Buscar

Etica e relações interpessoais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética e Relações Interpessoais
No entendimento do filósofo Aristóteles a Ética aparece claramente subordinada a política, o que implicava em compreender o homem em sua qualidade de cidadão, situado em uma determinada cidade que encontrava-se acima da família e do próprio indivíduo. Desse modo, o indivíduo passa a existir em função da cidade e não o contrário. Pois, segundo Aristóteles, se o bem do indivíduo é idêntico ao da cidade é mais nobilitante e perfeito escolher e defender o bem da cidade, uma vez que não se trata de apenas um indivíduo, mas antes, de toda coletividade. Dessa forma, a cidade segue sendo basicamente para ele o horizonte que acabará por abarcar os valores do homem. Aristóteles buscou construir uma Ética realista, ou seja, mais voltada para o homem concreto, mantendo uma certa distância do dualismo platônico corpo-alma. Para ele o homem em suas atitudes diárias tende sempre a um fim concreto, que se apresenta como sendo um bem. Podemos afirmar que temos bens e fins que são buscados pelo ser humano em vista de outros bens e fins, sendo esse relativo.
Conforme o enunciado podemos afirmar.
Nota: 20.0
	
	A
	A Ética era algo ligado ao mundo das ideias e muito semelhante ao dualismo platônico corpo-alma.
	
	B
	Conforme Aristóteles o ser humano escolhe a felicidade por causa das várias formas de excelência, de um modo geral, todos escolhem a felicidade por ela mesma.
	
	C
	Todas as virtudes podem ser reduzidas ao conhecimento desse modo o conhecimento é a única e verdadeira virtude, ou seja, a virtude real. Ao contrário da virtude, temos o vício, que é o contrário do conceito de virtude, pois todos os vícios que o ser humano tem é considera fruto da ignorância ou se resumem dela.
	
	D
	A existência do homem passa a ser em função da cidade e não o contrário, pois, se o bem do indivíduo é idêntico ao da cidade é mais nobre escolher e defender o bem da cidade, pois não se trata de apenas um indivíduo, mas antes, de toda coletividade.
Você acertou!
Gabarito. A alternativa correta é a letra D.
Comentário
Conforme o pensamento de Aristóteles, o indivíduo passa a existir em função da cidade e não o contrário. Outro aspecto importante a ser destacada é se o bem do indivíduo é idêntico ao da cidade é mais nobilitante e perfeito escolher e defender o bem da cidade, uma vez que não se trata de apenas um indivíduo, mas antes, de toda coletividade. Dessa forma, a cidade segue sendo basicamente para ele o horizonte que acabará por abarcar os valores do homem. Texto da aula 01 na pag. 07.
Questão 2/5 - Ética e Relações Interpessoais
No entendimento de Immanuel Kant a moral tem seu fundamento no princípio formalista, desse modo o que realmente importa na moralidade de um ato é o respeito à própria lei moral, sendo os interesses, ou desejos meramente consequências do próprio ato em si. A vontade é guiada pela razão e sendo assim age em função de uma ordem que pode ser chamada de imperativo categórico. Para ele a vontade humana é afetada pelas inclinações, que podem ser denominados como desejos, paixões e medos, questões essas não oriundas da razão. Desse modo é importante que o indivíduo venha tomar o cuidado de conduzir ou direcionar à vontade para alcançar a chamada boa vontade, que para o filosofo é aquela conduzida pela razão e não pelas inclinações. As leis morais é que conduzem o ser humano a praticar o bem, independentemente de suas vontades ou caprichos. Seu fundamento primário o agir eticamente, é um agir conforme nosso dever moral, motivado pelo respeito à lei moral, guiado pela boa vontade, dessa forma a teoria kantiana é chamada de ética do dever.
Conforme o enunciado é correto afirmar.
Nota: 20.0
	
	A
	O ser humano tem sua vontade guiada pela razão e sendo assim age em função uma ordem que pode ser chamada de imperativo categórico. A vontade humana é afetada pelas inclinações, que podem ser controladas sendo essas paixões e os medos, aspectos não oriundos da razão. O que fica claro é que as leis morais é que conduzem o ser humano a praticar o bem, independentemente de desejos.
Você acertou!
Gabarito. A alternativa correta é a letra A.
Comentário
De acordo como Kant a vontade humana é afetada pelas inclinações, que podem ser denominados como os desejos, paixões e os medos, questões essas não oriundas da razão. Desse modo é importante que o indivíduo venha tomar o cuidado de conduzir ou direcionar à vontade para alcançar chamada a boa vontade, a boa vontade para o filosofo é aquela conduzida pela razão e não pelas inclinações. A razão é que determina os princípios morais, sendo que tais princípios morais é que conduzem o ser humano a praticar aquilo que é bom.
Texto da aula 02 na pag. 8.
	
	B
	Um aspecto importante salientado por Kant é que as obrigações morais que o homem deve seguir, são determinadas por Deus, e também são frutos de nossos sentimentos.
	
	C
	Para Kant da razão humana não tem limites, esses não nos impedem de entender alguns aspectos da vida e da natureza de entender algumas questões como a origem do próprio homem.
	
	D
	Immanuel Kant baseou suas ideias na filosofia monista, sendo que o monismo a doutrina da unidade. O monismo tem sua origem no pensamento pré-socrático.
Questão 3/5 - Ética e Relações Interpessoais
Para o filósofo Sócrates o homem sábio é antes de tudo é um homem virtuoso, dessa maneira nas palavras dele podemos encontrar proposições de caráter ético que se manifestam em forma de virtude. Dessa forma é importante salientar que a ética para ele é apresentada como virtude e um homem ético é um homem virtuoso. Para Sócrates ser um homem virtuoso, antes é preciso conhecer e ponderar sobre os valores humanos, dessa maneira o que se pode destacar nas ideias dele é que não foi só o de discutir ou debate sobre algo, mas constantemente tudo o que ao homem diz respeito, sendo assim podemos compreender que o homem se distingue de qualquer outra coisa pela sua alma.
De acordo com o enunciado podemos afirmar.
Nota: 20.0
	
	A
	Que a ética de um homem está em seu conhecimento, ou seja, o indivíduo se torna mais ético quanto mais conhecimento obtiver.
	
	B
	Para o filósofo, ser virtuoso é antes de mais nada conhecer e ponderar sobre os valores humanos, dessa maneira pode-se afirmar que a ética se revela como virtude.
Você acertou!
Gabarito. A alternativa correta é a letra B.
Comentário
No entendimento de Sócrates um indivíduo virtuoso, é antes de mais nada aquele que conhece e pondera sobre os valores humanos, dessa maneira pode-se afirmar que a ética se revela como virtude. Pois de acordo com o filósofo, para se tornar um ser um homem virtuoso, antes é preciso conhecer e ponderar sobre os valores humanos, dessa maneira o que se pode destacar nas ideias dele é que não foi só o de discutir ou debater sobre algo. De acordo com o filósofo podemos encontrar proposições de caráter ético que se manifestam em forma de virtude ou de ações. Texto da aula 01 na pag. 03.
	
	C
	Ser virtuoso é uma característica do homem, pois ele nasce com ela e não precisa se preocupar em desenvolver.
	
	D
	A ética para Sócrates é conjunção dos valores externos e internos do sujeito.
Questão 4/5 - Ética e Relações Interpessoais
Espinoza não faz a separação entre corpo e alma, aspecto esse presente no pensamento dualista de Descartes, sendo que em seu pensamento o mundo físico e o mundo mental coexistem numa mesma substância. A única substância infinita é Deus, entretanto Espinoza não se refere ao Deus judaico-cristão, não é um ser que rege todas as coisas e estabelece sua vontade. A partir dessa ideia que existe um Deus, mas não baseado no pensamento cristão judaico, logo a ética para Spinoza não se fundamenta na ideia cristã, ou seja estabelecida por Deus, conforme os cristão e judeus entendem, que a ordem ética é estabelecida por Deus e quem não o obedece está fora da sua vontade. Ele baseia sua ética, não no altruísmo, ou seja, na bondade natural, mas sim sobre uma realidade naturalque considera o egoísmo inevitável e justificável à luz da natureza humana.
Conforme o enunciado, podemos afirmar.
Nota: 20.0
	
	A
	Uma ideia muito clara para ele é que até o comportamento humano é determinado, Spinoza chama de livre-arbítrio.
	
	B
	A separação entre corpo e alma é algo bem evidente no pensamento de Espinoza.
	
	C
	Espinoza baseia sua ética na realidade natural que considera o egoísmo inevitável e justificável à luz da natureza humana.
Você acertou!
Gabarito. A alternativa correta é a letra C.
Comentário
Uma ideia muito importante a ser destacada por Spinoza é que o ser humano não é o centro de todas as coisas, essa ideia se baseia no entendimento que da mesma maneira que os outros modos da substância são formados por extensão e pensamento. Podemos salientar que ele baseia sua ética, não no altruísmo, ou seja na bondade natural, mas sim sobre uma realidade natural que considera o egoísmo inevitável e justificável à luz da natureza humana
Texto da aula 02 na pag. 6.
	
	D
	Espinoza fundamenta suas ideias no Deus judaico-cristão.
Questão 5/5 - Ética e Relações Interpessoais
No entendimento de Platão existia uma diferença entre corpo e alma, ele atribuía a superioridade hierárquica da alma com relação ao corpo. No entendimento do filósofo o corpo físico era a sede dos desejos do homem e também das paixões, desse modo isso iria afastar ou desviar ser humano do caminho certo ou do caminho do bem. Essa cisão clara entre alma e corpo, conduziu a um enaltecimento da alma em detrimento do corpo. Esse entendimento de Platão conduziu a um discurso ético que venha a identificar o homem verdadeiro com a alma e não mais com o corpo físico.
Assinale a alternativa que contempla o entendimento de Platão:
Nota: 20.0
	
	A
	Para Platão não havia uma divisão entre alma e corpo, os dois estavam tão unidos que se fundiam.
	
	B
	No entendimento do filósofo o corpo poderia passar por um processo de purificação e desse modo as paixões e desejos não mais iriam influenciar esse indivíduo.
	
	C
	Conforme Platão havia uma superioridade da alma comparada com o corpo, entretanto o que realmente estava influenciando é que as paixões e os desejos do corpo dificultavam a busca do bem, pois a alma inclinava para o caminho do bem, já o corpo inclinava para o caminho do mal.
Você acertou!
Gabarito. A alternativa correta é a letra C.
Comentário – O filósofo tinha o entendimento que havia uma distinção clara e evidente do corpo e da alma. Ela afirmava que havia uma superioridade da alma comparada com o corpo, e que as paixões e os desejos do corpo dificultavam a busca do bem, pois a alma diferentemente do corpo inclinava para o caminho do bem, já o corpo inclinava para o caminho do mal. Essa diferença entre corpo e algo é algo bem destacado por Platão. Texto da aula 01 na pag. 05 e 06.
	
	D
	A cisão entre corpo e alma deixa claro um enaltecimento do corpo em detrimento da alma esse era o entendimento de Platão.

Continue navegando