reinaldo não compareceu à rádio. Dias depois, Danilo procurou Sandro, a fim de cobrar a quantia contratualmente prevista, ao argumento de que, embora não tenha obtido êxito, envidara todos os esforços no sentido de convencer o seu irmão a comparecer. A respeito da situação narrada, é correto afirmar que Sandro
		
	
	está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de meio, sendo incabível a cobrança de perdas e danos de Reinaldo.
	
	está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de meio, restando a Sandro o direito de cobrar perdas e danos diretamente de Reinaldo.
	 
	não está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de resultado, sendo, ainda, autorizado a Sandro obter ressarcimento por perdas e danos de Danilo.
	
	não está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, por ser o contrato nulo, tendo em vista que Reinaldo não é parte contratante.

Continue navegando