Buscar

Respostas bases do comportamento humano

Prévia do material em texto

Resposta da questão 1:
 Imunidade humoral.
Trata-se de uma resposta imune mediada por moléculas existentes no sangue.
Células: linfócitos B. 
Resposta da questão 2:
 A imunidade humoral se expressa com a participação de proteínas especiais presentes no plasma sanguíneo denominadas de anticorpos. Esses são produzidos pelos linfócitos B maduros ou plasmócitos e deverão inativar os antígenos fora do ambiente celular através de uma reação altamente específica.
A imunidade celular é executada na ausência de anticorpos diretamente pelos linfócitos T que reconhecem, a partir da presença de receptores de membrana em sinapses imunológicas, as células anormais ou infectadas do corpo de forma a promover a sua destruição.
Tanto a imunidade humoral quanto a imunidade celular são consideradas respostas específicas do sistema imunitário. 
Resposta da questão 3:
 a) As vacinas podem ser compostas por organismos mortos, mas mantendo seus antígenos químicos; por substâncias químicas com a destruição da sua natureza tóxica, mas mantendo intactos seus antígenos; e por organismos vivos atenuados, que não causam a doença, mas mantendo os antígenos específicos.
b) Os antígenos presentes na vacina desencadeiam no organismo uma resposta imunitária que estimula a produção de células de
memória (diferenciação dos glóbulos brancos linfócitos T e B) contra determinada doença, assim, quando o organismo foi invadido pelo agente causador da doença e estiver imunizado, ocorre a resposta imunitária das células de memória, que produzem anticorpos específicos para a destruição dos antígenos.
c) O risco pessoal do “movimento antivacina” pode ocasionar a morte de pessoas por doenças que poderiam ser evitadas; enquanto que o risco coletivo pode aumentar a circulação de agentes infecciosos e causar o ressurgimento de doenças infectocontagiosas que já estão controladas, levando a grandes surtos. 
Resposta da questão 4:
 Três princípios ativos encontrados nas vacinas são: microrganismos mortos, atenuados (inativados) ou antígenos específicos extraídos desses patógenos. Esses princípios ativos atuam no organismo estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos. 
Resposta da questão 5:
 a) Macrófagos e neutrófilos atuam realizando fagocitose. Linfócitos agem na imunidade específica, ou seja, na produção de anticorpos.
b) O pus é formado por glóbulos brancos mortos, tecidos lesados e antígenos, como, por exemplo, bactérias. 
Resposta da questão 6:
 a) A resposta imunológica ativa resulta da reação desenvolvida pelo próprio indivíduo quando estimulado pela presença de antígenos, enquanto a passiva ocorre quando o indivíduo recebe anticorpos produzidos por outro organismo. A resposta imunológica ativa comumente é mais duradoura do que a passiva.
b) Poderá ser apresentada uma destas opções para cada exemplo solicitado, entre outras.
Imunização ativa artificial:
Vacinação preventiva e/ou citando exemplos como vacina antitetânica, vacina tríplice, vacina BCG, vacina Sabin, etc.
Imunização passiva natural:
Anticorpos adquiridos via aleitamento neonatal.
Anticorpos adquiridos via placentária. 
Resposta da questão 7:
 a) Leucócito (neutrófilo) e o fenômeno denominado Diapedese.
b) Migrar para os locais de infecção, onde atuam através da fagocitose dos microorganismos e corpos estranhos. 
Resposta da questão 8:
As doenças auto-imunes acontecem quando os anticorpos (células de defesa) passam a atacar as células do próprio organismo, órgãos e tecidos. Em pessoas que já trazem alguma predisposição genética para desenvolver uma doença auto-imune é possível que alguns fatores sejam desencadeantes para uma resposta auto-imune, como: bactérias; vírus; toxinas; hormonas; medicamentos específicos; estresse.
Exemplos são: Sarcoidose, Lupus,  Artrite Reumatóide, Vitiligo, Doença de Chron.Para identificação do tipo da doença, diagnóstico e tratamentos é necessário o acompanhamento com médico especializado. Com adaptação de hábitos e visitas regulares é possível conviver com a condição minimizando seus efeitos para o organismo.
Resposta da questão 9:A Síndrome Geral de Adaptação descrita por Selye consiste, em três fases sucessivas: Reação de Alarme, Fase de adaptação ou Resistência e Fase de Exaustão. Sendo que a última, Fase de Exaustão, Na primeira etapa dessa situação ocorre uma Reação de Alarme, onde todas as respostas corporais entram em estado de prontidão geral ou seja, todo organismo é mobilizado sem envolvimento específico ou exclusivo de algum órgão em particular. É um estado de alerta geral, tal como se fosse um susto. Se esse Estresse continua por um período mais longo sobrevém a Segunda fase, chamada de Fase de Adaptação ou Resistência, a qual acontece quando a tensão se acumula. Nesta fase o corpo começa a acostumar-se aos estímulos causadores do Estresse e entra num estado de resistência ou de adaptação. Durante este estágio, o organismo adapta suas reações e seu metabolismo para suportar o Estresse por um período de tempo. Neste estado a reação de Estresse pode ser canalizada para um órgão específico ou para um determinado sistema, seja o sistema cardiológico, por exemplo, ou a pele, sistema muscular, aparelho digestivo, etc.Entretanto, a energia dirigida para adaptação da pessoa à solicitação estressante não é ilimitada e se o Estresse ainda continuar, o corpo todo pode entrar na terceira fase, o Estado de Exaustão ou Esgotamento, onde haverá queda acentuada de nossa capacidade adaptativa. Esta fase é atingida apenas nas situações mais graves e, normalmente, persistentes.  
HIPOTALAMO => Centro das sensações e emoções. 
(Ministro das relações interiores) 
HIPOFISE => Controle do Sistema Endócrino (O sistema endócrino está formado por um grupo de glândulas que tem como função produzir e liberar hormônios).
A DESISTENCIA DEPRESSIVA => 
Dois mecanismos de defesa são capazes de gerar SOMATIZAÇÃO: a identificação e a conversão. 
Na IDENTIFICAÇÃO o sujeito se sente como o outro, tornando seu algo que é do outro. Assumem importantes papéis na dinâmica dos estados histéricos e hipocondríacos.( se identifica com a doença)
Na CONVERSÃO, o sujeito é capaz de sentir-se e acreditar-se doente, utilizando, de forma simbólica o corpo como meio de comunicação.(acredita realmente esta doente e tem sintomas)
Hormônios que agem sobre os leucócitos- glicocorticoides, ACTH, encefalinas, B endorfina, catecolaminas.

Continue navegando