Buscar

Indicadores de Controle II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Indicadores de Controle II
APRESENTAÇÃO
Olá!
Tendo em vista a importância dos indicadores de controle nas organizações, ratificadas na unidade anterior, vamos dar continuidade a este conteúdo, fundamental quando tratamos de gestão. Já que gerenciamento sem controle não é gerenciamento, nesta unidade vamos abordar os procedimentos para implementar sistemas de controle eficazes; as maneiras como as empresas usam mecanismos de controle de mercado; e, ainda, discutir o uso do controle pela cultura organizacional.
Bons estudos!
Ao final desta unidade você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Listar os procedimentos para implementar sistemas de controle eficazes.
Identificar maneiras de como as empresas usam mecanismos de controle de mercado.
Discutir o uso do controle psicológico ou pela cultura organizacional.
EXERCÍCIOS
1) Para que os sistemas de controle tenham maior probabilidade de serem eficazes, segundo Bateman e Snell (2012), eles devem apresentar estas características, exceto:
d) Terem uma periodicidade flexível.
RESPOSTA CORRETA
Não há razão em afirmar que ter uma periodicidade flexível dos mecanismos de controle irá aumentar a eficácia deles, pelo contrário, eles devem ter uma periodicidade exata para que os processos sejam devidamente organizados e eficientes.
2) Do que trata a abordagem ‘disciplina progressiva’ em sistemas de controle?
a) São estabelecidos padrões claros e a inconformidade é tratada como um processo que pode ser melhorado.
RESPOSTA CORRETA
Esse tipo de abordagem razoável e bem pensada sinaliza para todos os funcionários que o gestor está interessado em aprimorar seu desempenho e não em puni-los.
3) O uso de abordagens múltiplas de controle é altamente recomendado pelos motivos expostos abaixo, com exceção de:
c) Para implementar um controle diferente de acordo com cada setor da organização e a preferência dos gestores.
RESPOSTA CORRETA
São necessários diversos controles sim, mas não por uma questão de preferência e/ou adaptação de cada área da empresa, mas sim controles de acordo com os objetivos da organização. Por exemplo, os bancos precisam de controles de risco para não perder muito dinheiro com devedores inadimplentes, além de controles de lucro, inclusive orçamentos de vendas que tenham por meta o crescimento em contas e clientes.
4) Com relação ao controle do tipo de mercado, assinale a alternativa incorreta:
d) O controle de mercado não pode ser usado nas unidades de negócio para regular trocas entre departamentos e funções, pois estas são atividades internas na organização.
RESPOSTA CORRETA
O controle de mercado também pode ser usado nas unidades de negócio para regular trocas entre departamentos e funções e um meio pelo qual as empresas procuram aplicar as forças de mercado às transações internas é o preço de transferência.
5) São considerados motivos pelos quais os sistemas de controle baseados exclusivamente em mecanismos burocráticos e de mercado não tem sido eficientes para orientar a força de trabalho de hoje, com exceção de:
b) Os produtos finais mudaram.
RESPOSTA CORRETA
Ainda que o uso de tecnologia seja intensivo em alguns casos, não podemos afirmar que os mecanismos de controle mais tradicionais não serão eficientes devido às mudanças ocorridas nos produtos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina