Buscar

16102018 - TECNICAS DE IDEAÇÃO_SCAMPER.pptx

Prévia do material em texto

TECNICA SCAMPER
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
SCAMPER
	A Técnica SCAMPER consiste de uma série de perguntas diretas que auxilia na geração de novas ideias. A criatividade surge a partir do momento que a própria pessoa responde perguntas que não pensaria por si só. 
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
SCAMPER
SCAMPER é um acrônimo para 7 palavras:
Substitute – Substituir;
Combine – Combinar;
Adapt – Adaptar;
Modify – Modificar;
Put to other purposes – Procurar outras utilidades;
Eliminate – Eliminar;
Rearrange – Rearranjar.
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
SUBSTITUIR
	Pense sobre a substituição de parte do seu produto / processo para outra coisa. Procurando algo para substituir muitas vezes você pode vir acima com ideias novas.
Perguntas típicas: O que eu posso substituir para fazer uma melhoria? E se eu trocar isso por aquilo e ver o que acontece? Como posso substituir o lugar, tempo, materiais ou pessoas?
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
Combinar
	Pense sobre a combinação de duas ou mais partes do seu problema ou oportunidade para conseguir um produto diferente / processo ou para melhorar a sinergia.
Perguntas típicas: Que materiais, recursos, processos, pessoas, produtos ou componentes posso combinar? Onde posso construir sinergia?
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
Adaptar
	Pense sobre quais partes do produto / processo poderiam ser adaptados para remover o problema, obter a oportunidade ou pensar como você pode mudar a natureza do produto / processo.
Perguntas típicas: Qual parte do produto que eu poderia mudar? E em troca de quê? E se eu alterasse as características de um componente?
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
Modificar
	Pense em mudar parte ou a totalidade da situação atual, ou distorcê-la de uma maneira incomum. Ao forçar a si mesmo a chegar a novas formas de trabalho, que são muitas vezes solicitados para um produto alternativo / processo.
Perguntas típicas: O que acontece se eu deformar ou exagerar um recurso ou componente? O que vai acontecer se eu modificar o processo de alguma forma?
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
Procurar outras utilidades
	Pense em como você pode ser capaz de colocar o seu produto / processo para outros fins, ou pensar sobre o que você pode reutilizar em outro lugar, a fim de resolver seu próprio problema. Você pode pensar de outra maneira de resolver o seu próprio problema ou encontrar outro mercado para seu produto.
Perguntas típicas: Em qual outro mercado que eu poderia usar este produto? Quem ou o que mais pode ser capaz de usá-lo?
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
Eliminar
	Pense no que pode acontecer se você eliminou várias partes o produto / processo/ problema e / considerar o que você pode fazer nessa situação. Isso muitas vezes leva a considerar as diferentes formas de combater o problema.
Perguntas típicas: O que aconteceria se eu removi um componente ou parte dela? Como mais eu poderia alcançar a solução sem a maneira normal de fazer isso?
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva
Rearranjar
	Pense no que você faria se parte de seu problema / produto / processo funcionou em sentido inverso ou feito em uma ordem diferente. O que você faria se você tivesse que fazê-lo em sentido inverso? Você pode usar isso para ver seu problema a partir de ângulos diferentes e chegar a novas idéias.
Perguntas típicas: E se eu fiz o contrário? E se eu inverter a ordem que é feito ou a forma como ele é usado? Como eu iria conseguir o efeito oposto?
Prof. Esp. Elbert Almeida da Silva

Continue navegando