Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Consulte o site Inovação Tecnológica ou outro que preferir e dê um exemplo real de valor de opção da biodiversidade. Pesquise e explique por que seu exemplo é valor de opção. 
Publique na ferramenta Exposição do EVA o resultado da sua pesquisa na forma de um texto de no máximo 10 linhas. 
Perda de biodiversidade ameaça ecossistemas do planeta, diz estudo – Site g1.globo.com
A dimensão da perda de biodiversidade no mundo todo ameaça o funcionamento dos ecossistemas da Terra e inclusive a sobrevivência dos seres humanos, segundo um estudo publicado na revista científica americana "Science".
Em 58% da superfície terrestre, onde vive 71% da população mundial, o nível de perda de biodiversidade é substancial o suficiente para questionar a capacidade dos ecossistemas de suportar as sociedades humanas, alerta o estudo.
Segundo os pesquisadores, as pradarias, savanas e a tundra são os ecossistemas mais afetados, seguidos por diferentes tipos de florestas e outras regiões selváticas.
Nestas zonas, é cada vez mais incerta a possibilidade de assegurar funções essenciais dos ecossistemas como a reprodução e crescimento de seres vivos e a manutenção de ciclos de produção de nutrientes. "Sabemos que as perdas de biodiversidade afetam o funcionamento dos ecossistemas, mas o processo ainda não está totalmente claro", acrescentam os pesquisadores. "O que sim sabemos é que em várias partes do mundo nos aproximamos de uma situação na qual uma intervenção humana poderia ser necessária para manter as funções do ecossistema", afirmam.
Analisando esta breve pesquisa podemos verificar que ao nos depararmos com a realidade atual, nós seres humanos estamos correndo sério risco. Precisamos refletir diante de nossas atitudes diárias para que possamos contribuir num planeta cada vez mais sustentável, ou gerações futuras sofrerão as consequências de irresponsabilidades do presente.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/07/perda-de-biodiversidade-ameaca-ecossistemas-do-planeta-diz-estudo.html
2) Os planos de manejo devem estar disponíveis para a consulta da população. Por isso, é fácil encontrá-los na internet. Encontre um Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação do seu estado e indique:
ano de publicação,
como está estruturado, e
uma atividade proposta.
Insira no Fórum essas informações e o link para acesso ao plano. Assim, seus colegas também terão poderão visualizar as informações. Mas atenção: não repita planos já inseridos no Fórum.
NOME DA UNIDADE: Parque Nacional de São Joaquim
BIOMA: Mata Atlântica
ÁREA: 49.672,38 hectares
DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec nº 50.922 de 06 de julho de 1961 / Lei nº 13.273 de 15 de abril de 2016
Objetivo:
Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.vigente.
Esta Unidade destaca-se na preservação das Matas de Araucárias, Campos de Altitude e Matinhas Nebulares, além é claro da Mata Atlântica. Seu clima de frio intenso não permite o desenvolvimento de uma grande quantidade de fauna, mas há várias espécies ameaçadas de extinção na área e entorno do Parque. Representa também uma importante área de recarga e descarga do Aquífero Guarani e suas formações geológicas incomuns são destaques no turismo regional. Atualmente possui aproxidamente 40% de sua área já regularizada (áreas devolutas e indenizadas) e continua em processo para regularização de outras propriedades.
Municípios Abrangidos: Urubici (SC), Orleans (SC), Grão Pará (SC), Bom Jardim da Serra (SC)
http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2183-parna-de-sao-joaquim

Mais conteúdos dessa disciplina